Saiba qual tipo de porta de vidro utilizar

As portas de vidro são muito utilizadas em diversos ambientes, tanto em locais residenciais, como também empresariais e comerciais.

A porta de vidro, além de ter a função de separar e isolar determinadas áreas tanto externas como internas, também se configura como um item que favorece a decoração do ambiente, tornando-o esteticamente mais bonito e arrojado; ademais este tipo de porta também dá a sensação de amplitude no local.

Além disso, as portas confeccionadas em vidro possuem outras funcionalidades, como permitir a entrada de luz solar sem aquecer demais o local, oferecendo maior iluminação do ambiente.

Para muitos, essa é uma vantagem em comparação aos demais materiais como madeira e alumínio, muito comuns na fabricação de portas e janelas.

Características das portas de vidro

Confeccionadas com diversos tipos de vidros, as portas podem ser mais resistentes, como no caso da porta de vidro temperado, na qual o vidro passa por processos químicos e físicos a fim de torná-lo mais duro.

Esses métodos faz com que a porta tenha resistência mecânica, que pode ser até cinco vezes maior quando em comparação a outros tipos de vidro.

Além disso, o vidro temperado tem o grande diferencial com relação à segurança, pois, em caso de quebra, o vidro se estilhaça em diversos fragmentos que não possuem vincos pontiagudos cortantes, evitando acidentes como cortes, entre outras intercorrências.

Outra característica importante atribuída às portas e janelas de vidro temperado é a capacidade de suportar impactos.

Seja para decorar o ambiente ou para ter mais iluminação natural, as portas de vidro são opções que agradam as diversos estilos e se adequam a qualquer tipo de projeto arquitetônico.

Agora que você conhece as portas de vidro mais comuns e as suas peculiaridades, veja alguns tipos de vidro que podem ser empregados em sua fabricação:

Vidro tipo impresso

Este tipo de vidro é muito popular, pois oferece a possibilidade de personalização. Nele é possível inserir diferentes tipos de decoração como desenhos e texturas, que são aplicadas diretamente em sua superfície.

Porém, neste caso, a visualização é bloqueada parcialmente ou totalmente, dependendo da cobertura da área.

Vidro laminado

O vidro laminado é constituído por duas camadas de vidro, nas quais é aplicada uma película em resina ou PVB (polivinil butiral) que é um componente plástico com características elásticas.

Esta película é o que torna o vidro seguro, ou seja, ele estilhaça em vários pedaços, o que evita o risco de cortes.

Vidro jateado

Confeccionado com pós abrasivos, sua aparência é opaca, o que impede a visualização das áreas.

Quais os tipos de portas disponíveis no mercado?

Para você que deseja fazer a instalação de portas de vidro, saber quais os modelos e tipos mais comuns é essencial escolher o objeto mais apropriado a ser aplicado no ambiente.

Confira a seguir os modelos disponíveis no mercado:

Tipo batente

É um modelo de porta de vidro mais comum, com abertura de aproximadamente 102 cm. Este modelo possui dobradiças no batente (eixo vertical) da porta e é indicado para espaços maiores.

Tipo articulado

Também conhecido como porta camarão, este modelo é versátil e pode ser instalado em diversos ambientes. A grande vantagem desse tipo de porta é que ela ocupa menos espaço devido à sua abertura ser pelas laterais.

É ideal quem quer ganhar mais espaço e integrar ambientes pequenos como cozinha e área de serviço.

Tipo deslizante

A porta de vidro de correr também é um modelo frequentemente aplicado por ser adequada a todos os tipos de ambientes – seja na sala, cozinha, varanda, entre outros.

O tipo de abertura da porta favorece a ampliação dos espaços. Além disso, este modelo pode ser fabricado em trilhos com roldanas, um acessório que confere mais modernidade ao item.

Tipo pivotante

Um dos modelos mais atraentes de portas de vidro, possui abertura ampliada que pode chegar a 10 cm do lado que gira.

Moderna, a porta de vidro pivotante, apesar ser mais sofisticada, é muito simples de ser instalada.

Em projetos arquitetônicos mais ousados, este modelo é empregado como uma porta de vidro para cozinha, desde que esta tenha as dimensões adequadas para sua instalação.