Veja mais sobre os preços de paletes do mercado

Primeiramente vamos entender o que é um Palete ou Pallet. A palavra é de origem inglesa (pallet) e em português se escreve palete, nada mais é do que um estrado de madeira, conhecido por paletes de madeira.

Também podem ser confeccionados em metal ou plástico, e têm a finalidade de auxiliar na movimentação de cargas e aperfeiçoamento de logística.

Com a utilização de empilhadeiras, o trabalho com pallets colabora com uma rápida logística e transporte, além de otimizar o tempo nas etapas de carregamento e descarregamento de produtos.

O que, também, garante a resistência na armazenagem de produtos de tamanho grande e com peso elevado, verticaliza seu espaço, o que torna a capacidade de estocagem ainda maior.

Pallets têm muita resistência e durabilidade e sua utilização é bem variada. Podem ser encontrados em supermercados, lojas de varejo e atacado, até em galpões de transportadoras.

Quando caiu no gosto dos arquitetos e projetistas, por todo o mundo, passou a integrar a montagem de incríveis móveis, como sofás, mesas de centro etc.

Agora, basta entender quais os tipos estão à disposição no mercado e saber como comprar paletes.

Pallets

Os pallets de madeira, basicamente, são confeccionados com madeiras de eucalipto e de pinus e oferecem toda a segurança necessária para armazenamento e transporte de mercadorias.

Os pallets de madeira são fabricados conforme a necessidade dos consumidores, que informam o peso que o pallet deverá suportar.

Pallets descartáveis (one way)

São pallets não retornáveis, acomodam uma determinada mercadoria, viaja uma vez e não volta mais. Mesmo com essa classificação de descartável, após o uso, muitas vezes o material pode ser reutilizado para decoração.

Pallets retornáveis

Pallets retornáveis são aqueles que, de forma organizada, encaminham os produtos e voltam para a empresa para fazer outro carregamento. Podendo ser utilizados por até cinco vezes, garantem maior resistência e segurança ao material transportado.
Os pallets retornáveis, normalmente, possuem um custo maior, entretanto por seu custo benefício acaba valendo a pena, principalmente pela quantidade de vezes que pode ser utilizado – sem contar que, sustentabilidade é o assunto do momento.

Paletes na decoração

Tem gente que torce o nariz, ou nunca viu de perto, um palete reformado, mas a verdade é que com um belo trabalho os pallets podem ficar com uma cara jovem, inovadora e combinar com diversos ambientes.

Para conseguir um móvel, ou decoração, com esse material, você precisa saber onde comprar paletes ou conhecer direto um marceneiro ou projetista especializado em palete, com trabalhos já prontos para venda ou com projetos personalizados para diferentes ambientes.

O que pouca gente sabe é que encontrar essas iguarias arquitetônicas, tão valorizadas hoje em dia, pode ser muito fácil e muitas vezes de graça.

Sempre que perguntam qual o preço de paletes de madeira, surgem algumas sugestões que podem te ajudar nessa busca.

A primeira é correr atrás de caçambas de rua, feiras livres do bairro, e – se você for de São Paulo – pode dar uma passadinha no famoso CEAGESP, que sempre tem alguns paletes dando sopa ou de graça.

No pior dos casos, com uma boa conversa, os feirantes conseguem vender o palete com um preço bem camarada – que vale muito a pena quando o projeto não precisa de tanto material.

Se a sorte não estiver do seu lado, muito provavelmente, você terá que recorrer a uma fábrica de paletes. Lá você encontrará diversos tipos e modelos, tanto de madeira quanto de outros materiais, que podem encaixar perfeitamente no seu projeto.
Essa também é uma solução rápida para quando o projeto demanda bastante material, já que as fábricas também trabalham no atacado e assim conseguem baixar o preço substancialmente.

O preço de paletes de madeira novo vai desde os paletes crus, que podem ser encontrados a partir de R$13,00, até produtos já lixados e envernizados que podem chegar até R$150,00 cada.

O custo final de um projeto de decoração com paletes varia bastante de cada projeto e de sua utilização.

Por se tratar de um produto coringa, pode ser aplicado em diversos lugares, desde longe, em piscinas, arquibancadas, jardins verticais, até em mobiliário requintado dentro de residências de alto padrão.

Por isso, além do preço do material, deve-se levar em conta o custo do projetista ou arquiteto que irá desenhar o projeto, além da mão de obra para confecção do material.

Para essa nova geração que está apaixonada por paletes, o que não falta é opção. Pesquise bem e saiba onde encontrar paletes na sua região!