Quais chapas podem ser utilizadas nas construções?

A Chapa de xadrez também é conhecida como chapa de piso e tem a constituição de uma chapa de aço carbono no qual passa pelo processo de laminação quente.

No procedimento é realizada em relevos no qual dão aspectos ao nome da chapa dando origem à sua funcionalidade: ser antiderrapante.

Essa chapa é utilizada para inúmeras situações na construção civil e outras serventias em distintas áreas, como, por exemplo, indústria em geral. Suas aplicações são proveitosas devido à sua função antiderrapante e são usadas em:

  • Escadas e rampas;

  • Pisos de ônibus;

  • Pisos de indústrias;

  • Bases de máquinas e patamares.

A chapa xadrez deve estar de acordo com as normas de segurança da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), pois se acontecer um erro, qualquer que seja, pode acontecer um acidente levando ao óbito.

A ABNT estabelece resistências, tolerâncias dimensionais e outros fatores que precisam no processo de fabricação e qualidade da chapa xadrez.

Na construção civil e na arquitetura, elas recebem outros nomes que realizam a mesma função, isto é, são sinônimos como: chapa de aço carbono para piso, chapa de aço para escadas, chapa para piso antiderrapante, chapa xadrez de aço galvanizado, piso metálico antiderrapante e chapa pé de galinha. Todos esses nomes/chapas significam a chapa xadrez tradicional.

Com relação ao nome, é preciso ter cuidado, porque pode ter vendedores sem boas intenções que podem querer vender chapa com diferentes funções da chapa xadrez, utilizando a retórica de que existem muitos tipos de chapas parecidas.

Atente-se aos nomes e aos vendedores de má fé, se for o caso, consulte outras lojas especializadas.

Conheça as características da chapa antiderrapante

A chapa antiderrapante é fabricada a partir da chapa bruta do aço, assim, adquirir os aspectos de aderência, porque passa por um procedimento de industrialização em máquinas puncionadeiras no qual realiza a estampagem resultando no relevo adequado.

Depois desse processo, a Chapa antiderrapante consegue uma estética diferenciada e mantém uma fácil aplicação e simplicidade do produto.

Muitos setores industriais e comerciais utilizam essas chapas, pois o produto tem um ótimo acabamento e longa, durabilidade, dando segurança e estabilidade para suas finalidades. Ela também apresenta qualidade na estética.

Elas podem ser aplicadas em: fabricação de ônibus, trens e metrôs; composição das carrocerias de caminhões; rampas de segurança dos mais variados locais; estrutura de escadas; pisos industriais; entre outras.

O procedimento de preparação da chapa bruta lisa para a chapa antiderrapante com os relevos é realizado dentro das empresas fabricantes, fazendo adequações conforme solicitadas pelo cliente, com distintos formatos de relevos, furos de fixação e dobras.

Outras chapas: aço e ferro

A chapa de ferro tem papel essencial em muitos setores, seu material é feito com uma chapa de ferro que tem aspectos de versatilidade e resistência, pois passa por vários procedimentos como: a laminação, dobra, conformação e corte, facilitando sua aplicação em muitas áreas industriais.

Ela pode ser galvanizada, tornando-se um material com excelente custo-benefício dentro do mercado.

Vale destacar que a galvanização cria uma camada fina de zinco no qual estende sua vida útil e assegura a proteção contra exposição solar e corrosão.

A chapa de ferro apresenta uma solicitação maior, também, devido ao fato de suportar mudanças repentinas.

Essas chapas podem passar por processos como laminação a frio ou a quente, modificando sua espessura, mas dependerá de sua utilização, desempenhando funções estruturais distintas e garantindo eficiência.

As chapas de aço são ótimas opções de materiais para diversos setores produtivos como, por exemplo, serralheria, de construção civil e de manutenção.

A chapa de aço é conhecida porque possui uma ampla resistência mecânica e resistência maior aos procedimentos de corrosão dos materiais metálicos, pois ela é composta por ferro e aço carbono.

Destaca-se por ser versátil, pois é notável em muitos processos industriais, além de setores como manutenção e construção civil como, também, em segmentos industriais sofisticados, tais como indústria naval e automotiva.

Possui tamanhos e modelos diferentes conforme a solicitação dos clientes.

Geralmente, as empresas fornecem alguns tipos de chapas de aço aos seus clientes como chapa de aço fina a quente, chapa de aço fina a frio, chapa de aço grossa e chapa de aço galvanizada.

Com isso, é possível empregar as chapas em diferentes procedimentos.

Vale ressaltar que para escolher uma empresa fornecedora desses materiais é necessário verificar a reputação dela no mercado de chapas.

Assim, analisar os critérios importantes que envolvem a capacidade produtiva que a empresa tem e a experiência na confecção e distribuição de chapas de qualidade certificada.