portões

Portas, janelas e esquadrias: dicas para incrementar o seu espaço

Quando se pensa na construção ou, até mesmo, na reforma de uma casa, é necessário dar um enfoque maior para algumas estruturas importantes, como é o caso das portas, portões e as janelas.

Essas partes possuem a função principal de servir como o acesso da construção ao meio externo tanto para a entrada de luz e ar (janelas) quanto para a passagem de pessoas ou veículos (portas e portões).

Pensando nessa questão, o texto a seguir irá oferecer algumas dicas referentes a portas e janelas, demonstrando, também, os benefícios das esquadrias para uma construção.

O portão seccionado

O portão seccionado é um tipo de portão bastante utilizado em locais onde não há muito espaço disponível nas laterais. Por essa razão, esse tipo de portão é feito de uma série de segmentos articulados os quais podem ser dobrados para a abertura ou o fechamento do portão.

Para tal, são utilizados uma série de cabos e roldanas que puxam as peças dos portões seccionados na direção do teto.

Existe uma gama de vantagens destes portões que merecem ser citadas:

  • São bastante silenciosos;

  • Possuem grande isolamento térmico;

  • Amplia o espaço disponível em uma garagem;

  • Podem ser feitos sob medida;

  • São muito duráveis;

  • Têm grande resistência;

  • Oferecem segurança;

  • Apresentam beleza estética interessante;

  • Podem ser automáticos;

  • São fáceis de manusear.

As vantagens dos portões guilhotina

O portão guilhotina é muito utilizado em ambientes industriais ou, até mesmo, em condomínios. Ele recebe este nome justamente pelo seu funcionamento semelhante ao de uma guilhotina. Ou seja, a sua superfície pode ser levantada (de modo manual ou automático) e descida na vertical.

Devido à tal forma de abrir e fechar, esse tipo de portão possibilita a movimentação dentro de ambientes de grande fluxo, colaborando para o uso em pontos de carga e descargas de produtos, em galpões, depósitos, docas ou em condomínios os quais têm uma garagem interna muito baixa, ampliando o espaço disponível para a passagem de veículos.

Apesar de parecer perigoso, esse portão é bastante seguro, tendo em vista que ele é fabricado com material bastante resistente, como o aço. Além disso, ele não exige manutenções constantes e tem uma grande praticidade em seu uso.

Portão automático de enrolar: uma grande tendência

Nos dias de hoje, os portões automáticos de enrolar vêm sendo utilizados em quase todos os ambientes industriais e empresariais, principalmente os comerciais.

Eles são nomeados dessa maneira, pois possuem um motor para porta de enrolar o qual puxa o portão e o enrola envolta de uma barra fixa ao teto do lugar.

Os portões de enrolar são muito importantes por permitirem a abertura e o fechamento de uma maneira muito rápida e prática, ao contrário dos portões articulados, os quais são difíceis de abrir principalmente por conta do seu peso. Entretanto, os portões de enrolar não abrem mão da qualidade, da durabilidade e da segurança.

O fato deles serem automáticos colabora para que uma indústria não corra riscos ao fazer a carga e a descarga de itens como produtos e mercadorias, tendo em vista que, quanto mais tempo se passa com um portão aberto, maiores são as chances de ocorrência de assaltos.

Além disso, é importante saber que a abertura automática permite que se poupe gastos de tempo e de dinheiro.

Por que investir em janelas de alumínio?

Quando se planeja reformas ou construções de residências, estão sendo priorizadas, cada vez mais, as janelas com esquadrias de alumínio.

Isso porque elas possuem uma série de vantagens, entre elas a questão da sustentabilidade, tendo em vista a grande vida útil desse material.

Dentre as principais vantagens, é possível falar da leveza e da praticidade dessas janelas. Esse detalhe garante uma grande facilidade no momento de se transportar e instalar as janelas, evitando danos à sua estrutura. Por esse motivo, uma janela de alumínio também é muito usada para não sobrecarregar as estruturas de uma construção.

O alumínio, além disso tudo, é um material muito resistente a intempéries do tempo, como a corrosão e ferrugens. Por essa razão, as janelas de alumínio são intensamente utilizadas nas regiões mais litorâneas.

Em último lugar, vale a pena dar foco ao isolamento térmico e acústico do alumínio nas esquadrias, proporcionando a manutenção da climatização de um espaço, deixando-o mais confortável e silencioso.