Telas de proteção contra insetos

Uma indústria ou então uma residência tem diversos elementos que permitem que o ambiente fique seguro. Assim, temos os sistemas de combate a incêndio, sistemas de alarmes e outros tipos, tudo para garantir a segurança.

Mas uma das coisas que mais causam transtornos, tanto nas residências, como nas indústrias, é o fluxo de insetos.

Eles podem causar acidentes e também criar contaminações nos processos, além de transmitir algumas doenças, como o caso da picada dos mosquitos aedes aegypti que podem transmitir a dengue, a zika e também a chicungunha.

Dessa maneira, as indústrias e também as residências, precisam buscar soluções eficientes para que esses insetos não entrem e não causem problemas.

As telas mosquiteiras

Uma das soluções encontradas foi a produção de tela mosquiteira, que nada mais é do que as telas que bloqueiam a entrada de insetos, tanto voadores, como rastejantes e outros tipos.

Em ambientes onde há manutenção e movimentação de alimentos ou medicamentos, o uso da tela mosquiteiro é obrigatória por lei.

Quem é responsável pela fiscalização do uso dessas telas é a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Em alguns momentos do ano, há um aumento do número de insetos, que podem gerar incômodos que causam prejuízos ao local.

Isso ocorre quase sempre por conta das variações climáticas, como o calor e o aumento da umidade, que faz com que os insetos aumentem.

Telas mosquiteiras: considerações

A aplicação da rede de proteção contra insetos para as indústrias e residências pode ter diversos benefícios, como evitar a contaminação de processos e também a prevenção de doenças.

Quando se trata de locais de manipulação de alimentos ou então de medicamentos, é aconselhado que a tela de proteção siga algumas considerações.

A tela contra insetos deve estar nas portas, e também nas janelas que têm contato com o mundo exterior, além disso, é importante fazer a colocação de modo a garantir a retirada dessa tela para fazer a manutenção como a limpeza.

Além disso, as telas precisam ser mantidas conservadas em bom estado e também possuir aberturas limitadas e um padrão sempre pré-determinado.

O tamanho do orifício da tela também é um ponto importante, pois é o furo que vai determinar a quantidade de ar que irá passar da tela para o ambiente.

Assim, furos muito pequenos impedem a ventilação do ambiente, e em caso de dias quentes, o ambiente tem a possibilidade de ficar muito abafado. Por isso que é recomendado que o tamanho dos furos comecem pelo tamanho de 2 mm.

A tela mosquiteira campinas é importante para proteger as casas e residências principalmente à noite, em que os insetos costumam intensificar suas atividades, dessa maneira, esses tipos de redes de proteção evitam a presença deles.

Tipo de tela mosquiteiro

Uma das telas que vem chamando a atenção de indústrias e residências é a tela mosquiteira recolhível. Isso porque é uma das mais modernas do mercado, e oferecem um grande custo-benefício pelas qualidades que oferecem.

Esse tipo de tela tem algumas características, como:

  • Sistemas de freio que garantem o recolhimento suave da tela;
  • Fechamento e abertura com facilidade;
  • Perfil em alumínio com pintura eletrostática;
  • A tela mosquiteira com fibra de vidro com PVC.

Assim, temos no modelo recolhível, as telas:

1. Telas mosquiteiras recolhível vertical

Tela que é colocada de modo que seu recolhimento acontece de forma vertical, para uma parte superior.

É o modelo mais usado no mercado. As molduras são encaixadas dentro do vão das janelas ou então um espaço onde se coloca a tela.

O recolhimento de tela acontece por meio de uma cordinha, facilitando o manuseio.

2. Telas mosquiteiras recolhível horizontal

Possuem quase as mesmas características da vertical, porém, é mais indicada para locais estreitos e com uma altura mínima de 1 metro.

É também aconselhado para locais onde o espaço é mais comprido que alto, podendo se usar duas telas horizontais que fecham no meio.

3. Tela mosquiteira recolhível de sobrepor

É um modelo igual ao vertical, porém sua instalação é feita para fora da janela ou então do local. Acontecem em locais em que não é possível instalar a tela por dentro.

Desse modo, vimos que o uso das telas de proteção contra insetos são muito importantes para evitar a contaminação e/ou transmissão de doenças por meio de insetos.