shopping

Saiba como é realizada a construção e gerenciamento do shopping

O shopping é um local que reúne diversas lojas e empreendedores, sendo um excelente atrativo para o público, tanto que vai às compras como também para entretenimento.

No entanto, a construção de um shopping é complexa, assim como os elementos administrativos e de captação de empreendedores e investidores.

Por isso, para as empresas e investidores que atuarão em um shopping é preciso ter algumas ideias claras, para que a construção do empreendimento seja viabilizada.

O planejamento estratégico de um shopping

A construção de um shopping é um processo complexo e antes de chegar nesse ponto, deve envolver um planejamento estratégico. Para isso, os investidores e empreendedores precisam verificar qual será o orçamento de obra.

Além disso, é importante verificar tais aspectos:

  • O local onde o shopping será instalado;
  • O público-alvo;
  • A região do país assim como a cidade;
  • Um perfil desse público-alvo;
  • Quem são os concorrentes;
  • Os detalhes de negócio.

A partir disso, é importante buscar pelos responsáveis pela administração do shopping, no sentido de captar os clientes e ainda, verificar qual será a melhor empresa de construção para realizar a edificação do shopping.

Nesse aspecto, é fundamental ter um bom projeto elaborado, verificando todas as instalações hidráulicas, elétricas, pneumáticas, assim como os materiais que serão utilizados na construção civil.

O processo da construção

O processo de construção envolve a liberação de documentação por conta dos órgãos públicos assim como a elaboração de um projeto adequado e visando a segurança de todos.

Um dos pontos mais críticos e decisivos de uma construção é a estrutura metálica do shopping. A parte estrutural é fundamental para garantir a segurança do empreendimento.

Para compor essa estrutura, alguns elementos metálicos como ferro, alumínio, aço são utilizados de forma predominante em um empreendimento.

A parte estrutural também tem a ver com o projeto arquitetônico do local, por isso, vários pontos que variam desde a estrutura, instalação de pisos, cores, telhado, revestimentos, assim como técnicas de paisagismo e urbanismo, assim como uma otimização dos recursos.

Além disso, a construtora que é a empresa responsável pela construção deve entregar as lojas, com energia elétrica, pontos de refrigeração e instalações de saídas de água.

Para o funcionamento das lojas e uma possível adaptação por parte de lojistas, o shopping como um todo também deve ter liberações e laudos técnicos de segurança, como o do Corpo de Bombeiros.

A construção depende também da definição da quantidade de lojas que serão construídas e que estarão no local. É fundamental que a equipe de administração também verifique e realize esse acompanhamento.

Outros elementos importantes em um shopping

Além dos elementos que já citamos nesse artigo, existem outras ações que são importantes no momento da construção ou da reforma de um shopping. Não somente a parte interna do shopping merece uma atenção especial, mas também as áreas externas.

Por isso, as técnicas de paisagismo e urbanismo que citamos acima devem ser aplicadas. Porém, uma parte fundamental até para atração dos clientes diz respeito à portaria.

Um dos principais pontos é a inserção de cancela de portaria. A cancela é a porta de entrada no veículo a um shopping e é importante porque pode servir como um elemento de renda para o segmento da administração.

Além disso, a cancela serve para o controle da entrada e saída de veículos.

Para que o local seja positivo é importante que ele seja bem localizado, com pintura de faixas para estacionamento assim como de placas de sinalização.

Esse processo de pintura pode indicar a vaga para idosos, gestantes e portadores de deficiência.

No caso de estacionamentos com mais de um andar, a sinalização é fundamental para guiar e orientar o melhor estacionamento veicular. Inclusive, a delimitação desses espaços são exigidos em lei.

Outro detalhe importante quanto à estrutura é a aplicação de piso estacionamento shopping, que geralmente é a base do asfalto (cimento, areia e concreto).

O local é compactado e pintado para facilitar a organização dos carros no estacionamento, assim como garantir à acessibilidade de quem precisa.

Além disso para garantir a segurança do estabelecimento, tanto no estacionamento, mas também na parte interna do shopping é importante contar com uma equipe terceirizada de segurança, que cuide do local e tenha o treinamento necessário.

Somente assim, os investidores e lojistas terão segurança para investir em lojas, assim como para divulgação do seu shopping.