construção

Sistemas construtivos: as diferentes estruturas em obras

Uma construção tem diversas etapas e, em cada etapa, é desenvolvida uma parte da obra. Assim, há as etapas de formação de instalação elétrica, parte de instalação hidráulica, parte da estrutura em que é necessária a utilização de estaca raiz e assim por diante.

Por causa desses diversos detalhes, muitas vezes não sabemos qual o melhor tipo de construção a ser feita ou quais são as estruturas mais usadas nos projetos de construção.

Por isso, é de suma importância entender algumas estruturas para que o projeto tenha uma definição mais adequada.

As estruturas presentes nas construções podem ser várias e feitas com diversos materiais, como concreto protendido, estrutura metálica e outros elementos. Além dos materiais, é importante conhecer os modelos de estruturas, como as lajes.

Sistemas de construção

Para construir algo com qualidade, é muito importante primeiro escolher que tipo de construção será feito. O método mais usado no país hoje é o de alvenaria convencional, em que é preciso o uso de bate estaca, e materiais mais antigos.

Porém, com o advento da tecnologia, novas estruturas foram sendo desenvolvidas e aplicadas em diversos tipos de construções. Entre elas, podemos citar algumas, como:

  • Alvenaria convencional;
  • Alvenaria estrutural;
  • Steel Frame;
  • Paredes de concreto.

Sistemas de alvenaria

As edificações de alvenaria são comumente chamadas também de alvenaria de vedação e são formadas por diversas estruturas como vigas, pilares e lajes de concreto.

Todos esses elementos permitem que a edificação fique sustentada. O sistema de alvenaria permite a vedação e a separação de ambientes. Muitas vezes são usados blocos cerâmicos.

Para formação de fundação, é possível usar a estaca hélice contínua monitorada, que funciona dentro da obra, cuja estaca é escavada até o fim e continua sendo perfurada por um trado em formato de hélice.

Da mesma forma que entra, o concreto é bombeado pelo tubo central até a base. Isso permite uma fundação sólida e adequada ao sistema de alvenaria.

Alvenaria estrutural

Nesse tipo de alvenaria, há uma união entre a vedação e a estrutura por meio da utilização de blocos cerâmicos. Esse projeto precisa ser bem detalhado e feito dentro dos projetos elétricos e hidrossanitários.

É importantíssimo também fazer a definição dos vãos da edificação de acordo com a modulação existente.

Para colocar em prática esse tipo de sistema de construção, é preciso que a mão de obra seja mais qualificada, já que todas as paredes precisam ser niveladas, pois, caso não sejam, elas podem até ceder e provocar graves acidentes.

Em obras com mais de quatro pavimentos que utilizam a alvenaria estrutural, é recomendado a utilização de barras de aço junto com os blocos.

Steel Frame

É um dos sistemas mais econômicos e tecnológicos e é industrializado e racionalizado. O seu perfil é totalmente feito por perfis de aço galvanizado e, depois, feito por meio de placas cimentícias, madeira ou então drywall.

A grande vantagem desse tipo de sistema construtivo é que ele permite que o canteiro de obras seja extremamente limpo, pois não há geração de resíduos e nem a necessidade do uso de água.

Paredes de concreto

As paredes de concreto possuem um sistema construtivo baseado na formação de estruturas maciças de concreto armado.

Todas essas paredes são formadas por meio de um concretagem com auxílio de fôrmas de madeira ou então fôrmas metálicas que são montadas in loco sempre de acordo com os projetos arquitetônicos.

Com esses sistemas construtivos, temos as instalações hidráulicas e elétricas embutidas, de modo que não há quebra de paredes e retrabalhos. Esse sistema tem sido usado para construções que têm uma grande demanda.

Esses sistemas construtivos podem usar outros métodos, como a laje pré moldada de isopor e outros modelos.

A importância dos sistemas em uma construção

Os sistemas construtivos são importantes o bom desenvolvimento do projeto e o desempenho futuro de cada parte construída. Cada tipo de sistema se adequará conforme as demandas de cada projeto.

Há projetos mais dinâmicos, que exigem, também, um sistema de construção mais sólido e mais rápido, outros podem demorar mais, podendo usar estruturas mais demoradas e com mais detalhes e assim por diante.

Com isso, cada dia mais, com a tecnologia desses sistemas, como o da hélice contínua, o setor da construção civil alcança resultados cada vez mais precisos e satisfatórios.