Saiba mais sobre o reparo na placa do ar condicionado

O aparelho de ar condicionado proporciona um ambiente climatizado e agradável, gerando conforto e bem-estar na medida.

Porém, sem a limpeza e manutenção adequadas, o ar condicionado pode se tornar um risco a saúde.

Isso acontece porque o aparelho absorve toda sujeira que está presente no ar do ambiente, poeira, fumaça, poluição entre outros.

Como o ar condicionado fica em um ambiente fechado, está exposto constantemente ao acúmulo de poeira e outras impurezas que pode obstruir os filtros e turbinas diminuindo a eficácia do equipamento.

A manutenção preventiva evita esses problemas.

Além disso, contribui acumulo e multiplicação de colônias de ácaros e bactérias que são lançados no ambiente, podendo causar sérios problemas respiratórios e alergias em quem frequenta o ambiente.

Geralmente, a maioria das pessoas só começa a se preocupar com a manutenção do equipamento quando o aparelho começa a apresentar defeitos ou mau cheiro.

Porém, a manutenção preventiva, além de gerar benefícios de limpeza de ar condicionado de janela, já que os filtros são trocados quinzenalmente, deve ser feita por um técnico autorizado.

A maioria das empresas prestadoras de serviços de instalação e manutenção, além de limpeza de ar condicionado, não têm experiências em consertos de placas eletrônica de ar condicionado, orçando a troca da placa com custos altos e arriscados

Atualmente, o sistema de condicionadores de ar split, embora seja uma ótima opção com o decorrer do tempo de uso.

Começam a apresentarem problemas em seus sistemas, com isto, gerando manutenção e consertos nas placas eletrônica externas, situadas nas condensadoras dos modelos de ar condicionado split.

Alguns problemas

Ao longo da vida útil do ar condicionado, é normal o surgimento de problemas, o que precisa ser observado é o tipo de defeito e a recorrência dele.

Pois pode definir se o aparelho pode ser consertado ou significa a sua substituição.

conserto de placa de ar condicionado, quando feito logo, ajuda a mantê-lo por mais tempo. Muitas vezes, o problema apresentado pode ser resolvido por um técnico da área e não sai tão pesado para o seu bolso.

Em outras situações, porém, além do desgaste pessoal, o preço pode ser alto o suficiente para ser mais interessante trocar o ar condicionado.

Um dos indícios de problemas é o maior consumo de energia, quando o aparelho está sujo acaba forçando o compressor, para conseguir esfriar o ambiente, neste caso, a recomendação é a troca do aparelho.

Outro indicio de que o aparelho não está funcionando corretamente, é o surgimento de ruídos bem altos e frequentes do que os costumeiros, neste caso, também é melhor a substituição do ar-condicionado.

Não é por qualquer problema que você precisa trocar o ar condicionado, mas se consertá-lo está gerando dor de cabeça e muitos gastos, está na hora de comprar um novo modelo.

Vale muito a pena investir em opções ecológicas, econômicas e capazes de oferecer mais conforto para sua casa.

A manta filtrante é responsável por realizar a filtragem do ar que entra no aparelho, quando funciona de maneira adequada é capaz de evitar problemas.

Existem diversos tipos de filtros mantas, cada um mais adequado a determinada necessidade, podem ser fibra de vidro, carvão, poliéster entre outros.

Existem também vários modelos de filtro de ar, cada um indicado para uma finalidade específica.

O filtro multibolsa é mais indicado para locais em que o volume de vazão de ar é alto e a concentração de partículas a serem retidas é bastante expressiva.

Este filtro é feito de microfibras sintéticas, que são dispostas de modo a garantir que as fibras tenham uma densidade progressiva, com retenção das maiores para as menores partículas.

Normalmente, a moldura de sustentação do filtro é feita com alumínio, inox ou chapa de aço galvanizada.

As bolsas são separadas por perfis metálicos, que conferem ao sistema ótima condição de estabilidade e resistência mecânica.

Benefícios da limpeza do ar condicionado

  • redução do consumo de energia;
  • aumento da vida útil;
  • melhoria da eficiência;
  • redução dos ruídos;
  • maior conforto;
  • redução de problemas;
  • ar mais saudável e de qualidade;
  • adequação do estabelecimento à legislação brasileira.

Os principais cuidados no que diz respeito à limpeza do ar condicionado, devem ser realizados da seguinte forma: a Limpeza dos filtros de ar e da bandeja de condensado, deve ser realizada mensalmente ou em caso de troca, deve ser realizada trimestralmente.

Já a limpeza do umidificador, a cada três meses e o ventilador a cada semestre.

Para encontrar mais algumas informações você pode pesquisar “conserto de placa de ar condicionado split “, por exemplo, no Google.