Projetos para o solo da construção civil

Existem diversas formas de se cuidar de um solo e prepará-lo para receber um projeto de construção civil. No entanto, de modo geral, o primeiro passo é trabalhar adequadamente a fundação pois é ela que irá receber e sustentar toda a estrutura.

Exatamente por esse motivo que a fundação deve sempre ser feita da forma mais segura e ser fortificada com diversos elementos como concreto, vigas de aço e estruturas metálicas.

Além disso, é preciso tomar diversas medidas quanto a forma do terreno, a sua topografia e diversos outros detalhes que podem ser melhor estruturados para proporcionar um solo mais adequado.

Durante este artigo veja quais são esses detalhes, como são aplicados e alguns equipamentos que ajudam a realizar essa construção de forma segura.

Modelos e estruturas para mapeamento do solo

O Levantamento planialtimétrico é um procedimento fundamental para a construção e adaptação prévia do solo na estrutura.

Na prática, a ferramenta permite tirar as medidas geográficas do local de forma precisa, possibilitando a prevenção de acidentes durante a construção além de preservar áreas específicas do terreno.

Isso ocorre porque o seu sistema é altamente desenvolvido e consegue medir as proporções do ambiente a níveis muito amplos de distância.

Assim, o levantamento topográfico planimétrico torna-se um fator preponderante que antecede as atividades a serem realizadas na obra, justamente pela sua tecnologia capaz de captar de forma precisa as medidas no ambiente em relação a altura, largura e até profundidade do terreno.

Isso ocorre independentemente das inclinações terrenas que o ambiente apresenta, facilitando a vida dos engenheiros na hora de realizar a arquitetura no local, pois a ferramenta já proporciona todos os dados necessários de forma prática, fácil e simples. Ou seja, facilita a elaboração e planejamento do projeto de acordo com as especificidades do local.

Além destas ferramentas o Levantamento planialtimétrico cadastral vem ocupando principalmente os espaços agropecuários nas regiões que trabalham com tais demandas.

O sistema cadastral permite que o empreendedor obtenha informações precisas em relação a profundidade do solo no local, a fim de realizar adaptações de acordo com os dados obtidos pela ferramenta.

A partir das informações levantadas o agricultor poderá criar os sistemas de irrigação interna com o uso de tubulações que irão percorrer o solo.

Além disso há a possibilidade de planejamento da plantação que será realizada a partir dos dados fornecidos pelo planialtimétrico.

As mesmas funções podem ser aplicadas na construção civil, de acordo com o exemplo abordado acima, porém dentro de suas características.

De modo geral, o sistema proporciona à obra as seguintes vantagens:

  • Segurança na estruturação;

  • Precisão na elaboração do projeto;

  • Confiabilidade;

  • Planejamento antecipado;

  • Medidas gerais de forma simples;

  • Relatório em sistema.

Preparação do projeto

Com relação a reparação do solo, um serviço fundamental é a Sondagem spt.

Basicamente, o serviço é extremamente importante na utilização da obra, pois permite que o engenheiro identifique quais são as camadas internas do solo em relação a espessura de cada uma.

Com isso é possível evitar a penetração em locais que possuem lençóis freáticos, não prejudicando o meio ambiente e suas reservas naturais.

A seguir as principais vantagens em utilizar os serviços na estrutura do local:

  • Entender as especificidades do terreno;
  • Ajuda a definir os equipamentos e materiais adequados para a obra;
  • Compreensão da resistência da superfície.

Itens de segurança para a transição de ambiente

Além de entender o terreno em que será realizada a obra, é de suma importância utilizar os equipamentos e ferramentas adequados para a construção.

No contexto da proteção dos colaboradores, os equipamentos de segurança individual, EPIs, são exigidos de forma a manter a seguridade no local e garantir a integridade física de todos os operadores ao lidar com os máquinários pesados e diversos materiais que podem colocar em risco sua saúde

Nesse contexto, as Botas de segurança do trabalho são um acessório obrigatório para a realização das atividades cotidianas no ambiente da obra, evitando acidentes devido aos dejetos que ficam dispersos no local ou ainda da queda de algum material.

Contendo em sua composição um material totalmente desenvolvido a base de borracha em alta de resistência, que não permite a penetração de elementos pontiagudos como pregos, vidros, ferros, dentre outros vestígios que acabam caindo no solo do local.

Além disso, alguns modelos em botas apresentam a ponta composta com uma chapa de ferro, que a torna ainda mais segura.

Para os empreendedores que desejam adquirir os equipamentos de segurança em altas quantidades, dependendo do tamanho do empreendimento, é possível economizar e garantir segurança ao contar com fabrica de capacetes de segurança.

Como comprovamos, não somente a parte de segurança mas também todo ambiente em volta do local contam, além dos equipamentos de segurança que devem ser manuseados corretamente e pensando na segurança máxima do colaborador e das pessoas que irão circular no local.