piscina

Dicas para manter sua piscina limpa durante o ano todo

Piscinas de limpeza mais longas significam mais segurança para todos os usuários da piscina  e menos trabalho para os responsáveis ​​pela manutenção.

Podemos destacar que, em geral, certos tratamentos podem prolongar a água saudável e as piscinas mais limpas.

Veja neste artigo os melhores dias para deixar a sua piscina limpa por mais tempo.

Vamos lá?

1. Escova e peneira

Podemos destacar que a primeira dica sobre como manter a sua piscina limpa por muito tempo é usar uma escova e uma peneira. 

Uma boa limpeza deve sempre começar escovando as paredes e bordas da piscina.

Em seguida, recomenda-se o uso de uma peneira para manter a superfície da água livre de todo tipo de sujeira, como folhas e insetos. 

Essa sujeira pode interferir na eficácia do cloro e assim diminuir a probabilidade do entupimento.

2. Use um decantador e um aspirador de pó semanalmente

É divertido fazer uma limpeza mais completa uma vez por semana. A remoção de folhas e outros resíduos são eficazes, porém, algumas partículas permanecem na água porque as peneiras não conseguem removê-las.

Se essas partículas não forem eliminadas, causam desequilíbrio e turvam a água. 

Em seguida, temos que usar um decantador para assentar essa sujeira, que pode ser aspirada.

Um decantador é um produto usado para limpar piscinas que reage com pequenas partículas de sujeira, tornando-as elas pesadas. Separa-os da água, tornando-os cristalinos novamente.

Quando o decantador estiver em movimento, basta usar o vácuo inferior para remover a sujeira com sucesso. Durante este processo, é necessário manter a calma, tomando cuidado para não mexer a água, para misturar novamente os pellets com a água.

3. Faça um tratamento químico na piscina

O tratamento químico é o terceiro passo para manter sua piscina limpa por mais tempo. Primeiro, avalie sempre os níveis de pH e alcalinidade usando um kit ou tira de teste. 

O pH ideal está entre 7,0 e 7,4. Se você não entender nada sobre, muitos Curso Online da área da química podem ajudar.

Se a água for ácida (pH baixo), será necessário adicionar um aumento de pH (carbonato de sódio). Se for alcalino (pH alto), é necessário um agente redutor de pH (ácido clorídrico ou pó de bissulfato de sódio).

Após a correção do pH, aplique um algicida para evitar que as algas (azul ou verde) floresçam, escurecendo a água e contaminando a piscina. 

A dosagem que os Cursos Online recomendam de algicida é de 5 a 7 ml por 1.000 litros de água.

Por fim, aplique cloro, que ajuda a manter a água super saudável e elimina todos os agentes que são causadores de diversas doenças, como, por exemplo: bactérias e fungos. 

Essas doenças são muito comuns e são causadas pela falta de cloro. O teor de cloro indicado é que sempre seja depositado cerca de 4 gramas por 1.000 litros de água.

4. Escove as bordas

Uma dica muito valiosa que ajuda a conservar a água da piscina é sempre escovar as laterais com o objetivo de evitar o acúmulo de resíduos.

Limpe as laterais com uma escova. Se os insertos tiverem detalhes, escove o rejunte para remover qualquer sujeira.

Este tratamento é muito recomendado e é super fácil de realizar em piscinas com estruturas mais resistentes, como, por exemplo: vidro, fibra e concreto.

5. Piscina sempre coberta

O vento tende a trazer diversas sujeiras para dentro da piscina. Mesmo que você não tenha plantas ao seu redor, essa sujeira pode vir do lado de fora, das árvores próximas e da rua.

Portanto, cobrir sua piscina é uma maneira super importante de evitar que ela fique suja. Lonas e decks são excelentes formas de manter a sua piscina limpa e devem ser consideradas ferramentas indispensáveis para manter a sua piscina super limpa.

Uma lona exige menos investimento do que um deck, no entanto, um deck permite que você use a área da piscina para diversas atividades quando não for necessário limpar a piscina.

Ambos são eficazes em manter a sujeira afastada, e cada um terá as suas devidas vantagens, então a escolha é pessoal. Limpar uma piscina não será uma tarefa muito complicada, só precisa ser regulamentada.

6. Instale um chuveiro

Podemos destacar que os chuveiros na área da piscina não são um item que seja supérfluo. Um chuveiro pré-mergulho ajuda a manter a piscina limpa, pois remove todos os tipos de resíduos que acabam na água, como, por exemplo: poeira, suor, excesso de protetor solar, maquiagem e hidratante.

Todos os resquícios serão levados para a água e desequilibrados quando entrarem na piscina sem tomar banho primeiro.

A oleosidade e a formação de crostas de sujeira serão eliminadas ao tomar banho antes do mergulho. Além disso, há menos chance de formação de cloramina, o que pode causar problemas como queimaduras nos olhos.

7. Cuide da área externa da piscina

Outro ponto que podemos destacar para manter a sua piscina limpa é sempre cuidar do entorno da mesma. Escolha as plantas ao redor com cuidado para que não deixem cair muitas folhas ou flores dentro da piscina.

Como parte de sua limpeza diária, limpe a parte de trás da piscina antes de cuidar da água. Mantenha o jardim arrumado e remova a sujeira do chão com o objetivo de evitar que o vento não estrague o seu trabalho, trazendo assim novamente a sujeira de volta para a piscina.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.