automação

Instalação de caixas d’água e automação residencial

Em uma construção, é comum ocorrer a instalação de diversos sistemas, dentre eles, os que se referem ao encanamento do imóvel, tanto para a chegada da água como para sua saída.

O sistema de encanamento está relacionado também à instalação de caixas de água, que servem como reservatórios em caso de uma falha na rede de distribuição de água do município.

Esse tipo de instalação já passa por modernização em razão do avanço tecnológico. Para entender mais, não deixe de conferir os detalhes neste artigo!

Qual caixa d’água escolher e por que instalar uma?

Existem vários modelos de caixas d’água para serem instaladas em um imóvel, e o modelo pode variar a depender do tipo de estrutura do local, assim como sua capacidade de suporte. Um dos tipos de caixas que estão disponíveis no ramo da construção civil é a Caixa dágua de fibra.

Esse tipo de modelo de caixa apresenta diversas vantagens em seu uso, como estar disponível em diversos modelos e capacidades, ser resistente e durável, apresentar fácil instalação e, ainda, ser de fácil limpeza e manutenção.

Além disso, esse material é feito por uma resina que apresenta resistência também a produtos químicos, assim como ações mecânicas, o que pode ser considerado mais um benefício do uso da Caixa dágua fibra.

O uso de uma caixa d’água como essa é fundamental para garantir que os moradores do local sejam supridos até que o sistema de distribuição de água local se restabeleça.

Você já ouviu falar em automação residencial?

O avanço tecnológico proporcionou o desenvolvimento das máquinas, que estão disponíveis para servir ao ser humano, por meio de comandos e programação.

Um desses avanços representa o sistema de automação, que se refere à programação de máquinas e equipamentos, a partir de um comando humano para a realização de determinada atividade.

Ainda, esse tipo de sistema possui um Controlador Lógico Programável, no qual os comandos são realizados, como uma rede de inteligência. Um dos locais em que esse processo é mais intenso é a indústria.

A automação industrial representa um grande avanço em diversos segmentos e aspectos de produção, controlando o deslocamento de máquinas, realizando cortes, lidando com altas temperaturas, pesos e cargas, tarefas que seriam praticamente impossíveis para a realização do ser humano.

Ainda, esse processo dentro da indústria, torna os processos mais precisos e consegue aumentar o quesito da segurança do trabalho, concentrando a força dos funcionários em outras funções.

Mas, esse processo não está somente dentro das industrias, a automação chegou a alguns lares, otimizando tarefas e o tempo das pessoas.

Com isso, é possível programar sua casa para acender e desligar luzes, preparar alimentos, esquentar água, ligar e desligar equipamentos e ainda lembrar sobre a sua agenda do dia. Com isso, fica muito fácil obter conforto e sofisticação dentro de sua residência.

Esse sistema é considerado como a casa do futuro, trazendo mais economia ao proprietário, bem-estar e qualidade de vida. Outro detalhe é que existem empresas que são especialistas em sistemas de automação residencial e que estão disponíveis para orçamento.

Para instalar esse sistema, será necessário realizar um projeto elétrico da residência, para integrar não somente a energia elétrica fornecida, mas também os equipamentos disponíveis.

Para reaproveitar esses equipamentos, o processo de automação pode utilizar o Retrofit de máquinas, que se refere a processos de engenharia que visam a modernizar os equipamentos, podendo atuar em vários sistemas como o hidráulico.

Realizando as instalações elétricas do seu lar

Sem energia elétrica, praticamente, ninguém mais vive. E, já que a eletricidade é tão importante, mais ainda é realizar sua instalação em um imóvel. Inclusive, o sistema elétrico estará ligado ao de automação residencial, já que ele só funciona por causa da eletricidade.

Diversos elementos podem ser instalados em uma residência, como:

  • Disjuntores;
  • Cabeamento;
  • Transformadores;
  • Tomadas;
  • Inversor de frequencia.

Nesse último, existe também uma extrema importância por ele ser um dispositivo eletrônico. Sua principal função é trazer uma variação na velocidade que um motor pode girar.

Com isso, esse dispositivo transforma uma corrente elétrica que é alternada e fixa em uma corrente variável. Além disso, o inversor de frequência consegue também realizar o controle da potência que é consumida, a partir da potência energética que foi entregue pela rede.

Diante de todos esses elementos, é possível verificar a importância de um técnico para realizar a instalação elétrica de um local, visando a evitar sobrecargas e atender à demanda de forma correta.