Um guia importante sobre arames e cabos de aço

Usados na construção de diversas estruturas e edificações, os arames e cabos de aço são materiais presentes em diferentes obras, e ajudam em seus fortalecimentos, segurança e isolamento de espaços.

Por isso, é imprescindível que sejam escolhidos produtos mais resistentes e duráveis, para que uma troca constante não tenha que ser feita, levando os investimentos a um valor mais alto do que o esperado, causando prejuízos.

Possuindo uma diversidade de modelos, esses produtos podem ser adaptáveis em relação à sua função e o local em que será instalado, visto que neles é possível encontrar diferentes componentes, que se adaptam a cada espaço. Por isso, é importante uma escolha correta e bem pensada.

Entendo mais sobre os cabos de aço

Os cabos de aço são feitos da junção de arames, que por sua vez possuem como matéria-prima o aço, juntamente com uma pequena quantidade de outros componentes.

Podem ser encontrados em diversos modelos, podendo ser adaptado a diferentes ambientes.
Contendo diferentes itens em sua composição, é importante ressaltar que o teor de carbono nos cabos varia de acordo com o fabricante.

Já a presença de manganês e Fósforo + Enxofre apresenta uma quantidade fixa, o primeiro com 0,6% e a combinação, não excedendo 0,03%, visto que uma maior quantidade pode interferir na característica maleável.

Além disso, alguns produtos podem conter uma pequena quantidade de cobre. A escolha de qual modelo varia em relação à sua função e ambiente em que estará submetido.

Um exemplo de produto é o Cabo de aço revestido. O modelo possui uma camada externa revestida, geralmente, com PVC ou nylon. Esse tipo de cabo é muito indicado para ambientes que podem causar a corrosão do material. Ideais para:

  • Controles Industriais;
  • Esteiras de transportadoras;
  • Indústria automobilística;
  • Domésticos;
  • Equipamentos de ginástica;
  • Abatedouros industriais;
  • Entre outros.

É importante que se atente a todos os itens do produto, entre eles, as Propriedades do aço, sendo escolhido o que mais se adequa à função dentro da obra. Para que o cabo não seja estragado facilmente é importante que se tenha alguns cuidados.

Por exemplo, o cabo deve ser enrolado corretamente, a fim de não apresentar deformações permanentes que podem interferir no cumprimento de sua função, visto que seu formato inicial nunca poderá ser recuperado. O uso de cabos defeituosos podem causar graves acidentes.

Caso o comprador busque por um modelo ainda mais forte, aconselha-se a compra de um aço que passou pelo processo de Têmpera e revenimento.

Apresentando um bom alinhamento entre dureza e resistência mecânica, esse tipo de aço é mais forte que os convencionais.

Além disso, eles possuem um menor índice de distorções e trincas, problemas que podem levar a perda total do material, visto que seu uso nessas condições é considerada de alto risco.

Outra possibilidade de modelo que possui essas características são de cabos de Aço 1045, um modelo que além dessas vantagens apresenta uma melhoria significativa no processo de usinagem.

Escolhendo o tipo correto de arame

Também contendo como material base, o aço, os arames podem ser mais finos que cabos já citados, mas, mesmo assim, apresentam grande importância para obras, estruturas e até para o isolamento de espaços.

Um dos modelos mais procurados no mercado é o Arame recozido. Esse tipo de arame pode apresentar propriedades mecânicas mais uniformes que os arames convencionais. Eles são ideais para canteiros de obras, visto sua maleabilidade.

Também são mais indicados para operações de conformação mais profunda. Assim, devido a seu fácil manejo, o serviço se torna mais rápido e prático, apresentando, consequentemente, grande índice de vendas.

Sendo disponível em algumas cores, uma delas é do Arame recozido preto que devido à sua cor neutra pode ser instalada em diferentes locais, além de não prejudicar a estética do ambiente.

Resumindo, os fios de aços podem apresentar diferentes funções, mas cada uma delas pode conter necessidades específicas, que podem ser sanadas de acordo com as propriedades do material, por isso, assim como nos cabos de aço, é necessário que o modelo seja escolhido com cuidado, de acordo suas características principais, evitando as trocas frequentes, acidentes ou prejuízos futuros.

Caso esteja em dúvida, é aconselhada a procura por empresas especializadas, que entendam sobre o produto e ajudem aos clientes em uma escolha correta.