Saiba como ter piscinas melhores

As piscinas são muito utilizadas em diversos ambientes, cumprindo diferentes funções. No começo de suas construções esse era um artigo que poucos tinham acesso e eram mais utilizadas nas épocas mais quentes do ano como a primavera e o verão.

Com o passar do tempo as tecnologias foram desenvolvidas e a construção da piscina passou a ser mais fácil e, atualmente, as piscinas estão presentes em residências urbanas, chácaras, sítios, academias, escolas, clubes e parques aquáticos.

Dessa forma também o acesso foi expandido à maioria das pessoas e seu uso pode ocorrer durante o ano todo, se a piscina tiver um sistema de aquecedor de água ou possuir toldos e coberturas.

Funções da piscina

As piscinas podem ser construídas em diferentes formatos, cores, profundidade, tamanhos e materiais e um dos critérios que determina isso é a função que a piscina deverá exercer.

De modo geral, há piscinas para:

  • Lazer e diversão;
  • Realização de exercícios;
  • Treinamentos e aprendizado;
  • Procedimentos médicos.

As piscinas de lazer e diversão são voltadas para o entretenimento de seus usuários, são criadas de acordo com o desejo do proprietário e podem ainda possuir acessórios que incrementam a diversão como cascatas e tobogãs – escorregadores que terminam nas piscinas. Esse último modelo é mais comum em estabelecimentos comercias como clubes e parques aquáticos.

As piscinas para realização de exercícios ou procedimentos médicos (fisioterapia) são àquelas presentes em escolas e academias, normalmente esses modelos são aquecidos e possuem algumas características mais padrões como tamanho, profundidade e outras características. Geralmente são utilizadas para prática de atividades físicas como a hidroginástica.

Já as piscinas de treinamento e aprendizado estão presentes nos clubes e escolas especializadas no ensino da natação e demais atividades e esportes praticados na água como natação, polo aquáticos e afins.

Nesses casos, as piscinas possuem formas e padrões específicos, pois precisam estar nos padrões que as regras esportivas estabelecem.

Tipos de piscinas

Atualmente, é possível encontrar no mercado uma grande variedade de piscinas. A mais barata é a piscina de plastico que tem um processo de instalação bem simplificado, uma vez que ela já vem pronta para uso direto da fábrica.

As vantagens desse modelo são:

  • Preço;
  • Fácil de instalar;
  • Possível transportar;
  • Limpeza e manutenção simplificada.

Aqui é importante ressaltar que independentemente do tamanho e capacidade de água que cada piscina de plástico comporta, a estrutura precisa atender as necessidades para que acidentes e transtornos sejam evitados.

Já a piscina fibra, que pode ser tanto de vinil como de fibra de vidro, são modelos menos econômicos, uma vez que necessitam de um processo de construção, instalação e manutenções adequadas.

Esses modelos são construídos de alvenaria, ou seja, um buraco de concreto revestido por um material. já as de vinil são revestidas pelo vinílico, esse material é bem resistente, mas para que ela tenha uma longa durabilidade a instalação precisa ser realizada por um profissional qualificado, a fim de assegurar uma boa cobertura, sem rugas e rasgos.

Já as que são revestidas por fibras de vidro possuem uma resistência maior quando comparadas com as de vinil e são compostas por uma única peça, formadas por filamentos de vidro.

Jacuzzi

As jacuzzis são piscinas de hidromassagem, como modelos para até 7 pessoas, equipadas com uma tecnologia que permite jatos de água.

Esse modelo é mais utilizados em Spas e locais para relaxar e podem ser instaladas tanto em um ambiente externo quanto interno.

O principal benefício desse modelo é a massagem proporcionada pelos jatos de água, também por isso esses modelos precisam de equipamentos para operar, sendo específicos para piscinas.

Um dos equipamentos para piscina jacuzzi funcionar é o seu sistema de filtração, aquecimento e desinfecção, pois são eles que permitem manter a água limpa e com uma temperatura constante.

Manutenção

Cada modelo de piscina exige uma manutenção especifica que ocorre de acordo com a frequência e quantidade de pessoas que utilizam esse recurso.

Entretanto, alguns acessórios que compõem o espaço no qual a piscina está, principalmente as residências, podem contribuir com a limpeza e conservação das piscinas.

Nesse contexto, o deck de piscinas residenciais – que são instalações construídas ao em torno das piscinas e podem ser construídos de diversos modelos e materiais, são os mais comuns quando feitos de madeira – são instalados para garantir mais segurança e agregar beleza e sofisticação ao local.

Além dos decks temos também as coberturas que impedem a passagem de sujeiras e ajudam a conservar o ambiente por mais tempo.

Atualmente um dos modelos mais usado é a cobertura em policarbonato. Apesar disso, cada projeto permite a utilização de diversos materiais e modelos, isso vai depender de cada propriedade e função da piscina, isso sem mencionar o gosto do proprietário.