O uso do vidro na decoração de ambientes

Ao fazer uma reforma, seja em residências ou ambientes residenciais, o fator principal e definitivo da reforma é a decoração. Isso porque é nesse momento em que serão definidos os tipos de móveis que serão usados (como no caso do escritório, se usará baia de atendimento 3 lugares ou apenas uma recepção), os tipos de revestimentos, as luminárias, as cores.

 

Tudo isso deve ser feito de forma a personalizar o ambiente e deixá-lo com cada vez mais o aspecto do dono e o planejado.

Nesse contexto, um aspecto que vem chamando a atenção para a decoração é a utilização do vidro como elemento principal. São diversas formas e tipos de vidros e, por isso, cada vez mais vem sendo usado nos projetos decorativos.

O vidro como elemento decorativo

Como dissemos antes, o vidro vem sendo usado cada dia mais nas decorações, indo além de um projeto de sacada com vidro, ou como espelhos e guarda corpos.

O vidro vem sendo usado principalmente para modernizar e dar uma ideia clean aos ambientes, além de permitir uma sensação de amplitude.

Pode ser usado tanto na parte interna como na externa. Para as decorações com vidro e outras aplicações são encontrados no mercado os vidros comum, temperado, laminados e outros. A escolha do vidro ideal será de acordo com o tipo de aplicação que terá e assim por diante.

Desse modo, o vidro vem ganhando amplitude nos projetos de arquitetura, dada a sua incrível flexibilidade de uso e em alguns casos, tornando-se parte da estrutura da casa.

O vidro pode ser aplicado em diversas ocasiões desde em tampas de mesas e bancadas, guarda corpo de escadas, paredes ou até mesmo em pisos e revestimentos.

Tipos de vidros usados na decoração

Na prática, são três tipos principais de vidros encontrados para a decoração:

  1. Vidro comum: esse tipo de vidro é transparente, não apresenta relevos e consiste em uma composição firme e impermeável. Tem uma espessura que pode variar entre três a seis milímetros. Apesar disso, tem pouca resistência a impactos mecânicos, sendo um dos vidros mais delicados;
  2. Vidros temperados: possui cerca de cinco vezes a espessura do vidro comum. Isso porque esse vidro passa por um processo químico, de forma que – quando quebrado – não se transforma em objetos cortantes ou pontiagudos mas pequenos fragmentos. Essa característica torna esse vidro muito seguro;
  3. Vidro laminado: esse vidro é feito com duas lâminas de vidro com um “recheio” de resina. Essa composição torna esse vidro perfeito para controle acústico e proteção contra radiação solar.

Ambientes que se podem colocar vidros decorativos

Os vidros podem ser usados tanto como aplicações mais usuais, como em formato de espelhos decorativos que auxiliam na criação de uma ambiente amplo e bem clean.

Abaixo indicaremos como os vidros podem ser aplicados em diferentes ambientes. São ambientes que aceitam o vidro de forma plausível:

  • Banheiro;
  • sala de jantar;
  • Áreas externas;
  • quartos.

No banheiro, o vidro mais indicado a se usar é o temperado, isso porque ele possui mais segurança e resistência. O vidro no banheiro geralmente está atrelado a um box de vidro temperado. Por ter esse formato, o modelo temperado impede o risco de quebrar caso ocorra algum impacto durante o uso do banheiro.

Na sala de jantar ou de estar, o vidro é ideal para ser aplicado nos móveis, principalmente em tampos da mesa e também nos armários. Essa aplicação garante valorização do espaço e torna a decoração mais arrojada e aconchegante para receber os amigos.

Nas áreas externas existem diversas preocupações, em casa com piscinas, por exemplo, deve se preocupar desde a filtração da água até o tipo de rejunte para piscina que se usará.

O vidro pode ser usado para fazer piscinas também, com a utilização do laminado temperada. O material também pode ser um elemento importante para trazer integração do espaço interno da casa com o externo, ou seja, com a piscina ou a churrasqueira.

Assim como no banheiro, o melhor modelo de vidro para as áreas externas são o temperado – dada a sua grande resistência.

Já nos quartos, o vidro é mais usado em portas ou janelas.

Desse modo, vimos que o vidro pode ser um elemento essencial para a decoração trazendo novos estilos e inspirando novos elementos a fim de incrementar conceitos interessantes de integração em ambientes. O vidro também é muito eficiente para criar integração em escritórios de criatividade e de cooperação.