reformas

Reformas residenciais: melhorando o acabamento

Quem tem uma casa ou apartamento há algum tempo, em um dado momento pensou em reformas de um espaço inteiro ou cômodos específicos. E, muitas vezes a decisão de reformar acontece e não se sabe por onde começar.

Bem, a primeira coisa que precisamos entender é que reformar uma casa não é agendar uma limpeza de colchão, não que não podemos colocar isso como parte da reforma, entretanto, não se trata do processo como um todo.

Reformar é dar uma nova visão àquilo que você considera ultrapassado, desta forma, para começar a colocar em prática esse objetivo é preciso entender onde sua obra vai começar.

Identificando o tipo de reforma

Sua reforma pode consistir na troca de pisos, na impermeabilização de cadeiras, na pintura de paredes, na troca de algumas janelas ou portas.

Entretanto, depois de planejar é preciso verificar se não mexerá com a estrutura do prédio (em caso de apartamentos) ou das casas vizinhas, sua reforma poderá ser realizada sem uma autorização prévia da Associação do Bairro ou do síndico, no caso de condomínios.

Agora, se a sua reforma afetar algum aspecto estrutural, é essencial seguir algumas regras para que a obra seja autorizada e possua um devido alvará de execução. Dependendo do local onde ocorrerá a construção, também será necessário uma licença ambiental.

O que é necessário para licenciar reformas?

Como citado, se a sua reforma consistir em modificações que não afetam a estrutura da construção, como, por exemplo, a instalação de persiana rolô sob medida, todo o processo pode seguir sem a necessidade de um alvará.

Caso ela afete, mesmo que minimamente, a estrutura do local, é essencial seguir alguns passos para o licenciamento como por exemplo:

  • Ter um projeto estrutural;
  • Ter um cronograma da obra;
  • Ter um plano para descarte de entulho;
  • Horário de começo e término dos trabalhos.

O projeto estrutural é o que demanda mais tempo, pois deve ser feito com o auxílio de um profissional, como arquiteto ou engenheiro civil. Um projeto estrutural, ou chamado também de programa de reforma, precisa conter:

  • Descrição dos projetos e análises técnicas das implicações que a obra terá;
  • Descrição completa das principais características da execução das obras de reforma;
  • Descrição dos processos legais das etapas da obra que precisa de documentos para sua permissão, perante a municipalidade e também para o condomínio;
  • Registro documental da situação do prédio ou das casas da vizinhança antes da reforma, e também dos serviços pós-obra.

Reformas residenciais: melhorando o acabamento

As reformas que mexem com a estrutura são poucas se comparadas aos processos que trabalham com o acabamento.

Isso porque quando uma reforma é proposta visa resolver um problema estrutural (geralmente em casas mais antigas) ou mudar o acabamento, de forma a alterar os revestimentos e as esquadrias do local.

A principal troca de revestimentos é com relação ao piso e ao azulejo. No que diz respeito aos revestimentos, nos últimos tempos, uma tendência que vem ganhando espaço em casas, apartamentos e varandas, que é a colocação de piso de madeira.

O piso de madeira é procurado, principalmente, pela capacidade de proporcionar ao local em que ele é instalado elegância e conforto, além de ter grande durabilidade.

Os tipos de revestimento de madeira que se pode encontrar são:

Assoalho de madeira

Esse é o revestimento que demanda mais orçamento, pois é feito com chapas grandes de madeira pura. São pisos pesados, bem cuidados e que permitem um completo revestimento da área.

Pisos laminados

Os pisos laminados são feitos com camadas ou lâminas que garantem sua durabilidade, são fáceis de instalar, pois sua aplicação é em um sistema macho e fêmea.

Os laminados já possuem acabamento, não precisando da utilização de verniz ou outro tipo de revestimento como cera.

Além dos revestimentos, em uma reforma de acabamento as cores e os modelos de cortinas e persianas são sempre alterados, principalmente para combinar adequadamente com o novo estilo do ambiente.

E a cortina ou a persiana auxiliam na troca de atmosfera do local, deixando mais claro, escuro, aconchegante e assim por diante.

Independente de qual tipo de processo seja feito, reformar sempre é uma aventura que vale a pena, isso porque nosso lar e nossa casa é um lugar que merece todo o carinho, afinal, confiamos as nossas vidas nela.