Fornecimento de energia temporária

Fornecer energia a um projeto de construção, festa de rua, mercado ou outro tipo de evento requer uma conexão elétrica temporária.

E quando não há uma conexão existente, somente um eletricista licenciado pode montar, conectar, modificar ou mover temporariamente um sistema de eletricidade. O profissional pode instalar uma conexão permanente com um suprimento principal no início do projeto.

O trabalho elétrico em propriedades que estão sendo reformadas normalmente se alimenta da central permanente existente, em vez da eletricidade temporária de um construtor.

Uma central de fornecimento temporária é capaz de:

  • Fornecer eletricidade em um local de trabalho onde não há conexão com rede elétrica;
  • Funciona como um quadro de distribuição principal e possui uma ou mais tomadas protegidas por RCD;
  • Deve estar em conformidade com normas de segurança para ser considerado eletricamente seguro;
  • Deve ter um certificado de conformidade;
  • Deve ter um registro de inspeção;
  • Deve ter um Certificado de Segurança Elétrica.

Pesquise sobre Laudo Spda Preço, laudo de inspeção do sistema de proteção contra descargas atmosféricas, que também são necessários na documentação da central de fornecimento de energia elétrica temporária.

Onde a central de fornecimento temporária deve ser instalada?

A central de fornecimento temporária deve ser instalada em um local adequado, perto de onde o trabalho elétrico será realizado por uma equipe de engenharia elétrica, em conjunto com a equipe de engenharia civil do canteiro de obras.

O local mais adequado pode não ser o local mais fácil para configurá-lo. Mas se a central de fornecimento temporária não estiver perto de onde o trabalho elétrico serpa realizado, você pode precisar de extensões — e os cabos de extensão são um risco potencial para a eletricidade.

A instalação segura no local ajudará a eliminar ou minimizar os riscos de saúde e segurança decorrentes do uso da eletricidade. Peça aos funcionários para compartilharem suas ideias, experiências ou preocupações sobre como o site é configurado.

Para tanto, você deve fornecer aos seus colaboradores o treinamento e a supervisão de que precisam para trabalhar com segurança.

Certifique-se de que os trabalhadores saibam como operar com segurança o equipamento elétrico usado no local.

O layout do seu canteiro de obras deve, na medida do razoavelmente praticável, permitir que as pessoas entrem, saiam e se movimentem sem riscos para a saúde e a segurança — em condições normais de trabalho e em uma emergência. Para tanto, uma Maquete eletrônica 3d pode ajudar nesse planejamento.

Seu local de trabalho deve ter, ainda, um plano de emergência. Isso deve incluir informações sobre como evacuar o canteiro de obras e como notificar os serviços de emergência.

Ao preparar um plano de emergência, você deve considerar o tamanho e a localização do ambiente de trabalho, o número e a composição dos trabalhadores, a natureza do trabalho, seus perigos e a visão dos trabalhadores.

Você deve fornecer, também, o equipamento adequado de primeiros socorros para o local. Os trabalhadores devem ter acesso a esse item, como também profissionais preparados para lidarem com quaisquer emergências. É uma boa prática ter uma pessoa treinada em RCP no local.

Segurança da central de fornecimento de energia temporária

Equipamentos elétricos podem ser danificados por ambientes agressivos ou condições de trabalho, tais como mau tempo e exposição a poeira, água, produtos químicos, vapor e radiação UV. Por isso, devem passar por Manutenção elétrica industrial periódica.

Trabalhar com equipamento elétrico em ambientes molhados e úmidos aumenta o risco de choques ou outros acidentes. Por isso, medidas de controle adequadas devem ser usadas, incluindo Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados.

Trabalhadores que usam ferramentas elétricas devem ser capazes de atuarem sob cobertura da chuva sempre que possível.

Assim como as ferramentas, considere outros equipamentos elétricos que os trabalhadores possam usar no local. Os trabalhadores devem usar apenas micro-ondas, chaleiras e outros aparelhos domésticos que sejam protegidos por RCD.

Por fim, ter uma central de fornecimento de energia eletrica temporária é totalmente viável, mas os trabalhadores devem ser envolvidos nesse processo, a fim de assegurá-los.

Isso significa dar aos colaboradores uma oportunidade razoável de expressar seus pontos de vista e levantar questões de saúde ou segurança no trabalho.

Considere o que os funcionários têm a dizer — por exemplo, ao identificar riscos elétricos e decidir como eliminar ou minimizar os riscos.