construção

Componentes para a construção de sucesso

As obras são compostas por uma série de fases e etapas que são planejadas e organizadas de modo a trazer alguma construção modelo de edifício a realidade.

Além de construções, residências e outros componentes, a construção civil atua também na construção de pontes, viadutos, passarelas entre muitos outros.

Essas muitas etapas vão desde procedimentos burocráticos que envolvem laudos técnicos, serviços de engenharia de avaliações e perícias, até ações mais operacionais e técnicas como a elaboração de projeto arquitetônico, composição do canteiro de obras e ferramentas, máquinas e equipamentos.

No presente artigo abordaremos sobre os muitos componentes que podem ser encontrados em uma obra, tanto em suas fases burocráticas que envolvem a produção de perito judicial engenheiro civil e as fases mais operacionais como a montagem de canteiro de obras.

Os projetos arquitetônicos na construção

Os projetos arquitetônicos são um elemento que é crucial para o sucesso de uma obra, pois esta é um ponto norteador de toda a construção, do seu início com os serviços preliminares que envolvem limpeza do terreno, terraplanagem e outros.

Até a finalização da obra com os acabamentos, dando pintura de estrutura metálica como corrimãos, aplicação de revestimentos, e muito mais.

Os projetos arquitetônicos são portanto a materialização de uma ideia tanto do cliente como pela capacidade do arquiteto de entender o espaço na qual as estruturas serão construídas.

O arquiteto ao elaborar o projeto identifica os possíveis problemas que podem ser encontrados, bem como as soluções que devem ser feitas, como a escolha do tipo de material, estrutura, se usará concreto leve ou aerado.

As fases descritas do projeto são variados como:

  • Implantação;
  • Estruturas;
  • Instalações hidráulicas;
  • Sistemas de ar-condicionado.

E muitos outros, de modo que peguem toda a estrutura do projeto que vão da locação da obra até a execução da edificação, dos alicerces até os acabamentos.

Algumas etapas da obra que são contempladas pelo projeto norteador vão da montagem de canteiro de obras (que é montado com estratégia e também com a locação de container para obras para servir como depósito de materiais), execução de cortes e aterros, instalação de pilares, vigas e lajes, impermeabilizações, coberturas, acabamentos e limpeza final.

O projeto arquitetônico também permite que os ambientes das residências, das empresas, sejam mais bem organizados, trazendo conforto ambiente, melhoria da ergonomia, os materiais e sistemas que podem ser usados.

Portanto, para que uma obra seja feita com qualidade e eficiência é preciso a elaboração de um projeto arquitetônico. No tópico abaixo falaremos sobre a montagem dos canteiros de obras.

A montagem do canteiro de obras

Para que uma obra seja eficiente é preciso a montagem de um canteiro de obras, que consiste em uma área de trabalho fixo e temporário, desenvolvendo uma série de apoios e também de preparos para uma obra, permitindo que as fases sejam garantidas.

O canteiro também é fundamental para que as ações de segurança sejam garantidas, pois é onde se concentram os equipamentos de proteção individual, a corda NR 35, equipamentos de proteção coletiva.

No entanto, para que seja um ponto de apoio para a obra eficiente este precisa ser planejado e projetado antes da construção, pois um canteiro de obras bem feito permite a otimização do espaço e traz uma maior eficiência e segurança para a obra.

O planejamento do canteiro de obras é conhecido como planejamento layout, em que se define onde ficará cada parte das instalações provisórias, como armazenamento de materiais, onde as máquinas irão se movimentar, onde acontecerá a movimentação de trabalhadores e máquinas.

Consiste, portanto, em um planejamento logístico, fazendo com que haja um menor tempo no deslocamento de materiais, pessoas e máquinas, e aumentando a produtividade.

Há três tipos de canteiros de obras: os canteiros restritos, os amplos e os lineares. Abaixo falaremos sobre cada um deles.

1. Construção do Canteiro restrito

São canteiros presentes, geralmente, nas cidades, onde a construção ocupa todo o terreno, desse modo, o canteiro deve ser planejado para encontrar algum espaço para se tornar um centro de operações eficiente.

2. Canteiro amplo

São quando a construção ocupa uma parte do terreno e há grande possibilidade de acesso para máquinas, veículos e acomodação dos funcionários, muito comum nas construções industriais e em grandes obras.

3. Canteiro linear

Os canteiros lineares são aqueles que possuem apenas uma dimensão, tendo poucas possibilidades de acesso, como obras de estradas de ferro, rodovias, redes de gás entre outros.

Portanto, esses são alguns pontos que são cruciais para que um projeto seja altamente bem eficientes, adequados e seguros.