Como é a manutenção de pisos de madeira?

Quando resolvemos montar nossa edificação residencial, pensamos em todos os detalhes, desde a fundação do terreno até o acabamento final e decoração.

Listamos tudo o que iremos necessitar e compramos tudo de o que nosso gosto e condição permitem.

Saiba qual o seu tipo de piso e descubra o que deve fazer

Um momento que chega nos deixar até confusos por tanta possibilidade, é a escolha de pisos. Há diversos tipos de materiais, um mais bonito e diferenciado que o outro. Os preços variam muito e tem para todos os bolsos.

Mas, independentemente de qual opção nova apareça, a madeira sempre será uma grande escolha entre as pessoas. São pisos baratos, de fácil aplicação e ainda proporcionam uma sensação de conforto e bem-estar no ambiente.

Algumas das vantagens dos pisos de madeiras que conquistam as pessoas são:

  • Versatilidade no ambiente
  • É possível combiná-lo com todos os estilos
  • Possui fácil higienização
  • É antitérmico e antirruído
  • Produto muito durável e estável
  • A manutenção não é cara

E por falar em manutenção, explicaremos a seguir um pouco mais sobre o piso de madeira preço m2 (a consultar), para que você entenda sua composição e também saiba preservá-lo da melhor maneira possível.

Pois, cuidando desse elemento, é muito provável que ele dure muito anos e sua vida útil se fortaleça cada vez mais, que é o mais importante para um local e conforto de uma família. Quanto menos problemas em relação a reforma tiver, melhor.

Pisos de madeiras, seu modelos e manutenções

Pisos vinilicos – Esse tipo de piso é um composto de pvc, minerais e aditivos que são misturados e formados em mantas, placas e réguas de diferenciados tamanhos.

Sua constituição é leve e deve ser preferencialmente aplicado em um contrapiso liso, com uma cola específica para esse serviço. Ele também tem diversas vantagens, que o fazem sempre ser escolhido.

Seu preço é muito acessível e sustentável. Sua instalação costuma ser feita rapidamente e seu corpo é flexível em certos pontos.

Tem uma resistência bem razoável e aguente impactos, além de ajudar a reduzir ruídos no local.

É uma ótima alternativa para quem anda de salto, arrasta móveis e possui crianças e animais em casa, pois é muito fácil de se limpar e ainda pode contar uma textura antiderrapante.

Mas, por mais que ele seja um material durável, necessita de muito cuidados, pois contém pontos de fragilidade em certo momentos.

Para sua manutenção, faça a higienização sempre que puder, se possível diariamente, com pano úmido e material de limpeza.

Evite também derrubar líquidos que possam estragá-los e não os aplique em áreas externas ou banheiros.

Piso laminado – Vendido em formato de lâminas em variados tamanhos e dimensões, ele é feito de chapa de fibra de alta densidade. Possui uma camada decorativa de modo artificial e é protegido por resina de melamina.

O piso é isolante térmico e acústico e ajuda na estabilidade desses dois elementos quando aplicado na casa.

Sua manutenção e cuidados devem ser feitos com pano úmido, quase seco, para que as peças evitem de inchar. Não deve entrar em contado com nada líquido, muito menos ceras, pois ela mancha sua superfície, além de deixá-la escorregadia.

Tacos –  São pisos entrepostos e encaixados uns aos outros, e necessitam de mais manutenção do que os anteriores, como clareamento de tacos de madeira e reposição de seu produto.

Tanto a limpeza quanto a manutenção desse serviço devem ser divididas em duas rotinas diferenciadas. Uma delas é a rotina diária, que ajuda na manutenção e evita o acúmulo de trabalho que ele pode dar.

A outra etapa é a limpeza intensa, que deve ser feita em semanalmente para que os produtos específicos possam agir com mais eficácias no chão.

Mas, mesmo que você limpe, arrume e higienize seu taco corretamente, em algum momento necessitará contratar uma empresa raspadora de tacos, pois eles podem acumular muita sujeiras e impurezas indesejadas.

O serviço não costuma ser muito custoso e com ele, o piso se tornará mais resistente cada vez que tiver essa manutenção e também ficará com uma cara nova, como se tivesse sido comprado a instalado no momento.

Há diversos tipos de pisos de madeiras e formas de cuidá-los, basta você escolher o melhor e que combine mais com a sua rotina e modo de vida.