Isolamento para telhado

Barulho: A importância do isolamento para o telhado

Um dos maiores inconvenientes para quem mora nas cidades é o barulho do trânsito e das ruas. Além disso, o excesso de ruídos também é proveniente de obras, construções, reformas, aparelhos domésticos e muitos outros fatores que contribuem para que o barulho seja cada vez maior.

Por esse motivo, é cada vez mais necessário investir em soluções de isolamento para as casas, sendo possível aumentar o conforto para moradores e reduzir a passagem de som para o interior dos cômodos.

Em geral, residências mais antigas não possuem um bom isolamento acustico, sendo preciso investir em uma reforma no telhado para melhor comodidade.

No entanto, desde 2013, a norma NBR 15.575, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determinou que as novas construções já devem ser planejadas com revestimento isolante – não só acústico, mas também térmico.

Os isolamentos são instalados em paredes, telhados, janelas e entre pisos. O tipo de material usado no revestimento pode variar, dependendo das especificações da construção, bem como do desejo dos proprietários.

De todo modo, a exigência é que toda edificação tenha uma boa capacidade para abafar o som, além de atender todas as especificações dispostas na NBR 15.575.

As vantagens do drywall como material de isolamento térmico e acústico

O drywall tornou-se um dos materiais mais populares no ramo da construção civil, ainda mais para a construção do Forro de drywall para isolamento térmico e acústico.

O material tem um excelente custo-benefício, com preços acessíveis e justos, em comparação com a alvenaria, por exemplo. Além disso, ele é muito mais simples de instalar, sem a necessidade de grandes modificações estruturais no imóvel.

Vale ressaltar que além da aplicação em forros de telhado, é possível também desenvolver a divisória drywall, que é uma ótima solução para escritórios, empresas e salas comerciais.

Fora o ótimo isolamento térmico e acústico, bem como a economia do investimento, outras vantagens do material são:

  • Versatilidade, pois combina com diversas decorações;
  • Capacidade de neutralização de odores;
  • Alta resistência à umidade e choques mecânicos;
  • Facilidade de limpeza e manutenção.

Para a instalação do drywall, é recomendável contratar profissionais especializados no serviço, para que o procedimento seja bem executado e com o mínimo de erros.

Desse modo, pode-se aproveitar todas as vantagens do material e usufruir de uma residência confortável.

Isolantes térmicos e acústicos para telhados: qual a melhor opção?

Além do drywall, existem outras opções de materiais que podem atuar como isolantes nos revestimentos de um imóvel. É o caso, por exemplo, das telhas sanduíche.

Composta por duas chapas metálicas de zinco e com um isolante no meio (isopor ou poliuretano), esse modelo de telha é totalmente adequado para quem busca versatilidade e praticidade na instalação.

O isolante da telha sanduíche tem, no mínimo, 30 milímetros de espessura, mas pode variar de acordo com o nível de isolamento acústico.

Por esse motivo, ela aparece como a solução ideal para quem busca conforto longe dos ruídos urbanos, mas também, para quem deseja ter um excelente isolante térmico para telhado.

A telha sanduíche também tem um visual moderno e sofisticado, sendo possível criar diversas formas arquitetônicas com a instalação.

Vale ainda mencionar que dependendo do telhado, pode-se escolher entre a telha simples (parte de baixo em alumínio) ou dupla (duas chapas em zinco), em conformidade com o orçamento.

Contudo, para quem deseja controlar ainda mais a temperatura do ambiente, uma alternativa é a manta termica.

Nesse caso, o revestimento é composto por um reforço mecânico e por uma membrana de alumínio de alta refletividade, com baixa emissão de radiação térmica.

Dessa forma, além do barulho, é possível bloquear o calor absorvido ao longo do dia e evitar a reflexão para o interior do imóvel.

As mantas térmicas são ideais para países de clima tropical, como é o caso do Brasil, com alta incidência de raios solares a maior parte do tempo e com temperaturas elevadas.

Vale ressaltar que esse revestimento tem como principal objetivo controlar a entrada da temperatura externa para o interior da casa, não atuando contra infiltrações e goteiras.

Nos dias frios, as mantas térmicas também são capazes de evitar a perda de calor das partes internas da casa para o ambiente.

Isto é, com o revestimento, é possível ter uma temperatura adequada no imóvel, mesmo quando a temperatura está abaixo do normal ou em épocas de inverno. Mais ainda, como já mencionado, o item ameniza o barulho exterior.