As melhores maneiras de instalar fachadas

As empresas de engenharia e arquitetura se renovam constantemente, o que significa que estão sempre em busca de produtos modernos e novas tecnologias que visem aprimorar os serviços e aumentar a sofisticação, beleza e funcionalidade dos produtos e das fachadas.

Nesse sentido, é possível encontrar construções cada vez mais diferentes e que chamam atenção das pessoas, isso se deve a excelência dos trabalhos executados e a instalação de itens de boa qualidade.

Sendo assim, alguns elementos que merecem destaque são as fachadas, elas são o ponto principal de um prédio.

E no caso das construções comerciais é ainda mais importante já que são o primeiro contato que os clientes vão ter com empresa, de modo que existem diferentes tipos de estruturas que podem ser montadas e conhecer cada uma delas é importante.

Desta forma, para começar é possível destacar a fachada glazing, também conhecida como pele de vidro, ou cortina de vidro.

Ela é caracterizada pelo fato de que os vidros são colados em quadros de alumínio o que faz com que transmita uma visão mais limpa e organizada já que o metal fica a mostra.

Esse tipo de fachada proporciona ainda outras vantagens, como maior facilidade na instalação, pois a estrutura de alumínio é mais leve e pode ter formatos e tamanhos diferenciados.

Assim como o vidro colocado pode ter espessuras e modelos distintos para que se enquadrem ao projeto, além da cor e nível de transparência que pode ser modificado.

Apresentando os tipos de fachadas existentes no mercado

No mais, existem três formas de realizar a montagem da estrutura glazing, a primeira é por meio da fachada stick que consiste na em primeiro montar os quadros de alumínio na edificação para em seguida colar os vidros.

Em segundo lugar existe a fachada unitizada em que o processo de criação das estruturas e instalação do vidro é feito na fábrica, ou seja, as peças vão prontas para o prédio e com o auxílio de um equipamento de elevação, como um guindaste, é usado para a sua fixação na parede.

Por fim, há ainda a possibilidade de mesclar ambos os métodos, esse se chama Híbrido, e pode atender as necessidades específicas de cada situação.

Vale dizer ainda, que a fachada glazing é uma ótima opção também na economia de energia, pois com os vidros é possível captar mais luz natural no interior do prédio e assim diminuir o consumo de eletricidade. Sem contar na proteção térmica e acústica que ela proporciona.

Contudo, como o assunto é alumínio e vidro, é válido dizer que esses dois materiais são usados muito em conjunto, um complementa o outro na criação de peças diversas usadas tanto em indústrias como na construção de casas e prédios residenciais e comerciais.

Um exemplo bastante conhecido é a porta de aluminio, ela é feita com perfis de alumínio resistentes e leves, o que torna a instalação mais prática, e os vidros usados são de igual qualidade. No mais, ambos podem ser encontrados ainda em:

  • Janelas;
  • Estruturas para varandas;
  • Guarda-corpo para escadas;
  • Entre outros locais.

Contudo, o vidro pode ser bastante resistente e durável, desde que seja adquirido no local certo, por isso na hora da compra é preciso acionar uma vidraçaria que tenha profissionais experientes e trabalhe com matéria-prima de excelência.

Opção de fachada para comunicação visual

Como citado antes, a entrada da loja e fachadas são a primeira imagem que o cliente tem da loja, então precisam chamar a atenção do público para que se interesse e entre no estabelecimento para conhecer os produtos e serviços.

Assim, nos últimos anos a fachada com ACM ficou muito conhecida por desempenhar bem esse papel.

O ACM é um painel composto por duas lâminas de alumínio com um núcleo de polietileno termoplástico, por isso são bastante versáteis e resistentes, sendo possível instalar em áreas externas sem preocupação, pois não sofre danos causados pela chuva e sol.

Além disso, é possível encontrar esse tipo de fachada com tamanhos, cores e formatos diversos, pode-se ainda anexar diversas informações e imagens como o logo e nome da empresa, o que ajuda ainda na divulgação da marca.

Contudo, vale dizer que comprar qualquer produto requer conhecimentos básicos sobre sua finalidade e possíveis aplicações, além de ser necessário encontrar uma empresa especialista nesse segmento que possa ofertar os melhores produtos e benefícios para seu público.