chave de segurança

Segurança residencial: metodologias

A residência é um local onde as pessoas sentem segurança, principalmente por estarem em família e também por compartilhar seus desejos, vontades e sonhos. Porém, nem sempre ter uma residência significa que você está seguro.

Por causa de diversos problemas, principalmente as desigualdades sociais, cada vez mais as cidades vêm sofrendo com índices de criminalidade, que obrigam condomínios e casas a aderirem a sistemas de segurança e distribuidor de cftv – circuito fechado de televisão – e outros elementos.

Os elementos de segurança eletrônica foram os principais beneficiados por esses problemas principalmente por ajudarem a resolver esses problemas. Este artigo abordará alguns artigos relacionados à segurança residencial e como se proteger de forma eficiente.

Equipamentos eletrônicos de segurança residencial

Por causa das altas demandas necessitadas nos setores de segurança residencial, empresas desenvolveram inúmeras soluções, e são essas soluções o alvo deste artigo.

Confira, nos tópicos a seguir, algumas das principais formas de segurança residencial eletrônica.

Câmeras de vigilância

Uma camera de segurança é um dos equipamentos mais conhecidos das pessoas, isso porque ela garante que haja um monitoramento constante de diversos pontos e locais do ambiente.

Com o avanço da tecnologia, essas câmeras começaram a ter um sistema de transmissão ao vivo também pela internet, fazendo com que o circuito interno de tv se expanda, tendo uma monitoração de qualquer lugar.

Os locais onde mais se colocam câmeras são:

  • Regiões de entrada e saída;
  • Região dos fundos da residência;
  • Garagem;
  • Quintal.

Além das câmeras comuns, as mais usadas são aquelas que possuem os sensores infravermelhos. Esses sensores são altamente importantes, porque ajudam a captura de imagens quando a luz é escassa ou pouca, de modo que o monitoramento não fique prejudicado.

Todo o sistema de câmeras deve estar conectado a um sistema de gravação, conhecido como DVR – Digital Video Recorder. Isso é feito para assegurar que as imagens sejam verificadas em casos extremos. Esse sistema precisa de um backup remoto, que pode ser na nuvem.

Como dissemos, já é possível o monitoramento via internet por meio de um smartphone.

Alarmes e sensores

Claramente, apenas as câmeras não protegerão sua casa de um provável roubo ou assalto, é preciso também complementar com elementos físicos, como uma cerca de arame, que veremos mais detalhadamente adiante.

Mas um sistema que pode ser de grande auxílio para manter a segurança é o de alarmes e sensores. Esse sistema é espalhado pelo ambiente de modo que seja detectado o movimento das pessoas e seja identificado o que ela está fazendo.

Há dois tipos de sensores. O primeiro é chamado de sensor ativo e é aquele que utiliza uma linha infravermelha fazendo uma cerca que acaba protegendo o ambiente. Nesse caso, há sempre um receptor e um emissor. E caso esse feixe de luz seja interrompido, a central será acionada.

Os sensores de movimento são aqueles que utilizam os ondas de ultrassom para averiguar os movimentos específicos dentro da área. Todo esse sistema está atrelado a uma central de alarme.

Equipamentos físicos de segurança

Além dos elementos eletrônicos, há os elementos físicos como a concertina clipada e outros. Veja os principais elementos físicos de segurança a seguir.

Cercas elétricas

As cercas elétricas são bastante utilizadas, principalmente ao redor da casa, nos muros, especificamente. Isso evita que invasores tentem pulá-los. Além disso, qualquer contato com o material da cerca pode eletrocutar a pessoa.

É possível também atrelar o sistema de alarme à cerca. e, caso o fio da cerca seja rompido, a central é avisada.

Assim, a cerca de arame farpado é uma versão menos robusta desse tipo de cerca.

As concertinas

As concertinas são um tipo cerca de arame farpado, pois elas possuem modelos diferenciados, e são usados para impedir a ação de pessoas mal intencionadas.

Há diversos tipos de concertinas, sendo a concertina dupla uma das mais eficientes, trata-se de arames farpados enrolados duplamente.

Muitas concertinas são atreladas às cercas elétricas, formando uma camada dupla de proteção e fazendo com que invasores pensem duas vezes antes de tentar invadir a casa ou o condomínio.

A concertina possui uma estética um pouco rústica, porém é altamente eficiente.

Dessa forma, vimos que a segurança residencial pode contar com diversos elementos. A junção de todos eles permite a composição de um sistema altamente eficiente e seguro para todos.