Saiba como ter maior segurança em condomínios

Uma preocupação que, infelizmente, assola nossos pensamentos atualmente, é o da segurança de nosso lar e a proteção dos valores que possuímos nela.

Antigamente, uma saída para diminuir os riscos de ser afetado pela violência em nosso país, era morar em prédios ou condomínios.

Nos últimos tempos, vimos uma grande crescente de assaltos e arrastões dentro de condomínios de luxo. Quadrilhas especializadas nesse tipo de ação, se espalharam pelo país causando enorme insegurança aos moradores.

E obrigando os prédios a buscarem novas soluções de proteção para seus condôminos.

Acompanhe, no texto, as novas tecnologias e soluções de segurança, normalmente utilizadas para prevenção e atuação de infratores.

Conheça os itens importantes para a segurança do local

Preservando a integridade dos moradores e a segurança de seus bens materiais, os principais itens de segurança disponíveis, para conferir uma boa segurança nos condomínios, são:

1. Portas de segurança;

2. Blindagem;

3. Guarita;

4. Portões de garagem;

5. Controles individuais para abertura de garagem;

6. Cancelas de garagem.

A segurança começa na entrada, com sistemas de portaria automatizados com centrais, especializadas no controle de entrada e saída de moradores.

Além de visitantes ou funcionários e seguranças, que garantem esse controle com a mesma qualidade e padrão. Portas de segurança, normalmente, são implantadas criando pequenas baías.

Onde o visitante aguarda a liberação do morador, para sua entrada – alguns condomínios, possuem mais de três portas, garantindo assim, que somente pessoas autorizadas possam ingressar no prédio.

E, até mesmo, entregadores de fiquem do lado de fora aguardando o morador. Muitos prédios, ainda optam pelas portas de vidro blindado, impossibilitando assim, qualquer forma de invasão à força.

Controlando e monitorando todo esse processo, temos os porteiros ou seguranças, que durante 24h, acompanham o fluxo de pessoas que ingressam e saem do prédio diariamente.

Para garantir a segurança e impessoalidade desses funcionários, muitos optam por estabelecê-los dentro de guaritas fechadas, onde o colaborador consegue acompanhar sem intervir no dia a dia dos moradores.

E assim como as portas de segurança, muitos síndicos buscam a blindagem de guarita, para garantir maior conforto e segurança aos condôminos.

Outro ponto muito importante para garantir o controle de entrada nos prédios e condomínios são os acessos à garagem.

É importante que a garagem possua uma estrutura adequada

A maioria dos moradores, possui um ou mais automóveis em suas garagens e por isso, esse controle precisa ser feito de forma rigorosa.

O morador precisa cadastrar seu automóvel e também avisar, no caso da aquisição de um novo carro ou moto, garantindo sua entrada.

Estabelecimentos comerciais, em geral, optam pela cancela automática para condomínio, através de um cartão de acesso, ela libera a entrada do usuário.

Permitindo que ingresse no espaço de trabalho, esse sistema funciona muito bem e garante um controle seguro, porém também é fácil burlar ou entrar à força.

As cancelas, normalmente, são feitas de material leve e por isso, um carro em alta velocidade é capaz de transpassar a cancela sem dificuldade.

Prédios residenciais, normalmente, buscam sistemas mais seguros para o controle de sua garagem. Primeiramente, muitos condomínios optam por ter um segurança em período integral na entrada do prédio.

Conferindo pessoalmente todos que buscam ingressar, moradores ou visitantes. Obviamente, isso acarreta em um alto custo da folha de pagamento do prédio.

E muitos moradores podem se sentir lesados com tal custo, por isso, uma opção bastante utilizada, é o portão de garagem automático.

Esses portões, ao contrário das cancelas, são praticamente impossíveis de serem atravessados por um carro ou qualquer outro veículo.

Normalmente, produzidos com metais pesados e inteiriços, esses portões bloqueiam qualquer intruso e são monitorados pelos seguranças ou porteiros, que controlam o acesso e abertura dos mesmos.

Condôminos, geralmente, possuem um controle portao, para facilitar e acelerar sua entrada em casa. Esse cartão é intransferível e de responsabilidade de próprio morador.

Pensando em custo-benefício, os portões são a melhor alternativa de segurança em garagens. Portões de qualidade possuem grande vida-útil.

Seu funcionamento parte de um motor simples, responsável pela abertura e fechamento do equipamento. E um sensor é colocado próximo ao aparelho, garantindo assim, sua abertura através de controles e cartões de segurança.

O portão automático preço que algumas empresas oferecem, já vêm com o sistema completo de segurança para garagem.

Isso constitui em motor, portão e sensor, em média um sistema completo, varia de mil e oitocentos reais, até três mil reais.