obras

Elementos presentes em obras e reformas

O setor da construção civil é bastante amplo, pois envolvem uma série de fatores, aspectos e elementos que quando são colocados juntos permitem a elaboração e execução de projetos bastante arrojados e necessários como prédios, casas, pontes e outras obras.

Com isso, o mercado deste setor está sempre ativo e por conta disso possui uma série de metodologias empregadas, para cada tipo de projeto, desde a colocação de novos bloco de concreto em determinado muro até a troca de revestimento, construção de novos cômodos e consertos na infraestrutura.

Deste modo, a construção civil é um setor amplo e diverso e neste breve artigo tentaremos abordar algumas metodologias, ações e elementos que permitem que essa obra funcione de forma mais plena possível.

Além de apontar ações específicas em projetos como o processo de impermeabilização de piscinas que vêm crescendo nos últimos tempos.

Entendendo a impermeabilização de piscinas

As piscinas são o desejo de muitas pessoas e não é por menos, elas permitem a diversão durante o verão e é um lugar perfeito para descansar após uma semana cheia. Por isso, que o cuidado com as piscinas é fundamental para que esse bem-estar continue.

Por mexer com água, as infiltrações e vazamentos podem ocorrer e por conta disso é sempre preciso adicionar aos programas de manutenção residencial a impermeabilização desses espaços e durante as construções e reformas, esse procedimento deve ter muita atenção, principalmente, na escolha do impermeabilizante para piscina ideal.

Antes da impermeabilização é preciso que toda a piscina esteja nivelada, depois da cura da argamassa, é preciso que os canos sejam tampados e a piscina enchida, isso é fundamental para que a estrutura acomode o peso da água.

Depois é feito a impermeabilização do substrato, antes que o revestimento seja posto. É necessário prestar atenção nos ralos e nos drenos da piscinas. Assim, é feito por fim o teste de estanqueidade e tudo fica bom.

Para a impermeabilização se utiliza diversas substâncias, e quem indicará o produto ideal será o profissional responsável por esse setor da obra.

  • Argamassa polimérica;
  • Membrana acrílica;
  • Resina termoplástica;
  • Membrana de poliuretano.

Essas são alguns dos produtos impermeabilizantes. A impermeabilização também é fundamental em telhados, ajudando as canaleta de concreto a estancar a água e permitir a seguridade da estrutura da residência.

Cronograma de obras

Para que uma obra saiba exatamente tudo o que acontece durante a sua execução e para que tudo tenha sucesso e qualidade é necessário a visita sempre e contínua dos processos, e para isso é necessário uma ferramenta de controle.

Uma das ferramentas de controle mais usadas devido a sua precisão é o que chamamos de cronograma de obras. Esse elemento permite datar desde o dia da movimentação de cargas do caminhão até o lugar da obra em si.

O cronograma permite que a obra seja organizada de forma sequenciada para que o prazo final seja respeitado, assim, cada parte da obra é elaborada com uma determinada data, que pode ser definida tanto por semanas, como por meses, e fica disponibilizado tanto para o gestor como para os trabalhadores.

Assim, é uma peça fundamental para identificar os atrasos, os adiantamentos, e a quantidade de material que existe ou que esta em falta.

Os cronogramas sempre levam em consideração os possíveis imprevistos que podem ocorrer como a descoberta de algum problema na estrutura, a troca de determinado elemento que antes não precisava trocar, entre muitos outras situações.

Abaixo falaremos sobre como organizar um bom cronograma.

1. Faça uma enumeração das atividades das obras

O primeiro passo é saber todas atividades que precisam ser feitas, que vai desde a montagem do canteiro de obras, passando por fundação, estrutura, colocação de pingadeira para muro, e acabamento final.

Cada obra possui uma sequência de atividades diferenciada.

2. Defina os prazos

Organizando as atividades que devem ser executadas é preciso colocá-las em uma sequência cronológica de ação. Para isto é necessário colocar as datas da execução de cada etapa, para que o prazo seja atendido da melhor maneira possível.

Com esses pontos é possível fazer um cronograma eficiente, organizado e seguro. Vale lembrar que para as construções e reformas é sempre preciso a elaboração de um bom planejamento e cronograma e são essas ações que permitirão o sucesso do seu projeto por inteiro.