Passo a passo para manutenção efetiva na sua piscina

Existem alguns tipos de piscinas. Os mais comuns são: de concreto, fibra de vidro e vinilica. As piscinas de concreto, piscina de alvenaria, são as mais comuns nas casa e são também os modelos mais caros.

Porém, elas têm algumas vantagens, já que permite maior versatilidade ao projeto. Ela é feita a partir do zero, diferentemente de outros modelos. O processo de construção é um pouco mais demorado, porque envolve alguns passos.

Saiba como é realizada a construção de uma piscina

Em primeiro, é necessário fazer um projeto, com a largura e o comprimento e a profundidade – nessa etapa é importante salientar a presença de crianças, que vão utilizar a piscina desejada.

Depois, a parte da escavação tem que ser feita um pouco maior que a do projeto, mas o arquiteto já colocará essa variação no projeto.

A estrutura é composta pela armação de concreto, malha de ferro, manta asfáltica, que serve para a impermeabilização e evita vazamento em piscina, argamassa de assento e os acabamentos, como por exemplo, pastilhas e azulejos.

As piscinas de fibra, são ótimas para uma montagem mais rápida, pois elas são pré-fabricadas e já vem prontas para serem colocadas, evitando assim, o custo do projeto.

Além disso, elas tem algumas outras vantagens na manutenção, afinal a limpeza é facilitada, porque não tem rejunte entre os azulejos para a sujeira agarrar.

A piscina de vinil não é um tipo de produção da piscina. Ela é, na verdade, um tipo de acabamento, pois ela consiste na utilização de uma manta vinílica, que substitui a impermeabilização e o acabamento.

Portanto, esse tipo de revestimento substitui a camada de acabamento, que é composta por azulejos e pastilhas. Mas, nesse processo, ela é uma facilitadora, tornando a obra mais rápida e barata.

Porém, precisa-se tomar cuidado com produtos de limpeza e o excesso de cloro, porque podem fazer o vinil ressecar e rachar, causando infiltrações.

Como identificar e solucionar um problema com a piscina?

Caso ocorra o vazamento é preciso verificar de onde vem o problema, para isso basta deixar o nível da água baixar até parar.

Se ela ficar abaixo do filtro, provavelmente é algum problema com este dispositivo. Caso ela seque, o problema é causado pelo dreno.

Mas existem outros motivos que podem também causar o vazamento como, por exemplo, um furo no vinil, para isso, a melhor forma é procurar um profissional especializado.

Mas, não é só de estrutura que é feita uma piscina, ela também precisa de acessórios como escada, ralo de escoamento, bomba para puxar a água da piscina.

E, se você mora em local frio, para sua comodidade, que tal investir em um aquecedor de agua orbis?

Ele é um tipo de aquecedor, tipo caldeira, que ajuda a prover a energia para aquecer o reservatório de água, tornando seu banho quente e agradável.

Mesmo nas épocas frias e também protege a tubulação de congelamento em situações mais extremas. Da manutenção em si, a cloração é muito importante para manter a sua piscina limpa e sempre própria para o banho.

Antes de colocar o cloro, você precisa avaliar a alcalinidade e o PH da água. Isso pode ser feito com a ajuda de uma fita específica para tal fim.

A alcalinidade deve estar entre 80 e 120 e o PH ideal é 7. Caso eles estejam alterados, existem produtos químicos no mercado, que possibilitam aumentar ou abaixar o ph e a alcalinidade.

Com a água correta, começa-se a purificação da água com cloro, que varia conforme o rótulo do produto. Pois, vai mostrar a quantidade adequada de produto a ser adicionado na piscina conforme a intensidade de uso.

Uma dica valiosa é fazer a cloração à noite, pois com o contato com o Sol, o cloro evapora mais rápido, tornando o trabalho dobrado.

Por que investir em uma formação?

Além dessas dicas, você pode aprender muito mais no curso piscineiro. Lá, eles vão te ensinar algumas normas básicas, para melhor segurança na utilização da piscina, como por exemplo:

  • Crianças somente com acompanhamento de um adulto, mesmo em casa;
  • O motor de sucção precisa estar sempre desligado, a água só será filtrada pelo ralo de fundo, para evitar acidentes;
  • Não misturar produtos químicos, como por exemplo, dois tipos de cloro. Isso pode ser perigoso e causa alguma reação química prejudicial;
  • Armazenar cloro em lugar seco e arejado, sempre com o balde tampado;
  • Armazenar produtos longe de crianças e animais;
  • Para manusear o cloro, utilize materiais de proteção como luva e máscara.

Além disso, você vai aprender sobre as normas de conduta, para segurança dos usuários, seja profissionalmente ou para sua família.

Além do tratamento da água, a cloração certa para não causar o ressecamento da piscina com acabamento vinílico na prática, fechamento de piscina (capas), entre outros.

Os conteúdos apresentados que te darão a expertise necessária, para curtir com a família em segurança em um ambiente de qualidade.