planejamento e execução de obra

A importância do planejamento na construção

O planejamento para a construção de uma obra residencial deve contar com diversos elementos, desde a aquisição do terreno, passando por todo o processo burocrático junto aos órgãos públicos e privados, fiscalização, compra de matéria-prima e a contratação de mão de obra.

Ainda existe a necessidade de identificação quanto ao uso de máquinas pesadas, para o nivelamento do terreno, como caminhões, retroescavadeiras e, em alguns casos, até mesmo o uso de guindaste. Claro que tudo isso pode ser feito com a ajuda de uma empreiteira especializada, que costuma cuidar de todo o planejamento,

O acabamento também precisa de ferramentas especiais, com matéria-prima diferenciada, para o acabamento mais fino de uma residência, como o uso de porcelanatos, esquadrias, torneiras e maçanetas.

Custos com matéria-prima durante o projeto

A construção civil mais comum no Brasil é a de alvenaria. Casas construídas com blocos, cimento, areia e pedra são resistentes, confortáveis, oferecem ótimo custo-benefício e pode ser adaptada a qualquer tipo de engenharia e arquitetura, estando de acordo com as leis da física e do bom gosto de cada um.

Para uma construção sólida desde a fundação, é preciso usar matéria-prima de qualidade. Os blocos de cimento e os tijolos tem boa aceitação pelos profissionais, com uma variedade que pode ser aplicada em diferentes etapas da obra.

A areia lavada tem presença fundamental desde o início dos trabalhos, sendo usada também para o acabamento interno e externo de um imóvel.

Desse modo, ela pode ser aplicada na fundação, nas colunas e vigas de sustentação e no acabamento das paredes, muros, pisos e calçadas.

O mercado oferece diferentes tipos de areia, como:

  • Areia fina, para argamassa de revestimento e reboco fino;
  • Areia média, para assentamento de blocos e tijolos;
  • Areia grossa, para concreto e chapisco
  • Areia usinada, também conhecida com areia de brita;
  • Areia reciclada, proveniente da reciclagem de resíduos sólidos.

Todos os tipos podem ser utilizados em todas as etapas da construção civil, com exceção da areia reciclada.

Isso porque, por ser proveniente de demolições e entulhos de obras, essa areia pode conter partículas de cimento. Dessa forma, seu uso mais apropriado é voltado para o calçamento, colocação de contrapisos, alvenaria de vedação e revestimentos.

Dentro do conjunto de matéria-prima essencial, o planejamento deve incluir o preço de pedra para construção durante todo o período de obra, pois ela faz parte de acabamentos de calçadas, colunas, vigas e lajes de sustentação.

Ferramenta essencial para economia de tempo

Os custos aplicados em uma obra se transformam em investimentos no futuro.

Assim, a economia em matéria-prima e mão de obra não podem existir. Apesar disso, algumas medidas podem ser tomadas para adequar o orçamentos.

Para se ter uma ideia, algumas ferramentas podem ser alugadas, o que barateia o custeio da obra.

A locação de alisadora de concreto, para preparar o sobrepiso, serve para ter um acabamento melhor e garantir a qualidade da estrutura e do acabamento, principalmente em áreas que deverá ter uma alta resistência, como a área da garagem, que recebe veículos continuamente.

Uso de equipamentos e planejamento para trabalhos precisos

Mesmo no momento do acabamento, é preciso cortar, serrar, quebrar e construir de novo.

A passagem de encanamento para o sistema hidráulico, que cobre banheiros, suítes, cozinha, área de serviços e lavabos, deve ser realizada antes da implantação de pisos e azulejos.

O mesmo cuidado deve ser tomado com a passagem de conduítes, que se ajustam conforme a colocação de tomadas e interruptores nas paredes; e a disposição de pontos de luz em cada cômodo, inclusive na área externa, como garagens e áreas de lazer.

Para realizar o serviço, é preciso estar com o projeto em mãos e contar com um operador capacitado para o trabalho.

Além disso, é de suma importância utilizar um equipamento adequado, como uma maquina de cortar concreto, para que todo o trabalho seja realizado com destreza, em tempo hábil para a entrega da obra.

Esse tipo de ferramenta deve ser manipulada por um profissional que segue as normas técnicas de segurança, estando de acordo com os parâmetros para a execução de tarefas relacionadas a corte e perfuração de concreto para as necessidades de cada trabalho, como:

  • Execução de abertura para rede elétrica e hidráulica;
  • Abertura de paredes para portas e janelas;
  • Ajuste de piso e contrapiso;
  • Retificação de laje para instalação de escadas.

Apesar da possibilidade de incluir esses detalhes após toda a elaboração da estrutura, o projeto já pode definir os espaços em que serão incluídas as portas e janelas, assim como os locais de cabeamento elétrico e hidráulico.

O resultado final de uma construção civil vai depender do acerto na escolha da mão de obra e do uso de ferramentas adequadas para cada etapa realizada em um canteiro de obras, como a locação de esmerilhadeira.

Esse tipo de equipamento, assim como outros, também pode ser locado por meio de uma loja especializada, agilizando o trabalho e garantindo mais economia de tempo e dinheiro. Vale ainda destacar que o serviço precisa estar estipulado no planejamento da obra.