automação

Os benefícios da automação residencial

Um projeto arquitetônico é um trabalho muito importante para conseguir realizar uma construção com qualidade, segurança e do jeito que o cliente deseja. Para isso, automação e otimização também podem compor os ambientes.

As construtoras são as empresas que possuem profissionais especializados no desenvolvimento deste tipo de projeto. Um ponto muito importante do planejamento é que ele tenha uma conexão com a realidade e as ideias do contratante.

Questões de beleza, conforto, custos, aspectos legais e técnicos, segurança e salubridade são definidas durante a elaboração do projeto, pois a resolução destes fatores proporciona organização durante a execução das atividades, evita problemas inesperados, além de atender as necessidades de todos.

Após a criação do planejamento e dos processos burocráticos as obras são iniciadas.

Com uma equipe numerosa é possível realizar todos os processos relacionados a construção com muita rapidez.

O acabamento com a instalação dos revestimentos, esquadrias, a parte hidrossanitária e elétrica são tarefas que o arquiteto pode se responsabilizar, otimizando os serviços.

O papel da montagem elétrica no ambiente residencial

A instalação elétrica é um processo muito importante para que a residência tenha a quantidade ideal de interruptores, tomadas e pontos de distribuição.

O eletricista é o profissional adequado para esse serviço, pois, com a sua experiência e conhecimento pode realizar um bom trabalho. Ao analisar o imóvel, a lista de materiais é elaborada.

Os itens mais utilizados neste serviço são:

  • Disjuntores;
  • Fios e cabos;
  • Interruptor paralelo bipolar;
  • Interruptores e tomadas;
  • Tubos e eletrodutos;
  • Adaptadores;
  • Lâmpadas, luminárias e lustres;
  • Conectores.

Estes itens, aliados a algumas ferramentas adequadas, possibilitam aos eletricistas realizar as instalações com segurança, qualidade e, assim, deixar a eletricidade do jeito correto para o uso e com a segurança adequada.

Mais ainda, a montagem de uma cabine de força primaria é muito importante para a estruturação da residência.

Esta estrutura possui o objetivo de fazer a passagem da energia elétrica que fica em contato com o sistema de distribuição de média ou alta tensão.

Isso porque é a cabine que consegue fazer a transformação da tensão, tornando em 110V e 220V, ajudando na prevenção de acidentes que podem acontecer com os equipamentos que recebem alta carga de energia.

O quadro eletrico de distribuição é um equipamento responsável pelo recebimento e energia elétrica de uma ou mais fontes de alimentação e faz a distribuição pelos circuitos.

Na parte interna do quadro são instalados os disjuntores, pois estes tem a função de proteção dos circuitos que alimentam as cargas no ambiente comercial ou residencial.

Sem a presença deste quadro é impossível utilizar a energia elétrica na residência.

Automação residencial

O processo de aplicação de tecnologias para facilitar o dia a dia das pessoas, tornando a casas mais inteligentes consiste em uma automaçao residencial.

Esse procedimento faz com que os sistemas eletrônicos atuem como um só, de acordo com os hábitos e gostos dos moradores da edificação.

As vantagens de ter uma tecnologia deste nível são:

  • Segurança;
  • Comodidade;
  • Praticidade;
  • Economia do consumo de energia;
  • Integridade.

Profissionais especializados em tecnologia junto de um eletricista podem realizar a instalação do sistema de automação.

Para criar uma casa inteligente é necessário automatizar o funcionamento de equipamentos como ar condicionado, irrigação de jardim, controle de temperatura, biometria, sistema de segurança, de som, iluminação, movimentação de cortinas e janelas.

O modo de controlar as ações podem acontecer com o uso de controle remoto, smartphone, interruptores ou sensores.

Cortinas e automação

As cortinas são peças decorativas que podem ser colocadas em vários cômodos do imóvel.

De um modo geral, possuem a função de controlar a entrada de luminosidade e garante privacidade nos ambientes.

Assim, uma cortina blackout branca é um jeito muito interessante de compor a decoração do ambiente, pois o seu design atemporal não interfere em nenhum estilo decorativo.

Os pontos positivos deste modelo de cortina são: praticidade, consegue criar uma ambientação de cinema, elegância, conforto, ajuda no controle da entrada de raios solares e tem um belo aspeto visual.

As persianas são modelos alternativos e excelentes para os indivíduos que não gostam de utilizar cortinas.

Uma persiana vertical é a mais tradicional no mercado. Sua principal função é impedir a passagem de luminosidade nos ambientes, fator que pode prejudicar a durabilidade dos móveis.

Esse tipo de persiana é ideal para quem deseja ter uma decoração discreta. As lâminas verticais ajudam a evitar o acúmulo de poeira e proporciona uma limpeza simples e prática.

Portanto, os serviços de profissionais especializados em construção, instalação elétrica e decoração são fundamentais para conseguir um resultado de qualidade e muito satisfatório para o cliente e bons frutos para os prestadores de serviços.