Os diferentes materiais que compõem uma obra

Pensar no planejamento de uma obra de construção é se deparar com uma infinidade de materiais de construção, com as mais variadas características, dimensões e finalidades.

O arame recozido, por exemplo, é um excelente material para ajudar na confecção de armaduras de concreto armado.

Mas, devido à resistência  (por se tratar de um material feito em aço) e a boa maleabilidade, esse item também pode ser usado para a construção de cercas de proteção, entre outras finalidades.

Não só na construção civil, mas também na área industrial, a Tela para peneira, é um produto que ajuda a separar materiais líquidos e sólidos. Ou seja, atua como uma peneira mesmo em meio aos materiais de construção.

Além desses itens, há uma série de ferramentas e outros materiais que podem ser aprimorados conforme a fase de execução do projeto.

Se você quer entender sobre esse assunto e quando é melhor usar ferro para construção ou matéria-prima semelhante, esse post é pra você. Saiba mais a respeito os diferentes materiais que compõem uma obra!

Materiais para estruturas: Arame recozido

Todos os materiais feitos a partir de ferro, aço ou metal são muito usados na construção civil. Por causa da flexibilidade do produto e da alta resistência, essas matérias-primas são utilizadas das mais diversas formas.

Da estrutura simples de um projeto até a construção de pontes, edifícios e grandes obras, o ferro é versátil.

No caso do Arame recozido preço acessível, o destaque desse material é que ele serve para deixar qualquer estrutura bem alinhada em um projeto de construção civil.

Armações de concreto, amarração e fixação de ferros como os vergalhões, são algumas possibilidades de uso desse material.

Além disso, o arame pode ser usado para construção de cerca ou delimitação de espaços como uma tela de proteção. Em resumo, as vantagens do arame são:

  • Alta durabilidade (por isso o nome recozido);
  • Boa flexibilidade de aplicação;
  • Estrutura forte e compacta;
  • Versatilidade de aplicação.

Empilhadeira patolada

Usada para o transporte de de cargas diversas, a empilhadeira patolada é um equipamento que otimiza os processos de uma obra.

Com capacidade para aguentar até 1.600 kg, inclusive em situações de altura (até 5,5 metros), esse dispositivo é eficiente, fácil de operar (o profissional pode ir em pé ou sentado) e bastante econômico.

Como o modelo de equipamento e elétrico, outro destaque da empilhadeira patolada é que o produto não emite poluentes no ar quando está em ação.

Também não há muito gasto de energia e, por isso, esse é um equipamento tão visado na rotina de obras, por reduzir os esforços humanos ao organizar e transportar materiais.

Além do ambiente da construção civil, esse tipo de produto também é muito usado na organização de ambientes como depósitos/ou estoques.

Em relação aos materiais de construção e a rotina das obras, a empilhadeira traz muitas vantagens como:

  • Redução de produtos danificados por causa de transporte inadequado;
  • Otimização do tempo de trabalho nas obras;
  • Facilitação do trabalho em altura;
  • Capacidade de organização dos processos de forma eficiente;
  • Multifuncionalidade.

Nessa mesma linha de transportes, a paleteira também é um equipamento para carregar materiais de construção.

Esse recurso funciona como uma espécie de empilhadeira manual e ajuda a organizar os materiais de uma obra de construção.

Um dos materiais mais comuns que esse tipo de equipamento carrega a nível do solo são os pallets.

Os pallets são tipos de madeira usados para a construção de estruturas e outras finalidades em um projeto construtivo.

Embora pareça um material leve, esses produtos podem pesar muitos kilos quando empilhados e a paleteira cumpre muito bem seu papel.

Em relação às empilhadeiras comuns e elétricas de transporte, esse equipamento se destaca por não emitir poluentes, além do fácil manuseio, manutenção simples e ausência de treinamento para o operador.

Tela para peneira

Também chamadas de telas protetoras, produtos como a tela para peneira são muito úteis para separar materiais de construção e resíduos de obra.

Esse objeto, geralmente, é composto de metal, aço e cobre, possui uma vedação especial na parte lateral para de fato proteger os materiais.

Na prática, esse dispositivo serve para separar materiais de construção que não podem ser usados em estado líquido e sólido ao mesmo tempo.

Se você gostou dos diferentes materiais que compõem uma obra, não deixe de inspirar nesse artigo para seu próximo projeto.

Do ferro para construção até coberturas de vidro e metal, cada produto sem suas especificidades e independente da escolha, o ideal é sempre escolher coisas com qualidade.