Variedade de materiais valoriza diferentes ambientes

A decoração exige diversos materiais distintos, que serão escolhidos de acordo com ambientação que se deseja dar ao ambiente e a casa como um todo. Nesse contexto, contar com materiais diversificados e que indiquem a personalidade do morador, além de dar mais resistência aos ambientes, é muito importante.

Confira no artigo a seguir alguns itens necessários para criar uma ambientação adequada para o seu lar sem deixar de lado aspectos relacionados a mais conforto, bem-estar e segurança do imóvel.

Diversidade permite variações no espaço ambiente

As plantas arquitetônicas residenciais devem seguir regras básicas de espaçamento, aproveitamento de terreno, luz natural e corrente de ar.

Isso deve ser feito de forma minuciosa para que não ocorram infiltrações, mofo e a circulação dos moradores não seja prejudicada.

Mesmo com todos os cuidados nas plantas, em alguns momentos adaptações precisam ser feitas, como aumentar a privacidade em determinados ambientes, ou até mesmo para ampliar o espaço que antes se mostrava ocioso.

Para famílias que tiveram dois filhos e apenas um quarto para eles, assim que se tornam adolescentes a necessidade de maior privacidade aumenta.

Com o uso de divisória de gesso para quarto é possível obter um resultado satisfatório. Este material permite a divisão de um único espaço em dois, sem a necessidade de ampliação de paredes ou ainda da contratação de mão de obra específica para quebrar paredes.

Até mesmo em apartamentos a aplicação deste material permite a criação de ambientes de trabalho ou divisão entre sala de estar e sala de jantar.

Assim, uma divisoria de ambiente pode ser a solução ideal em casos em que a casa ou apartamento é entregue com todos os espaços sem definição de cômodos, como salas e quartos. Os únicos espaços definidos são a cozinha e o banheiro, por causa da rede de água e esgoto, e em casos recentes, também o gás encanado.

Em edifícios comerciais, que ficam concentrados escritórios e clínicas, estes espaços são adequados de acordo com a necessidade especificada do serviço a ser oferecido.

A facilidade que a divisoria de madeira permite para criar os ambientes necessários mostra que apenas a imaginação é o limite para poder adequar da melhor forma possível áreas de trabalho, salas de reuniões, recepções e salas de espera.

Com a adaptação em área comercial ou área residencial, as divisórias são multifuncionais para os mais diferentes ambientes, criando espaços diferentes, com a privacidade necessária para cada momento.

Como há diversos modelos no mercado, é possível escolher entre o material e até mesmo o posicionamento de portas e janelas.

Isso permite não apenas dividir os espaços, mas também manter a saúde do interior da construção, como projetado desde o início.

As possibilidades oferecidas pelo mercado de divisórias são variadas e permitem não apenas dividir os espaços, mas também:

  • Deixar o espaço corporativo mais sofisticado;
  • Isolar de forma acústica ambientes opostos;
  • Privacidade em quartos ou salas de reunião;
  • Conforto térmico com espaços mais aconchegantes.

Decoração deve acompanhar os projetos

Os projetos arquitetônicos devem ser feitos de acordo com as necessidades de espaço e convívio entre as pessoas que irão usufruir, como uma família ou uma equipe de trabalhadores, em um escritório.

Por isso a decoração ambiente também deve ser um fator a ser considerado para que não haja interferência entre os cômodos e salas que fazem divisão de paredes ou divisórias.

A instalação de forro de pvc imitando madeira no teto é uma solução rápida e eficaz para o isolamento acústico e conforto térmico, pois proporciona um ambiente único, sem barulhos alheios ao espaço em que se será instalado.

Um aparelho televisor ligado não vai incomodar que está no cômodo ao lado, com um rádio. Ou em uma sala de reunião, o assunto não será espalhado por todo o escritório, relegando apenas a quem de fato interessa.

A instalação de uma sanca de gesso entre a parede e o teto pode deixar o local ainda com mais charme e elegância, podendo fazer diversas adaptações com a iluminação do local.

Isso permite deixar o ambiente com uma claridade que ajuda nas atividades diárias de criação e trabalho, ou luzes mais amenas, que permitem o descanso e o aproveitamento de tempo ócio, tão necessário ao final de um dia cansativo.

A pintura também é algo que deve ser levado em consideração quando é feito a composição do ambiente.

Para isso, o mercado oferece o grafiato envelhecido, que sugere uma aparência mais rústica e pode ser aplicado em ambientes mais descolados, como casas de campo e bangalôs à beira da praia.

Como é um material resistente às mudanças de temperatura, este tipo de pintura permite que as paredes não precisem passar por tanta reforma.

Independente do espaço disponível, as divisórias facilitam a adequação de locais que precisam de novos cômodos, com economia de tempo e dinheiro.