Papéis de parede: uma infinidade de opções para a sua casa

Entre a diversidade de opções de estampas, texturas, cores e possibilidades, o papel de parede vem se mostrando como um ótimo recurso na renovação de ambientes.

Sem latas de tintas, odores incômodos, sujeira, e com a possibilidade de transformar a casa inteira em questão de horas – e com muito menos trabalho, esse grande aliado da decoração está de volta, liderando as rodas de conversa quando se trata de paredes decoradas e bom gosto.

Passo a passo para decorar com papel de parede

Ter uma casa onde você sente prazer em estar, e que define bem a sua personalidade, pode ser mais complexo do que se imagina! Por isso é importante considerar a facilidade em decorar paredes de um jeito mais autônomo ou, simplesmente, com menos mão de obra.

Seguindo as dicas de como colocar papel de parede da revista Viva Decora, em primeiro lugar é importante medir o espaço do local onde se deseja redecorar e calcular o m², dessa forma a quantidade de material adquirido é mais precisa, evitando sobras desnecessárias.

É recomendável que a aplicação do papel seja feita de cima para baixo, da extremidade superior na vertical em direção à extremidade inferior – o adesivo de parede deve ser colocado retirando a proteção da cola conforme for aplicado, caso haja formação de bolhas utilize uma agulha para furar e um pano seco por cima deve auxiliar para que a superfície fique uniforme.

A limpeza de cada tipo de papel varia de acordo com a especificação do fabricante, alguns podem receber panos úmidos, outros apenas um pano seco.

Tipos de papéis de parede mais comuns no mercado

Os papéis são comercializados em rolos e em tamanhos que podem variar, porém, o que se encontra com mais facilidade no varejo são os de 50 cm de largura por 10 m de comprimento.

Para estampas, deve-se acrescentar de 10% a 20% em cima do tamanho das medidas, assim na hora de aplicar na parede os desenhos ficam devidamente encaixados.

A arte da decoração não pode ficar apenas por conta da facilidade de lidar com alguns materiais, há o encantamento com as nuances, as cores e, em alguns tipos, até o efeito do movimento – que fica por conta do papel de parede geométrico.

A ilusão de ótica causada é influenciada pela forma como a luz toca cada parte da parede, além dos retângulos, quadrados, losangos, cubos, e outras formas, que combinadas, deixam as imagens em 3D.

Para quem busca ambientes charmosos com ar mais retrô, a inspiração vem dos tapetes Persas e da arte Islâmica – o papel de parede arabesco é uma forte combinação de formas geométricas, que se assemelha ao aspecto das plantas e dos animais, uma padronização infinita que, para o mundo islâmico, traduz-se a visão deles sobre a vida.

O tijolinho oferece ao ambiente um ar de rusticidade e personalidade – cai muito bem para os que buscam uma decoração, da moderna à mais clássica.

O papel de parede tijolinho, para o mundo dos revestimentos, sem dúvida foi recebido com todo tipo de festa e celebração, pois sendo um estilo atemporal – que antes exigia uma mão de obra mais dedicada, agora possui um acesso e facilidade muito apreciados pelos decoradores e clientes.

E, se você está em dúvida sobre a qualidade final, saiba que ela não deixa nada a desejar.

As opções variam desde as cores até as aparências mais rústicas, outros, no estilo tijolinho à vista, com tons avermelhados – bem tradicional, e tem até os em 3D, que com um trabalho bem executado deixa dúvidas nos olhares mais curiosos quanto ao real revestimento escolhido.

Últimas dicas para aproveitar da melhor forma o seu ambiente

Alguns truques utilizados pelos decoradores devem ser lembrados sempre: para ampliar espaços capriche no branco, ou mesmo nos tons mais claros, e para os pequenos cômodos, listras na vertical, assim a sensação é de estar num ambiente maior.

A variedade de técnicas e materiais disponíveis no mercado é imensa, mas vale ressaltar que para cada ambiente, o tipo de papel a ser utilizado deve ser muito bem analisado quanto às condições, cores, projeto, etc.

Em ambientes mais secos ou úmidos, essa oferta atual disponibiliza as opções que mais se adéquam a diferentes tipos de necessidades – os laváveis ou também chamados de vinílicos, e o papel de parede de fibra e tecido, estão entre os mais utilizados pelos consumidores.

O primeiro é o único que permite uma higienização úmida, isso porque possui uma proteção plástica como superfície. Fica a dica!