Os motivos por que o setor de decoração cresce tanto

Quando os setores de construção civil e fabricação de móveis vão bem, a demanda por decoração de interiores e pelos serviços do designer de ambientes também cresce. É o que tem acontecido nos últimos anos.

Uma das maiores vantagens desse tipo de serviço é que ele atende tanto as demandas de pessoas físicas que queiram decorar suas casas, tanto quanto a demanda corporativa – de pessoas jurídicas – que queiram melhorar seus escritórios e conjuntos comerciais.

Atualmente, o conceito de decoração tem crescido bastante e já anda de mãos dadas com outros conceitos multidisciplinares. Essas disciplinas paralelas dizem respeito, de modo especial, às tecnologias e ao ecologismo.

No primeiro caso, cada vez mais as tecnologias vêm agregar e trazer novidades no tocante à produção de madeiras e plásticos mais bonitos e mais resistentes.

No segundo caso, a busca por sustentabilidade tem movido grandes esforços que acabam determinando as escolhas e tipos de produção da área moveleira e arquitetônica com um todo.

A decoração e o desempenho dos colaboradores

As instalações de uma empresa vão desde as mesas que compõem as estações de trabalho, um determinado tipo de armario planejado ou modulado, passando por divisórias e parede de drywall até um expositor em acrílico que cumpra o papel de fazer a comunicação visual com o cliente já na recepção do estabelecimento ou escritório.

Além disso, o papel do decorador se torna importante não apenas pela complexidade que um espaço comercial pode oferecer no tocante à mobília e os revestimentos (o que nem sempre ocorre em uma casa), mas sobretudo pelo significado que a decoração tem atingido modernamente.

Hoje em dia um bom gestor já sabe que para sua equipe render o máximo de sua capacidade, sobretudo quando o trabalho se passa todo o tempo no escritório e exige a criatividade e pró-atividade dos funcionários, é preciso que o espaço ofereça alternativas mais descontraídas e estações de trabalho menos genéricas ou “seriadas”.

Não é raro ver mesas maximamente personalizadas, que contam não apenas com fotos mas com objetos pessoais dos colaboradores.

Afinal, com o ritmo moderno de trabalho e com a demanda crescente por profissionais que se dedicam ao trabalho assumindo responsabilidades crescentes, tal como se fossem o próprio dono do negócio, é comum que as pessoas passem muito mais tempo na empresa do que em suas residências.

O papel arquitetônico da decoração

Já a decoração de uma residência também tende a encontrar conceitos que até alguns anos atrás não eram tão comuns em nosso país.

Atualmente, uma das demandas mais requisitadas tem sido a dos moveis planejados para varanda gourmet.

No caso da varanda gourmet o fator do excesso de trabalho continua fazendo sentido: como o estresse e o desgaste durante o trabalho e os dias úteis costumam ser bastante grandes, os momentos de lazer também tendem a refinar-se e tornar-se cada vez mais valorizados pelas pessoas.

A busca por espaços de lazer como casas de campo tem sido crescente. Quando tal não é possível, é verdade que morar em uma cidade grande ou metrópole tem suas desvantagens, sobretudo no tocante ao contato com a natureza.

A solução para um apartamento que pode gerar sensação de confinamento é, justamente, investir no espaço da sacada.

Aí é que surgem as varandas gourmets, um espaço para descanso ou mesmo confraternização que promove esse tipo de momento sem que a pessoa precise necessariamente sair de casa. Suas vantagens são:

  • Integração com a natureza: o espaço é aberto;
  • Espaço gastronômico: área de churrasqueiras e afins;
  • Espaço multimídia: área para rodar sons e vídeos;
  • Confraternização: momentos de lazer e encontro com amigos;
  • Valorização do imóvel: em caso de locação/venda.

Aqui a arquitetura é essencial. Por exemplo, o piso de uma área assim pode ser de vários tipos, os mais comuns são os pisos vinilicos e de porcelanato.

Um aspecto interessante é que a busca por valorizar ambientes assim, sejam eles residenciais ou comerciais, tem resgatado algumas alternativas de decoração mais clássicas.

É o caso do famoso ladrilho hidráulico, também conhecido como piso ou mosaico hidráulico. Trata-se de um revestimento criado no século XIX que tem voltado a ser utilizado até mesmo por pessoas físicas, com a função de dar um toque mais retrô e clássico ao ambiente, o que é outra forma de valorizá-lo financeira e esteticamente.