Você já conhece sobre o aquecedor solar?

Diferentemente dos combustíveis fósseis, a energia solar é grátis, praticamente inesgotável e não emite carbono. Os sistemas modernos de aquecimento podem ser combinados juntamente com painéis solares, tornando os sistemas de aquecimento solar mais viáveis para o aquecimento de água ou, até mesmo, como apoio dos sistemas de aquecimento central.

O uso da radiação solar como forma de energia conhecido como aquecimento solar térmico, e este não deve ser confundido com o fotovoltaico, que consiste na produção de eletricidade por meio da utilização da luz solar. As enormes oportunidades de uso da energia solar são há muito conhecidas.

O aquecedor solar preço campinas e outras regiões é acessível, possuindo diversos benefícios, tais como:

  • Quantidades inesgotáveis de energia grátis;
  • Sem emissões de CO2 no funcionamento;
  • Os sistemas solares térmicos podem ser integrados em sistemas existentes;
  • Podem ser poupados mais de 60% de energia no aquecimento de água e até cerca de 35% no aquecimento ambiente;
  • Redução no consumo de combustíveis fósseis;
  • Os sistemas modernos são eficientes mesmo no inverno.

Como funciona o aquecimento solar

O solar térmico funciona por meio do mesmo princípio que uma mangueira escura, quando deixada ao sol. Sua superfície absorve a luz solar e em particular a radiação térmica, resultando no aquecimento da água alocada em seu interior. O aquecimento solar funciona de acordo com os seguintes passos:

  1. Os coletores absorvem a radiação solar por meio do absorvedor. Então, um fluido especial, portador de calor é aquecido;
  2. Uma bomba transporta o fluído ao permutador de calor do acumulador solar;
  3. A energia térmica é transmitida à água armazenada no acumulador solar;
  4. Caso a radiação solar seja insuficiente para o aquecimento da água, um sistema de aquecimento convencional aquece o depósito até que se atinja a temperatura desejada.

Um sistema solar térmico pode fornecer, de acordo com a média anual, até mais de 60% da energia que é necessária para o aquecimento da água.

O uso da energia solar para apoio ao aquecimento

Além da produção de água sanitária quente, o sistema de aquecedor solar aquakent térmico pode ser usado como um apoio ao sistema de aquecimento.

Este método é capaz de fornecer apoio ao funcionamento do aquecimento e ainda possui elevado potencial de poupança.

Dessa forma, mesmo com temperaturas moderadas, o gerador de calor permanecerá desligado com maior frequência, graças ao apoio do sistema solar.

O centro desta solução consiste em um depósito combinado, ou seja, um depósito de água quente em conjunto com um de inércia.

Caso haja radiação solar suficiente, o fluido do sistema solar aquece a água no depósito de inércia por meio do permutador de calor inferior.

Se a temperatura baixar, em caso de um consume prolongado de água quente, por exemplo, significa então que o gerador de calor será ligado por meio do circuito secundário, dando então o aquecimento adicional à água.

O aquecedor a gas possui um queimador muito semelhante ao de um fogão envolvido por uma espécie de serpentina, onde é circulada a água que será aquecida.

Ao ser acionado, este fogo é então controlado automaticamente por um pressostato no qual possui uma válvula que controla a passagem do gás para o queimador e um sensor na rede de água.

Quanto mais fria estiver a água, mais intenso é o fogo do queimador para permitir que se aqueça e atinja a temperatura ideal previamente escolhida.

A água quente para lavar as mãos, louças e tomar banho pode ser obtida instantaneamente ao ser utilizado um aparelho que aquece a água por meio de uma chama, sendo que esta é produzida e mantida acesa pelo gás natural ou gás liquefeito de petróleo, comumente conhecido como gás de cozinha.

Ao estar dentro do aparelho, a água fria entra em contato com a chama para ser aquecida, e é distribuída em seguida aos pontos de consumo desejados.

A placa solar, ou coletores solares, têm o intuito de captar a energia da luz do sol e converte-la em energia elétrica.

Suas células fotovoltaicas, feitas por meio de materiais semicondutores de eletricidade, como o silicone, são as responsáveis por essa conversão. Ao serem iluminadas, tais células ganham um pólo positivo e outro negativo, como uma bateria comum.

Esses geradores têm sido cada vez mais usados em satélites e aparelhos eletrônicos. Fora da atmosfera terrestre, um sistema de placas solares é capaz de absorver 14% da energia solar que incide nelas.