Entenda para que servem as escoras na construção civil

Para fazer uma construção com um bom resultado e segurança, existem muitos aparelhos para auxiliar nas obras.

As escoras são produtos metálicos ou de madeira, que suportam ou servem de apoio a um objeto em construção, quando este não aguenta o peso descarregado sobre ele. Elas podem ser usadas para escoramento de laje e vigas.

Qual a utilização das escoras?

Quando usadas em vigas necessitam de peças adicionais para a execução da mão francesa. A distância das escoras deve ser pensada em função da estrutura que está no fundo da viga.

As escoras são elaboradas com tubos que se encaixam. A capacidade de carga delas varia conforme diâmetro e espessura dos tubos que as compõem e a abertura (pé direito).

A abertura das escoras comuns pode variar – dependendo do fornecedor – de 1,80 m a 4,15 m.

Quanto maior a abertura da escora, menor a carga admissível que ela suporta, podendo variar de 0,6t a 2,5t.

O escoramento pode ser aplicado em diversos locais como:

  • Obras civis;
  • Obras industriais;
  • Lajes maciças;
  • Pré-moldadas;
  • Painéis;
  • Travamento de pilar e viga.

As escoras podem ser utilizadas em diversos locais para facilitar o andamento das obras.

Uma alternativa é o escoramento metálico de valas. Elas proporcionam um nivelamento perfeito e permitem ajustes milimétricos. Ao sobrepor a madeira, as escoras de metal também auxiliam na preservação da natureza.

Todavia, é indispensável ter certos tipos de precauções na hora de manusear esse artefato. O canteiro deve ser limpo e organizado.

O local a ser escorado deve estar plano, compactado e forte para não causar algum tipo de deslizamento ou impasses com as fortes chuvas.

Elas podem ser entendidas como o reforço metálico executado nas fôrmas, para o suporte do peso próprio da estrutura. Essenciais para as tarefas de cimbramento, as escoras metálicas apoiam lajes e vigas, durante o período que o concreto ainda está úmido.

Seu enquadramento é efetuado por um profissional capacitado que realiza projetos e leva em conta todas as cargas permanentes e variáveis de cada solo.

Ele também não pode se esquecer das cargas pesadas em conformidade com os equipamentos elétricos e pessoais primordiais para os metodologia de concretagem.

As escoras de metal têm como vantagem o fato de poderem ser reutilizadas inúmeras vezes, por outro lado são mais caras do que as de madeira.

Já as de madeira são uma ótima escolha se você as usará poucas vezes, trazendo um ótimo custo-benefício para sua utilização na obra. Cada caso deve ser avaliado separadamente.

Na escavação, o escoramento de uma vala tem o objetivo de manter estáveis os taludes.

O esqueleto da colocação das escoras opera como uma sustentação das paredes do solo de uma vala e é, propositalmente, formada por tábuas de madeira colocadas ao solo.

É necessário escorar uma vala quando se constata a possibilidade de alteração da estabilidade de estruturas no entorno da escavação.

Além disso, a utilização das escoras é fundamental para impedir o desmoronamento por conta de solos incoerente, pela ação da própria terra ou até mesmo por conta do peso externo das cargas.

As escoras utilizadas nas escavações são excelentes e fundamentais para garantir a segurança dos profissionais presentes na obra e evitar desmoronamentos, que podem ocorrer devido ao peso do solo.

Quem está pensando em reformar e quer escolher as melhores práticas do mercado, deve ter a segurança como um quesito fundamental para o sucesso da obra.

Economizando com aluguel

Além disso, o orçamento é outro critério que deve ser acompanhado com atenção e o aluguel de equipamentos para construção civil pode auxiliar na hora de economizar.

As escoras para laje aluguel apresentam um excelente custo-benefício para quem as utiliza. Isso acontece, pois elas são montadas com agilidade e facilidade, acarretando na redução da mão de obra e no tempo de execução das atividades.

Além das escoras, os andaimes podem ser uma ótima opção para a realização de construções civis.

Para ajudar ainda mais na sua construção, além do aluguel de escoras, existem diversas empresas que fazem a locação de andaimes, com equipamentos de qualidade fabricados dentro das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e seguem padrões da NR18 (Norma Reguladora).

Além disso, contam com profissionais que vão auxiliar e disponibilizar andaimes que atendam às necessidades específicas de cada obra.

Por fim, os andaimes são muito importantes para obras e reformas em geral, pois permitem o acesso de funcionários e equipamentos em diversos serviços e situações e é uma boa maneira de garantir a segurança dos trabalhadores.