Tudo que precisa saber sobre fogão industrial

Para as pessoas que possuem o desejo de montar uma cozinha industrial, é necessário seguir conceitos que possam auxiliar na escolha de equipamentos ideais e que influenciam na funcionalidade do ambiente.

Tecnicamente, uma cozinha industrial possui uma alta demanda e, por isso, necessita de uma estrutura que atenda as necessidades dos colaboradores desse espaço.

Para que executem suas tarefas de maneira prática e rápida. Os fogões industriais são uma ótima opção, mesmo para cozinhas residenciais.

Por que utilizar o fogão industrial?

A cada dia, mais inovações surgem no mundo dos equipamentos para cozinha. Com elas, veio o famoso Fogão industrial.

Criado, justamente, para atender a altas demandas de serviços relacionados à cozinha. Seja na hora de abrir um restaurante ou até mesmo montar a estrutura de uma fábrica, é preciso saber mais sobre o equipamento.

O que considerar no momento de comprar fogão?

  • Rapidez: os modelos de fogões por indução, são os mais eficientes para cozinhar, seguidos pelos modelos a gás e de vitrocerâmica;
  • Limpeza: os modelos por indução são mais fáceis de limpar, seguidos pelos de vitrocerâmica, enquanto os a gás são os mais complicados para higienizar;
  • Versatilidade: nesse quesito o ponto vai para os fogões a gás, que aceitam qualquer tipo de recipiente;
  • Preço: tipos a gás normalmente são os mais baratos;
  • Segurança: fogões por indução ganham facilmente nesse tópico, já que não oferecem nenhum tipo de risco de vazamento de gás;
  • Tamanho da sua cozinha: isso vai influenciar na quantidade de bocas ou, até mesmo, da escolha de aquisição de um fogão industrial com forno.

Onde utilizar o fogão industrial?

Como o nome sugere, o fogão industrial é um equipamento usado para grandes estruturas, por exemplo, restaurantes que recebem um número elevado de pessoas, hotéis que fazem comida constantemente e, até mesmo, escolas e fábricas.

Diferentemente dos fogões domésticos convencionais, o fogão industrial residencial tem uma estrutura muito mais resistente e potente. Além de ser produzido com material superior.

Este tipo de equipamento pode conter de duas bocas a oito bocas, tudo depende da demanda de alimentos a serem preparados nele.

O principal benefício do fogão industrial é a rapidez do cozimento. As chamas são muito potentes e, dessa forma, as receitas são preparadas com muito mais agilidade.

Dando tempo para caprichar na preparação do prato, sem se preocupar com o tempo gasto no fogão. Outro ponto positivo, é a durabilidade.

Por serem fabricados com estrutura de ferro e aço, os fogões industriais têm uma vida útil longa, sendo indicados, inclusive, para residências de veraneio, principalmente se o fogão está colocado em varandas ou áreas externas.

Quantas bocas o modelo deve ter? O fogão industrial 2 bocas é o modelo mais comum, mas você pode encontrar uma variedade de fogões industriais.

Como um modelo com 4 queimadores e até um fogão industrial com 6 bocas. A maioria vem preparada para gás encanado, sendo necessária a conversão para gás de cozinha, se for o caso.

Também é necessário certificar-se de qual o tipo de fogão é ideal. Os fogões de baixa pressão são indicados para cozinhar alimentos mais delicados, onde se faz necessário um maior ajuste das chamadas.

Já os de alta pressão, não possuem regulador e o gás sai direto do botijão para o fogão. Antes de comprar, é necessário identificar o melhor acabamento do fogão industrial.

Dentre as opções, o forno confeccionado em aço inoxidável tende a ser mais resistente e ainda pode durar mais anos do que outros modelos. Além disso, é de fácil limpeza e manuseio.

A importância de manter a qualidade do fogão

Cada tipo de fogão industrial é fabricado para atender à necessidades específicas. Contratar o conserto de fogão, é crucial para o melhor desempenho do equipamento, quando existe a necessidade de reparar ou ajustar alguma função dele.

Isso é recomendado para preservar o utensílio, pois uma manutenção inadequada pode oferecer riscos como vazamentos, por exemplo.

Em alguns casos, o equipamento pode se encontrar em um estado em que a assistência técnica fogão possa vir a atuar.

Porém, em situações como esta, é necessário explicar o ocorrido, aguardar uma análise de um técnico e fazer um orçamento do serviço.

A manutenção fogão é fundamental, para evitar gastos muito elevados ou, até mesmo, a compra de outro fogão industrial. Além disso, não fazer a manutenção correta do fogão pode prejudicar e causar acidentes graves.