Conhecendo como é feito o transporte de água até a sua residência

Uma dúvida frequente, principalmente na infância é como a água chega em nossas casas. 

Por isso, elaboramos este texto para lhe responder este questionamento. Neste artigo também será abordado outros métodos de captação e armazenamento de água potável.

Então, continue a leitura e saiba como é feito o processo e outras maneiras de armazenamento de água para uso domiciliar.

Processo inicial de captação

Primeiramente, há um processo inicial de captação da água em meio hídrico, por meio das represas.

Em seguida, a água é levada para uma estação própria de tratamento de água.

Nessa estação, a água passa por um coagulante, que faz com que os elementos sólidos presentes na água comecem a se aglomerar em tanques de concreto, se transformando em grandes flocos pesados.

Juntamente à isso, o carvão ativo entra em funcionamento para tirar possíveis gostos e odores da água.

Floculação e decantação

Posterior a isso, a água vai para um processo de floculação, ou seja, uma mistura lenta que forma os flocos com as partículas.

Pois bem, aí chega o processo que chamam de decantação, na qual a água segue para grandes tanques e permanecem lá para a separação destes flocos de sujeira.

Após essas etapas de tratamento, a água é devidamente armazenada em grandes reservatórios de distribuição, para serem encaminhadas para os bairros.

Então, a água segue para tanques que contêm areia e carvão antracitoso para filtração e retenção de algum elemento indevido de sujeira que ainda esteja na água.

Desinfecção e fluor

Por fim, é feita uma desinfecção e fluoretação, adicionando o cloro no líquido para eliminar germes nocivos à saúde e para que a qualidade da água seja garantida, até que chegue nas residências.

Por fim, a água é encaminhada para as residências. A água é aduzida por gravidade para os reservatórios e então é distribuída por toda a cidade por meio da rede de tubulação.

Após, a água é direcionada à caixa d água das casas para então ser consumida pelas pessoas.

Esse é o processo! Agora vamos ver algumas informações sobre medição de consumo de água, captação e armazenamento da mesma.

Caixa uma sabesp

Este dispositivo, é uma caixa provida pela sabesp ou devidamente comprada em depósitos de construção, que tem o intuito de prover a medição por técnicos da empresa sem que cause alguma interferência na rotina do morador.

Caixa uma sabesp, para ser instalada precisa da autorização da empresa, que verificará se o equipamento cumpre os requisitos por ela determinados.

Cisterna residencial enterrada

Esse equipamento muitas vezes se mostra útil para locais onde se consome muita água ou mesmo em locais do Brasil onde a seca é realidade constante.

Cisterna residencial enterrada se mostra muito eficaz, quando o assunto é economizar água e reutilizar de forma simples e prática.

Em geral, ela estará escondida, devidamente enterrada e captará a água da chuva, gerando uma boa economia no final do mês.

Apresenta os seguintes benefícios:

  • Economia financeira;

  • Sustentabilidade;

  • Opção para dias de racionamento;

  • Independência do sistema governamental de águas.

Esse é o modelo enterrado, porém você também pode optar pelo modelo de cisterna vertical, que possui uma diversidade de tamanhos e estilos.

Poço artesiano

Outra opção para economia e sustentabilidade é a captação de água por poços artesianos.

Eles são uma espécie de poço perfurado que tem como designação a captação de água natural existente no subsolo.

Ele não depende de bombas, pois com a própria pressão liberada da corrente d’água realiza o serviço de forma natural.

perfuração de poço deve ser feita por um profissional capacitado para o serviço que, em um primeiro momento, pode apresentar alto custo.

Contudo, esse custo logo pode ser revertido com a economia que será feita na residência.

Muitas conseguem ser totalmente independentes de empresas estatais de fornecimento de água, pagando ao final do mês, apenas a taxa de esgoto.

O Poço artesiano pode ser perfeito para você que deseja se tornar independente do fornecimento de água por vias do Estado e que também deseja economizar mensalmente uma representativa quantia de dinheiro.

Bom, após este texto podemos concordar que para que a água chegue até nós, há um grande caminho e muito trabalho a ser feito.

Por isso, por demandar tanto trabalho, devemos consumir a água com consciência e com a devida economia.

A água é um dos bens mais primorosos do planeta e devemos cuidar para que ela continue abundante a todos necessitam dela.