construção

Arquitetura promove sustentabilidade na construção civil

Os padrões implementados na construção civil estão cada vez mais se adaptando aos novos tempos, empregando a agilidade nos serviços, com o uso de tecnologia avançada e materiais que promovem a sustentabilidade dentro dos canteiros de obras.

A industrialização de produtos e serviços e as novas tecnologias implementadas na rotina de engenheiros, arquitetos, mestres de obra e outros profissionais que atuam na área liberou a criatividade em diversos aspectos.

As estruturas passaram a contar com desenhos e formas inusitadas, utilizando materiais comuns, mas melhor aproveitados, como:

  • Ferro e aço tratado;
  • Transparência dos vidros;
  • Concreto armado ecológico;
  • Madeira de reflorestamento.

A modernidade retratada em projetos arquitetônicos vão além dos padrões estipulados no início do século XX e reforça a integração entre os ambientes, a funcionalidade colocada em prática para uma mobilidade livre, com acesso a diferentes pontos de um residência a partir de um único local.

Obras públicas, empreendimentos imobiliários em forma de edifício e condomínios residenciais passaram a contar com projetos que aliam praticidade, economia, segurança e conforto em estilos que atraem um público cada vez mais interessado na aquisição de um imóvel moderno

Material leve implementa arquitetura sustentável em construção

Para atender a projetos voltados para a sustentabilidade e proteção ao meio ambiente, o concreto celular foi implementado atendendo exigências técnicas para determinados canteiros de obras. Ele está presente em pisos e contrapisos, caixas de escadas, composição de lajes e paredes corta-fogo.

Esse material é formado por água, cimento e agregados miúdos, além de bolhas serem incorporadas no interior para proporcionar a característica de leveza do material.

Sua estrutura permite a construção de paredes muito eficientes com a aplicação de bloco celular por toda a extensão.

Quando se trata de isolante acústico e térmico, muitos prédios residenciais, comerciais e industriais aplicam uma proteção em coberturas como a laje convencional.

Dessa forma, a climatização interna dos ambientes é facilitada, assim como há uma diminuição de ruídos vindos de outros pisos, no caso de apartamentos.

Os profissionais que trabalham com esse material podem serrar em parte, diminuindo os resíduos sólidos da construção civil. Eles também são conhecidos como blocos sical, pois estão associados à baixa densidade, o que possibilita o aproveitamento em diferentes aspectos.

A adaptação estrutural pode ser empregada em diferentes projetos, mesmo utilizando o concreto armado ou pré-moldado. Até mesmo imóveis pré-fabricados de madeira recebem um acabamento com esse material por causa de sua precisão e fácil manuseio.

Veículos especiais agilizam tarefas pesadas

A suspensão de fachadas e estruturas pesadas de imóveis comerciais e industriais é realizada com o serviço de munck, um caminhão adaptado com guindaste que permite a agilidade em casos específicos no desenvolvimento de uma obra.

Assim como as retroescavadeiras para a terraplenagem e os tratores para a limpeza de um terreno, esses caminhões estão presentes continuamente em um canteiro de obras, seja descarregando materiais para a construção, seja para algum serviço mais pesado.

A contratação de empresas terceirizadas faz parte de um planejamento de obras, por isso a locação de munck está presente em diferentes etapas da construção civil, nos mais variados projetos.

Serviço em altura deve seguir normas de segurança

A contratação de mão de obra especializada deve seguir as normas regulamentadas por órgãos fiscalizadores como a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, entidades de classe e sindicatos trabalhistas.

As empresas contratantes são obrigadas a disponibilizar equipamento de segurança individual, por exemplo, para os profissionais que atuam na área de alpinismo industrial na construção civil.

O trabalho em altura é considerado de alto risco e, por isso, todas as providências devem ser tomadas desde o princípio.

Os equipamentos de sustentação, como cordas, andaimes e carrinhos de trilho devem passar por uma verificação constante, para que tudo esteja em ordem e de acordo com as especificações técnicas.

O profissional deve apresentar documento comprovando conhecimento técnico na área de trabalho em altura.

O setor da construção civil segue estilos variados da arquitetura, com interferência necessária de diferentes profissionais além de arquitetos. A engenharia está presente em diversas áreas de atuação, inclusive para a identificação da área de ocupação.

A presença de pedreiros, ajudantes, encanadores e eletricistas participando de etapas específicas contribuem na organização e implementação de tarefas.

Por fim, as máquinas, ferramentas e veículos utilizados agilizam os processos pesados, promovendo uma eficiência necessária quando se trata de desenvolvimento de projetos da construção civil.