Realidade virtual no mundo da engenharia

Para escolher um ótimo vr oculos é necessário avaliar cinco itens que podem ser um diferencial na hora da aplicação em uma construção.

A primeira delas é verificar o ângulo de visão, pois quanto maior for a visão periférica, conhecida como visão lateral, maior será a amplitude da visão do ambiente virtual que os óculos proverão. Com isso, construindo um mundo virtual muito próximo da nossa visão natural.

Lembre-se, os melhores oculos virtual têm uma amplitude de visão superior que 90°. Outro aspecto que precisa ser visto é a sensação de imersão, pois o ângulo de visão contribui para melhorar esse item, mas a qualidade e tipo de lente dos óculos também são elementos que podem fazer a diferença.

A diferença também acontece por outros fatores, tais como:

  • Material de fabricação;

  • Tamanho;

  • Distorção;

  • Distância entre os olhos.

Vale ressaltar que, os melhores óculos de realidade virtual se destacam por detalhar seus aspectos técnicos.

O conforto também precisa ser avaliado, pois cada pessoa tem um rosto com traços singulares e particulares.

Os óculos precisam ter um encaixe perfeito, ou seja, precisam oferecer todo o conforto. Por isso, ao testar os óculos veja se não aperta a testa, nuca ou nariz. O conforto é essencial para não causar incômodos no momento da imersão da realidade virtual.

Precisa ter usabilidade, isto é, tudo deve ser prático para poder usá-lo (manusear, vestir, retirar, conectar no computador ou ajustar a posição), pois tais questões são essenciais.

O design não abrange somente na estética do dispositivo, pois ele precisa demonstrar resistência a longo prazo e material de boa qualidade. Ter uma regulagem, catraca, molas e todos os componentes em bom estado.

Essas dicas podem auxiliar a diferenciar e adquirir um bom óculo com tecnologia VR e, ainda, permite criar classificações de tipos de óculos diferentes, onde se considera o nível de imersão virtual proporcionada.

No mercado há diversos modelos de óculos com imersão básica e valor acessível.

Por que usar realidade virtual nos projetos de arquitetura?

Ao usar a realidade virtual em apresentações de projetos de arquitetura, o profissional está utilizando um recurso no qual traz benefícios para ambas as partes.

Essa tecnologia permite: aumentar a percepção do valor do projeto por parte do cliente, ajuda a facilitar a apresentação e insere os clientes dentro do ambiente.

Também faz com que o cliente entre no ambiente virtual antes da construção começar, garantindo assim uma melhor compreensão sobre os benefícios da versão final.

Nas grandes construções civis, no qual existe uma integração entre comunicação de distintas pessoas e equipes como, por exemplo, engenharia, arquitetura, comercial, marketing, segurança, entre outras, a realidade virtual se torna uma ferramenta muito importante de acompanhamento e revisão, onde coloca todos em uma “mesma página” do projeto antes, durante e fim da execução.

Quando a realidade virtual pode ser agregada? Em construções residenciais, comerciais, reformas, design de interiores, decoração ou móveis planejados.

Fique por dentro da realidade aumentada

A realidade aumentada aplicada na engenharia consegue por meio de softwares avançados ser usada em várias etapas da construção civil, garantindo assim mais qualidade em termos de mensurações e dimensões de espaço e/ ou estrutura.

Essa tecnologia se mostrou muito eficiente e útil também na área de design de interiores, pois ajuda a dimensionar e planejar os móveis que serão utilizados.

A grande vantagem dessa tecnologia está na praticidade, pois ela possibilita que o futuro comprador do imóvel possa visitar o local, mesmo que não tenha dado inicio ao processo de construção.

Em outras palavras, desenvolve a simulação do imóvel todo mobiliado e isso sem trazer grandes custos operacionais.

Neste caso, também se pode utilizar o recuso de modelos de informações da construção (BIM) para auxiliar o processo.

Ela também verifica as estruturas, realiza ajustes e correções para melhorar a precisão dos cálculos.

Outra vantagem é que não precisa de equipamentos muito onerosos, às vezes, um bom smartphone pode aproveitar 100% dessa tecnologia por meio de aplicativos disponíveis nas plataformas digitais.

Devido sua interatividade, ela pode ter traços de gameficações, pois também permite o compartilhamento de experiências entre os usuários.

Independentemente do software aderido pela construtora/ empresa, o efeito da execução da construção civil será transformado pela realidade aumentada.

Para maia detalhes, contate profissionais experientes e especializados.