crianças

Como prevenir acidentes caseiros com crianças?

Nada é mais natural do que crianças tocar em tudo, afinal explorar o ambiente ao seu redor faz parte do desenvolvimento. 

Porém, para que isso não se transforme em uma tragédia, os pais e responsáveis ​​devem saber que muitos acidentes infantis ocorrem em casa e poderiam ser evitados com simples medidas de segurança. 

Segundo levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, a maioria das quedas até os 9 anos, por exemplo, ocorreu no lar doce lar.

As informações coletadas nas unidades de emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) em 37 municípios brasileiros mostraram que, das 10.988 atendimentos de crianças nessa faixa etária, 5.540 (50,4%) foram decorrentes de quedas, sendo a maioria 3.838 (69 %), dentro das casas das vítimas.

A prevenção é algo fácil, ela vai querer alguns hábitos que parecem muito óbvios e simples, porém eles vão salvar vidas e até evitar que as crianças sofram algum acidente. 

E esses hábitos você pode através de Curso de Primeiros Socorros. Cabe sempre ao adulto garantir um ambiente totalmente seguro para a criança, ela nunca deve ficar sozinha em casa ou ser cuidada por outras crianças.

“Os pequenos aprendem com o exemplo dos pais. São eles que devem orientar os filhos sobre as precauções de segurança dentro e fora de casa”, afirma. 

Parecem bobos e sem importância, mas a cura deve fazer parte do cotidiano de forma preventiva, como uma vacina. Confira as principais diretrizes:

  1. Instale grades ou telas de privacidade nas janelas, varandas e mezaninos.
  2. Não deixe cadeiras, camas e bancos perto das janelas, pois as crianças podem trepar e inclinar-se sobre elas. O mesmo se aplica a móveis baixos perto de estantes de livros e armários altos.
  3. Instale portas de segurança na parte superior e inferior das escadas. Quando a escada estiver aberta, opte por uma rede ao longo da escada.
  4. Tenha cuidado com pisos e carpetes lisos. Não encerre o chão e forneça tapetes antiderrapantes para evitar escorregões. Na grande maioria das quedas as crianças são atendidas nos ambulatórios do SUS.
  5. Peça ao seu filho para brincar em lugares seguros. Escadas, varandas e lajes de pedra não são espaços de lazer.
  6. As crianças menores de 6 anos jamais devem dormir em beliches.
  7. O uso de andadores não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, pois pode prejudicar o desenvolvimento e causar quedas graves.
  8. Ao trocar as fraldas, mantenha sempre uma das mãos para apoiar o bebê. Nunca deixe uma criança sozinha em mesas, camas e outros móveis, nem mesmo por um momento.
  9. Proteja os pontos de venda com proteções específicas: barato e fácil de encontrar em home centers, supermercados e lojas infantis. Além disso, aconselhe seu filho a não colocar o dedo na tomada, pois ele pode ir para outros lugares desprotegidos. 

Aviso: As queimaduras elétricas podem ser graves e expor a criança ao risco de morte e sequelas.

  1. Não deixe o ferro quente ao alcance das crianças, mesmo que esteja desligado.
  2. As alças das panelas devem estar voltadas para o fogão.
  3. Use as proteções da porta para evitar que a mão ou os dedos da criança fiquem presos.
  4. Tenha cuidado com a água em baldes e tanques, pois para uma criança se afogar, bastam somente 2,5 cm de profundidade.
  5. Teste a temperatura dos alimentos líquidos e sólidos antes de oferecê-los ao bebê.
  6. Sempre antes do banho, teste a temperatura da água com a parte interna do cotovelo.
  7. Nunca deixe o medicamento ao alcance das crianças, nem combine o medicamento com rebuçados e rebuçados.
  8. Não coloque produtos de limpeza em recipientes de alimentos e refrigerantes. O bebê pode ser confundido e engolido. Evite também deixá-los embaixo de pias e armários de parede.

Dicas

As crianças passam muito tempo dentro de casa e algumas vezes os responsáveis ​​acreditam que este é um lugar seguro para elas. 

No entanto, existem muitos objetos neste ambiente que apresentam riscos potenciais de acidentes para crianças.

Para garantir a segurança das crianças em todas as divisões da casa, consulte as nossas dicas.

Banheiro

  • É muito importante sempre manter a tampa do vaso sanitário fechada com um dispositivo de segurança, ou deixe a porta do banheiro trancada;
  • Nunca deixe seu bebê no banho sem vigilância, mesmo que por pouco tempo;
  • Antes de dar banho nas crianças, teste a temperatura da água para evitar queimaduras;
  • Feche o armário para medicamentos, vitaminas, colutórios e outros produtos que apresentem perigo de intoxicação;
  •  Mantenha sempre os utensílios e aparelhos afiados fora do alcance das crianças.

Cozinha

  • Use os queimadores na parte de trás do fogão e certifique-se de que os cabos das panelas estão virados para dentro para que as crianças não os alcancem;
  • Não use toalhas de mesa compridas na mesa da sala de jantar. As crianças menores de 2 anos podem puxá-lo para se apoiar.

Sala

  • Pisos e carpetes escorregadios representam perigo de queda. O ideal é colocar tapetes antiderrapantes ou retirá-los do ambiente;
  • Use os portões de segurança na parte superior e inferior da escada. Se a escada estiver aberta, instale redes ao longo dela;
  • Instalar grades e redes de proteção nas janelas;
  • Substitua os cabos elétricos desencapados e fixe os plugues com tampas, fita isolante ou até mesmo móveis;
  • Veja se não tem pequenos objetos no chão;
  • Cuidado com as arestas vivas! Prefira móveis com cantos arredondados ou use uma proteção;
  • Mantenha os móveis afastados de janelas e cortinas. Eles podem ser usados ​​para escalada.

Quarto

  • Se o quarto tiver um beliche, as crianças sempre devem ficar na parte inferior. Se você não tiver outra escolha, instale as barras nas laterais;
  • Evite colocar camas e outros móveis perto da janela. Eles podem ser usados ​​para escalada;
  • Na hora de escolher os brinquedos, leve em consideração a idade e as habilidades da criança e procure sempre o selo do Inmetro. Evite brinquedos com pontas afiadas, como flechas, e aqueles que fazem sons altos;
  • A asfixia pode ser causada por brinquedos, travesseiros e lençóis dentro do berço. As laterais do berço devem ter no máximo 5 cm entre si;
  • Preste atenção às arestas vivas e mantenha os móveis afastados de janelas e cortinas.

Depois de ler sobre como prevenir acidentes, para se aprofundar mais ainda no assunto, existem Curso Online com Certificado da área de primeiros socorros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.