3 elementos que podem mudar a sua decoração

Por mais bem elaborado que um projeto decorativo possa ser, é indicado renová-lo de tempos em tempos. O motivo por trás disso é o fato de que, nesse mercado, há novidades com uma certa frequência e a renovação permite aproveitá-las ao máximo.

A boa notícia é que, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso fazer uma grande reforma para que isso aconteça: algumas pequenas mudanças no ambiente são o suficiente para que a renovação seja notada.

Quer saber mais sobre isso? Então continue lendo este artigo e confira algumas dicas para mudar a sua decoração e aprenda os seus benefícios.

Cortinas clássicas

Por mais que as novidades no mercado decorativo sejam constantes, há uma tendência que nunca sai de moda: o estilo clássico.

Como o seu próprio nome diz, ele consiste em usar elementos atemporais, que nunca sairão de moda, no ambiente.  Fazem parte desse rol:

  • Cores sóbrias, como os tons pastéis;

  • Materiais como madeira e mármore;

  • Móveis de traçado clássico, preferencialmente escuros;

  • Uso de papéis de parede em todos os ambientes.

Caso você não esteja disposto, ou não possa reformular toda a decoração para incluir os elementos clássicos em sua casa, é possível optar por apenas alguns deles, dando um toque de elegância ao seu imóvel.

Uma das opções existentes é o uso de cortinas clássicas, que são pesadas e bem trabalhadas, além de acompanhadas de elementos como as cordas de sisal.

A boa notícia é que, como esse estilo decorativo é muito procurado, não será difícil encontrar tais produtos em lojas do ramo.

Além disso, caso você tenha contratado um profissional da área para coordenar os trabalhos, ele com certeza saberá corda de sisal onde comprar.

Piso de madeira

Cerâmico, PVC e carpet. Essas são apenas algumas das muitas opções existentes para revestir o chão de um imóvel.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, isso não é apenas uma questão de estética, pois a escolha do piso influencia em muitas outras características do ambiente, principalmente no conforto térmico e acústico do local.

Sendo assim, a troca de um material por outro pode mudar completamente as características de um cômodo.

Entre todas as opções disponíveis, uma das mais nobres é o taco de madeira. O motivo por trás de sua popularidade é o fato de que é 100% feito com madeira natural, o que, na prática, significa que ele não oferece apenas um bom apelo estético, como, também, um excelente desempenho térmico e acústico, além de uma excelente vida útil.

Da mesma forma, vale ressaltar que, caso você opte pela decoração clássica, esse revestimento, junto com o mármore, são as melhores opções de piso.

Afinal, além de nobres, eles são atemporais, agregando uma elegância que não terá prazo de validade para a sua casa.

No caso da madeira, ela também pode ser usada para fabricar diversos itens de acabamento para a sua casa, como as portas e janelas, dando um aspecto ainda mais refinado ao imóvel.

Reforme o seu telhado

A construção do telhado é uma das etapas mais caras e demoradas de um obra. Isso porque ela tem de ser feita com muito cuidado: qualquer erro, por menor que pareça, pode dar origem a vazamentos e infiltrações.

Da mesma forma, é possível que a falha comprometa o conforto térmico e acústico do imóvel, o que, por sua vez, prejudica o seu conforto ambiental.

Assim, caso esses aspectos estejam deixando a desejar, uma reforma nessa estrutura pode ser a solução.

Vale ressaltar que, além de telhas de qualidade, também é essencial que o sarrafo de madeira usado para sustentá-las seja bom. Isso porque, caso ele não seja, elas poderão sair do lugar.

Consequentemente, será preciso fazer outra reforma em um período muito curto.

Móveis rústicos

Em alguns casos, os moradores de um imóvel não querem que ele tenha uma aparência clássica, mas rústica.

Felizmente, também há vários recursos para criar esse efeito, como o uso do madeirite, que nada mais é do que madeira compensada. Por conta disso, ela é mais barata, leve e costuma ter uma aparência mais crua.

Vale ressaltar que, apesar disso, ela não deixa a desejar no quesito resistência. Ela pode ser usada para fabricar pisos, mesas, camas, artigos de decoração e, caso você tenha um jardim, um banco de madeira para aproveitá-lo melhor.