Saiba tudo sobre vidros e o seu uso na construção civil

O vidro é, certamente, um dos itens mais utilizados em uma obra, sem falar nos variados tipos de objetos e ferramentas que necessitam desse material para serem produzidos.

Por isso, a construção civil se beneficia diariamente das vantagens do vidro, para a obtenção de estruturas promissoras e resultados satisfatórios. Eles podem ser empreendidos de diversas formas, ainda mais com os avanços no setor da vidraçaria.

Com diferentes modelos, tamanhos, formatos e funcionalidades, eles se dividem por uma série de questões, mas todos procuram fornecer o mesmo desempenho e conciliar na montagem estética de uma ambiente, que sempre se torna mais charmoso com a aplicação correta de elementos vítreos.

Nesse artigo, confira como telhado de vidro pode ser uma alternativa para sua residência ou seu negócio. Além disso, saiba mais sobre a instalação dos dispositivos, atualmente disponíveis e como eles podem auxiliar em questão de resistência, segurança e estética.

Resistência máxima

Muitos sistemas, como de  elevadores e nas casas recobertas por vidro, exigem a introdução de placas fortalecidas, que suportem uma série de possíveis impactos vindos do ambiente externo.

Isso garante a segurança do interior do local, preservando não só patrimônios, mas também a vida humana. Por isso, vidros temperados e laminados, são muito comuns na construção civil, já que são considerados vidros de segurança.

Como resistem a fortes impactos, evitam que a movimentação de ferramentas e equipamentos no ambiente de uma obra comprometa a estrutura em construção.

Fabricação e uso

Muitas vidraçarias realizam a produção de vidros temperados, de acordo com as exigências dos órgãos competentes, o que vai gerar um produto de alto padrão de qualidade.

Para isso, são utilizados quatro fornos automatizados de têmpera horizontal, de forma que as faces externas das placas possam ser comprimidas com uma mudança brusca de temperatura.

Da mesma maneira, a parte interna se expande, fazendo com que o material se torne cerca de cinco vezes mais resistente e durável. Não é fantástico?

O vidro laminado, por sua vez, é feito a partir de um processo totalmente automatizado, onde duas camadas de vidro são fixadas uma à outra, gerando um produto eficaz na proteção UV, na segurança dos usuários e até na redução dos ruídos externos.

Fachada dos sonhos

Você certamente já viu aqueles prédios enormes, extremamente modernos, que refletem praticamente a imagem integral do céu em sua fachada, não é? O efeito estético da chamada fachada glazing, é um dos maiores marcos arquitetônicos dos últimos tempos.

Afinal, essa suntuosa cortina de vidro colocada na fronte dos prédios, é uma opção também para quem procura desempenhos térmico e acústico de maior qualidade.

A instalação, além de tudo isso, é muito mais segura e prática do que se imagina, em especial com a popularização que torna essse tipo de aplicação cada vez mais acessível e prático.

Basta entrar em contato com vidraçaria na zona sul e solicitar um orçamento. Entre as maiores vantagens dessa aplicação, estão:

  • Fachada mais limpa;
  • Estética impecável;
  • Diversidade de tonalidades, espessuras e formatos;
  • Desempenhos térmico e acústico garantidos;
  • Redução do uso de ar-condicionado.

Cobertura retrátil

Outra maneira de se utilizar os vidros na construção civil é na forma de coberturas retráteis, compostas de placas laminadas ou temperadas, que garantem mais segurança, e proporcionam maior proteção até mesmo em caso de fortes tempestades.

Como possui maleabilidade, as armações vítreas de cobertura de vidro retrátil podem ser utilizadas em vários ambientes, tais como jardins, garagens, áreas de serviço e locais de lazer.

Além disso, sua utilização em construções comerciais também é muito comum, pois esse modelo oferece alta performance com custo mais acessível e instalação mais prática.

Por meio de deslizamento, sem a intervenção de atritos, esse sistema possibilita movimentação mais fácil e oferece até abafamento sonoro, sem falar na proteção e na segurança que garante.

Um dos tipos disponíveis é cobertura de policarbonato, que pode se adequar melhor a uma séride de espaços e demandas por sua praticidade tanto na hora de instalar quanto na manutenção e reposição. Além disso, esses modelos garantem o alto desempenho, buscado na utilização dos elementos vítreos em vários serviços da construção civil.

Garantia de qualidade

Seja qual for sua escolha, é importante ressaltar que ela deve acompanhar as exigências do projeto e garantir que os resultados obtidos serão de maior desempenho e qualidade possíveis.

Para isso, certifique-se de que a equipe envolvida é devidamente qualificada na linha de produção e instalação desses materiais,  oferecendo o serviço completo, ou seja, desde a estruturação e a montagem até a instalação e, por fim, a entrega.