Tipos de coifas ideais para cada ambiente

Quem passa bastante tempo em uma cozinha sabe que, muitas vezes, os cheiros que se misturam naquele ambiente podem ser exaustivos para os pulmões.

Lidar todo dia com isso nesse espaço é um desafio, mas não precisa ser, pois é necessário que esses ambientes tenham uma instalação de objetos específicos para limpar o ar e não causar nenhum dano ao sistema respiratório de nenhum morador ou de algum funcionário de uma empresa.

Como solucionar esse problema?

A coifa é o objeto que pode solucionar o problema do cheiro de gordura e frituras, que impregnam a cozinha. Em diferentes modelos, é importante que se procure a coifa ideal para ser instalada no ambiente.

Podendo ser residencial ou uma coifa para cozinha industrial. Saber qual a necessidade da coifa garantirá a escolha perfeita para um bom funcionamento do produto.

Muitas coifas prometem limpar o ar da cozinha e eliminar o cheiro de gordura e das frituras, quase que por completo.

Isso se dá por conta do sistema de ventilação que existe em sua fabricação, permitindo tanto a função de exaustão quanto de depurador.

Sendo que a exaustão é responsável por expulsar o ar quente da cozinha e o depurador por captar o ar quente e a gordura, filtrando e devolvendo como ar limpo.

Quais os tipos de coifa?

Existem dois modelos de coifa: a de parede e a de ilha. A coifa de parede, geralmente, é instalada em espaços residenciais acima do fogão, para isso, é importante procurar por modelos que se adequem à medida do fogão, de modo que esta não seja muito pequena, resultando em uma não execução do serviço corretamente; ou muito grande, podendo ocupar um espaço na cozinha, que poderia ser aproveitado de outra maneira.

A vantagem dessa coifa é que, se você deseja apenas usar seu modo depurador, não é necessário quebrar a parede para instalá-la. Diferente da coifa de ilha que, querendo ou não, é preciso fazer alguma perfuração no teto para colocá-la.

Esse modelo fica pendurado no teto sobre o fogão e é muito comum para quem possui o fogão numa ilha ou bancada da cozinha. Assim como a de parede, a coifa de ilha também deve ser escolhida de acordo com o tamanho e modelo do fogão.

O uso da coifa é bem importante, em especial para quem mora em espaços pequenos e não quer passar mal com o cheiro de gordura ou com a fumaça, que vêm da cozinha e podem se espalhar pela casa, por isso é muito comum ser instalada uma coifa para apartamento.

E por serem menores, o ideal é que se pense no projeto da cozinha que receberá a coifa para que tudo ocorra de forma funcional, nesse espaço tão importante da casa.

Mas apesar de ser tão comum nas cozinhas, a coifa não precisa ter seu uso restrito a esse ambiente.

Ela pode ser usada também em outros espaços, desde que sejam cobertos, como sobrados e salões.

Isso porque pode ser instalada também uma coifa para churrasqueira, ideal para aqueles que amam churrasco, mas não gostam de ficar cheirando à fumaça pelo resto do dia.

Sem contar que ela colabora para não incomodar os convidados com a fumaça e o cheiro, sendo importante ressaltar que seu uso só será aproveitado se o local for bem coberto e não tiver muita corrente de ar.

Outros itens que podem facilitar a sua vida na cozinha

Vale ressaltar que existem outros objetos que têm função similar à da coifa, como o exaustor, que tem apenas a função de sugar o ar quente e a fumaça da cozinha.

E para sua instalação é necessário que se faça uma pequena obra na parede do espaço sobre o fogão, para poder cumprir seu objetivo corretamente.

Outro aparelho que também pode ser confundido com uma coifa é o depurador, que tem como função principal a filtragem do ar quente e da gordura, fazendo uma espécie de reciclagem do ar, devolvendo para a cozinha um ar muito mais limpo.

Esses aparelhos acabam sendo limitados, visto que uma coifa pode exercer essas duas funções num único objeto.

A melhor opção é conhecer bem sua cozinha ou o espaço de instalação, para saber qual coifa, ou um aparelho similar é mais indicado para o ambiente.

Dependendo do modelo escolhido, esteja ciente de que será necessária uma pequena obra para que ocorra a instalação e para suportar todo o seu funcionamento, de maneira eficaz.