segurança

Sistemas de segurança e personalização

Os condomínios residenciais e conjuntos habitacionais populares estão se modernizando e aplicando elementos estruturais para facilitar o acesso e segurança dos moradores e dificultar a entrada de pessoas não autorizadas nas dependências internas.

O orçamento para a manutenção de uma empresa especializada em segurança privada pode interferir nos custos mensais de famílias.

Pensando em oferecer sempre o melhor, as empresas estão se modernizando e desenvolvendo projetos que dispensam a presença física de profissionais e apela para a tecnologia.

Monitoramento remoto tem custo baixo e praticidade

A comunicação virtual é uma realidade que facilitou a vida de muitas pessoas, nos mais diferentes cenários de atuação.

A percepção de que a presença física pode ser dispensada em condomínios residenciais automatizados, as empresas de segurança patrimonial oferecem projetos personalizados para cada empreendimento imobiliário.

Entre as estratégias adotadas está a portaria virtual, um sistema que integra câmeras de vigilância, profissionais presentes em uma central de controle e o bom senso dos moradores de um condomínio residencial.

Uma das grandes vantagens nesse modelo de negócio está na redução de custos com muitos funcionários que precisam estar presentes 24 horas por dia nas portarias presenciais. Com a atuação da tecnologia tão acessível atualmente, essa tarefa pode ser realizada de forma remota.

Para que os moradores possam entrar e sair tranquilamente, equipamentos como controle de portão automático na garagem.

A entrada social conta com uma fechadura eletronica para portão que pode ser acessada apenas com um cartão de acesso ou a partir da identificação por meio das câmeras instaladas em um lugar estratégico.

A identificação dos visitantes e prestadores de serviço pode ficar sob a responsabilidade das empresas que trabalham de forma virtual, inclusive com a solicitação de dados para a composição de um banco de dados.

Apesar de ser necessário a presença de moradores para a recepção de encomendas e correspondências, esse tipo de serviço tem se expandido e conquistado cada vez mais espaço entre os condomínios residenciais.

Entre as vantagens, podemos destacar:

  • Diminuição em processos trabalhistas;
  • Menor custo com mão de obra;
  • Diversos equipamentos de segurança instalados;
  • Economia de tempo de espera na portaria.

Sistema de trava automatizada garante segurança

A abertura e o fechamento de portas e portões de uso comum são comunicados em uma central remota, identificando se tudo está em pleno funcionamento.

Caso um portão não seja fechado de maneira adequada, o acionamento por meio de um comando externo pode acionar as travas para portao e garantir a segurança patrimonial e dos moradores.

Esse serviço inclui o monitoramento constante de todo o território em que o condomínio está instalado, assim como a passagem de vigilantes motorizados a todo instante no entorno do local.

Sendo assim, os ambientes não dependem exclusivamente de equipamentos eletrônicos e monitoramento remoto. É um conjunto de serviços que estão à disposição dos moradores, visitantes e prestadores de serviço.

Além disso, há duas figuras centrais que fazem parte do ambiente condominial: o zelador e o síndico. Em conformidade com os moradores, ambos podem ser responsáveis por tarefas simples, como a verificação da trava elétrica para portão e o funcionamento das câmeras de segurança em períodos determinados.

Aproveitamento de área requer cuidados específicos

A segurança patrimonial é uma preocupação de todos os condôminos, mas há algumas situações que o morador é o único responsável, levando em consideração que alterações realizadas são em benefício próprio.

Para melhor aproveitamento de áreas externas, como varandas e sacadas, o proprietário de um apartamento pode solicitar um projeto para a criação de um espaço a mais, podendo ser destinado para:

  • Sala de TV;
  • Escritório residencial;
  • Varanda gourmet;
  • Discoteca e biblioteca.

Se as regras do condomínio permitirem e a construtora não observar nenhum problema estrutural, é aprovado o fechamento de sacada em vidro, tornando um espaço melhor aproveitado e com toda a proteção necessária nesse tipo de espaço.

O material utilizado é de alta resistência, tanto a estrutura das esquadrias quanto o vidro empregado para manter a transparência do ambiente.

A matéria-prima de metal é reforçada com aço inoxidável, o que garante baixa oxidação e fácil manutenção, e os vidros recebem uma película protetora que impede a passagem de raios UV que podem prejudicar a superfície dos móveis.

As varandas de vidro se tornaram uma tendência cada vez mais presente nos condomínios residenciais em formato de torres prediais, promovendo um visual único e exclusivo para os moradores, nas mais diferentes situações.

Por fim, vale destacar que essas áreas externas que são readaptadas também podem receber uma fechadura adequada para evitar o acesso de crianças e idosos. É uma forma de garantir a segurança dos moradores e visitantes com uma soluções prática e simples.