Se pode ter uma casa inteligente, não se conforme com pouco

A tecnologia nos acompanha em cada passo que damos dentro e fora de nossa casa. Facilita o trabalho, os trâmites burocráticos, leva as compras para casa, e dentro dela pode facilitar muito o trabalho doméstico, dando segurança, economizando energia e muito mais. 

Ter uma casa inteligente deixou de ser uma ficção para se tornar quase uma necessidade, e a automação residencial, o conjunto de sistemas e soluções tecnológicas torna-o possível: permite-nos automatizar a nossa casa.

Um negócio que movimentará muitos milhões em 2022, segundo cálculos do setor e dependendo do que automatizamos, a qualidade do equipamento e a dimensão da casa podem custar-nos a partir de 800 dólares, no caso de um pequeno apartamento.

Entretanto, pode custar 2700 se for uma moradia unifamiliar ou superior a 20,000 se optarmos por um sistema completo de gama alta para uma grande casa ou chalé. Basta seguir algumas dicas antes de transformar sua casa em uma smart home.

Antes de automatizar a sua casa, informe-se, consulte um profissional especializado e peça um orçamento, porque nem sempre é necessário automatizar totalmente a sua casa, mas apenas algumas áreas ou elementos específicos, de acordo com as necessidades.

Numa casa digital, alguns elementos podem se comunicar entre si e devem ser ativados e controlados remotamente de qualquer lugar com um computador ou telefone celular, por exemplo, os seguintes:

  • Eletrodomésticos;
  • Sistemas de climatização;
  • Iluminação;
  • Abertura e fecho de persianas, janelas e portas;
  • Sistemas de áudio e vídeo;
  • Sistemas de segurança como alarmes, detectores de presença, gás e água.
  • Entre outras coisas.

Para que todos os dispositivos recebam todos os seus pedidos, utilize o Speedtest para garantir que a velocidade da sua ligação à internet é a adequada.

Dependendo dos dispositivos que instala e das zonas que pode digitalizar, pode programar e controlar a iluminação (acender/apagar) ou a sua intensidade, além de outros diversos itens de uma casa, por exemplo:

  • A máquina de lavar;
  • A máquina de lavar louça ou o aspirador;
  • Automação de persianas;
  • Irrigação de jardins e terraços;
  • Aquecer a casa ou ligar o ar condicionado;
  • Registrar a consequente poupança nas contas de energia, entre 20% e 40%.

Uma questão que não devemos ignorar atualmente, considerando o aumento dos preços das matérias-primas e da conta de luz. Dispositivos como medidores inteligentes de consumo ou análise de consumo nos permitirão otimizar o uso de energia e manter os bolsos livres de sustos.

Segurança em casa acima de tudo

Uma das nossas principais preocupações é garantir a segurança do nosso lar. Existem muitos sistemas de segurança de automação residencial.

Câmaras de vigilância e alarmes são duas das soluções mais utilizadas, mas existem outras que são mais e muito úteis, especialmente para segurança de residências ou quando se vai passar longos períodos fora de casa. 

Existem sistemas que permitem simular a presença dentro de casa, levantando as persianas e baixando-as à noite, programando o controle das luzes. Uma forma de afastar potenciais intrusos.

Também podem ser instalados sensores de presença, que detectam automaticamente a entrada de pessoas indesejadas. Além disso, podem ser instalados sistemas que detectam vazamentos de fumaça, gás ou água.

Outra vantagem da automação residencial é que a maioria dos aplicativos de vigilância podem ser sincronizados com o celular e ter controle em todos os momentos e em qualquer lugar do que está acontecendo em nossa casa.

Ou seja, algo muito útil também para monitorar o que nossos animais de estimação fazem ou o cuidado de crianças e adultos. Em caso de alguma anomalia ou acidente, podemos receber um aviso ou ativar uma chamada de emergência, ou mesmo contactar a Polícia.

Encontre compatibilidade

Embora levar a automação residencial para dentro de casa seja cada vez mais fácil, é necessário levar em consideração alguns aspetos que podem evitar falhas. O mais importante talvez seja o que tem a ver com a compatibilidade dos aplicativos que vão acabar sendo instalados.

A automação residencial não é apenas escalável, mas também permite que você acabe conectando algumas funcionalidades com outras, alguns elementos da casa com outros.

Por isso é importante se certificar de que os sistemas a serem instalados contam com códigos suficientemente estendidos para serem compartilhados por outros aplicativos que se podem querer no futuro.