Ramos industrial e civil: a importância dos equipamentos certos e dos laudos adequados

O segmento da construção e engenharia civil é um dos mais importantes do país. Quando ele está em alta, há uma série de outros setores e nichos que acompanham a tendência.

Isso se dá, sobretudo, em torno do consumo de materiais voltados para duas frentes menores, quais sejam: a da reforma doméstica e a de pequenas empreiteiras.

O grande mercado da construção, por seu turno, engloba as maiores empreiteiras do país e a prestação de serviços mais especializados.

De fato, a locação de equipamentos é um dos segmentos que mais cresce nessa área.

Como as grandes construtoras lidam com altos valores e enormes mobilizações de capital, precisam de certa liquidez financeira para conseguir tocar o projeto em frentes mais burocráticas e complicadas.

Assim, a locação de maquinário e ferramental se apresenta como um excelente solução. Mas não apenas nesse sentido financeiro e estratégico, pois há também vantagens de cunho logístico, estrutural e tecnológico.

Seguem abaixo apenas alguns dos benefícios que acompanham essa modalidade de negociação:

  • Vantagens fiscais, já que os equipamentos não são próprios;
  • O aumento da produtividade e a redução de gastos;
  • A terceirização da manutenção e da consultoria;
  • A renovação constante e a substituição imediata;
  • O controle de custos e a otimização do tempo.

Adiante, ficarão claros alguns exemplos de maquinários pesados que costumam ser alugados pelas empreiteiras.

As plataformas articuladas para construção

Um dos serviços mais requisitados não apenas pelas grandes construtoras do país, mas também por vários setores da indústria e até do comércio em geral é o do aluguel de plataforma articulada.

Também conhecida como plataforma aérea, ou plataforma elevatória, esse equipamento é voltado para a realização de trabalhos operados em alturas acima de dois metros.

Há vários tipos de plataformas, conforme a demanda de cada chão de obra, tipo de terreno ou pátio fabril.

Justamente por isso, a locação é a melhor modalidade a ser praticada pela empresa contratante do serviço.

Ela pode ser alimentada por via elétrica, ou por via de motores de combustão interna.

Além de facilitar o trabalho vertical ou horizontal (é sua qualidade de ser “articulada”), ela pode chegar a alturas de 20 ou até mesmo 25 metros, com toda a segurança de que os operadores humanos necessitam.

A quantidade de obstáculos que podem aparecer durante um projeto é imensurável. Um equipamento que permite ou facilite a mobilidade dos operários com essa fluidez é de utilidade inegável.

Uma das maiores vantagens do modelo articulado é que, mesmo em terrenos acidentados, é possível fixar a base da plataforma e simplesmente acessar os locais de trabalho, por mais altos que sejam, sem precisar mover a base.

Para terrenos acidentados e desnivelados a indicação melhor é a plataforma movida a motor de combustão.

Em caso de serviços operados em locais fechados, pátios e galpões, o indicado é a de tipo elétrico. Confira as vantagens gerais desse tipo de locação:

  • A segurança dos operadores frente a obstáculos perigosos;
  • A melhoria na qualidade de serviços operados em altura;
  • A universalidade da aplicação, tanto para indústrias quanto para engenharia;
  • A otimização do tempo e da força de trabalho.

O papel dos muncks no transporte pesado

Assim como as plataformas articuladas são voltadas para serviços difíceis em termos de altura, os quais seriam impossíveis de serem realizados apenas pela força de trabalho humana, há outras alternativas no que diz respeito ao transporte de cargas pesadas.

A quantidade de construtoras que pesquisam e solicitam o munck para alugar reflete o tamanho dessa carência.

O caminhão munck, também conhecido como guindauto, é um tipo de veículo voltado para a área de construção civil e serviços industriais pesados.

O que ele possui é um braço hidráulico de içamento, que permite movimentar cargas que um ou vários operadores jamais poderiam carregar por conta.

Seguem abaixo algumas informações técnicas pertinentes:

  • O chassi pode ser alterado ou sair pronto de fábrica;
  • Os pesos e cargas comportados chegam a 20 toneladas;
  • A extensão do braço munck varia entre 12-30 metros;
  • Indicado sobretudo para construção civil e indústrias, etc.

Cumprindo todas as normas na construção

Além de serviços de locação e de equipamentos pesados, há a parte burocrática da construção civil e das indústrias, a parte dos cartorários que envolvem questões legais e diretrizes como as de alvara de funcionamento, pareceres, certificações e laudos.

O mais importante deles é o laudo de reforma NBR 16280, justamente aquele que deve ser assinado pelo engenheiro e sem o qual a obra não pode iniciar ou seguir com a devida autorização e segurança.

Em síntese, a escolha dos equipamentos e laudos adequados impacta diretamente os resultados obtidos no setor de casa e construção.

Pense nisso se quiser potencializar o seu desempenho.