Você já conhece os equipamentos de içamento?

O objetivo de uma máquina responsável por auxiliar o içamento de objetos, como o próprio nome já diz, são aqueles que são responsáveis por realizar a movimentação, levantamento e, até mesmo, o transporte de outros equipamentos em diferentes situações, como em canteiros de obras, indústria, portos, fábricas, entre outros.

Existem vários tipos de equipamentos que conseguem realizar esse Serviço de içamento e cada um deles mais indicado para um determinado tipo de função, porém, eles podem ser divididos em categorias, sendo elas:

  • veículos industriais;
  • elevação e movimentação;
  • transportadores;
  • estruturas de armazenagem;
  • embalagem;
  • armazenagem;

No caso dos veículos industriais, por exemplo, são equipamentos usados para realizar a movimentação de cargas em determinados percursos que possuem espaços e superfícies adequadas para encaixe que têm a função de transporte ou manobra.

Esse tipo de equipamento pode ser motorizado ou não e são usados tanto aliados ao processo de produção industrial como também no armazenamento, pois além de conseguir transportar, ainda pode ajudar no posicionamento de objetos.

A principal característica dessa categoria é que podem ser muito flexíveis quanto à distância de percurso, carga e descarga. Podem ser, carrinhos industriais, guindastes, empilhadeiras, rebocadores, caminhão com munck, entre outros.

No caso do caminhão munk, esse é um bom representante de veículos industriais já que esse caminhão é basicamente uma variação de um guindaste, porém com um tamanho bem menor.

Esse veículo é equipado com um braço que funciona hidraulicamente que é fixado no chassi fazendo com que consiga movimentar cargas e máquinas pesadas.

Esse braço, pelo fato de funcionar hidraulicamente possui muito mais força que um sistema manual, como de um reboque, por exemplo. O munck consegue movimentar e remover materiais com até 20 metros de altura e ainda suportar o peso de objetos de até 10 toneladas.

Entretanto, por se tratar de um veiculo grande, apesar de ser bem menor que um guindaste fixo, acaba, geralmente, sendo usado em um sistema de aluguel, já que o investimento necessário para comprar um equipamento desse porte além de manutenções e armazenamento, acaba não compensando para muitas indústrias.

Assim, a Locação de caminhão Munck, acaba sendo bem mais vantajosa financeiramente e logisticamente, já que como se trata de um aluguel, a empresa pode utilizar o equipamento apenas pelo período necessário sem se preocupar com gastos extras e o valor que seria investido na compra pode ser usado para outro fim.

Geralmente, eles acabam sendo procurados por localidade, como Locação de Munck em SP, por exemplo, ou locação de caminhão munck no Rio de Janeiro e assim por diante.

Elevação ou movimentação

Os equipamentos destinados a esse tipo de função, são utilizados para realizar a movimentação de uma variedade de materiais e objetos dentro uma determinada área de transferência, ou seja, em uma área em haja apenas a necessidade de transferência de lugar. Como por exemplo, pontes rolantes, guindastes fixos, entre outros.

Esse tipo de aparelho, é usado em casos que haja necessidade de transferência de objetos pesados ou volumosos dentro de uma curta distância em uma fábrica, como no caso de uma peça ser transferida de uma máquina para outra, dentro do mesmo processo de produção.

Transporte

Assim como no caso dos equipamentos destinados a elevação ou movimentação de cargas, os para transporte também conseguem desempenhar o papel de transportar objetos e materiais de um local a outro, dentro de um determinado local, como uma fábrica.

Eles são muito importantes e funcionam como um apoio dentro de um processo de produção já que consegue aumentar a movimentação de objetos, facilitando o trabalho dentro de um determinado espaço.

Basicamente, funcionam como mecanismos que realizam o transporte de volumes em percursos que podem ser variados, como horizontais, inclinados ou verticais e funcionam com a ajuda de correias que fazem com que consiga fazer a movimentação de materiais.

Esses equipamentos podem ser, esteiras rolantes, mesa de transferência, correias entre outros.

Desta forma são destinados a locais onde haja um fluxo considerável de materiais para serem transportados em caminhos fixos.

Assim, esses equipamentos não se limitam somente a uso industrial, podem ser usados em supermercados, como as esteiras dos caixas e, até mesmo, para a organização do estoque, em empresas de mudanças para serem colocados nos caminhões, facilitando a carga e descarga de objetos, no transporte para serem colocados na distribuição de componentes, segurança de ambientes, como aeroportos nas esteiras de raio x,  entre muitos outros.