O corrimão ideal para as escadas internas de residências

Pese às iniciativas de conscientização, os acidentes domésticos ainda estão entre as principais causas por trás da morte de crianças no Brasil.

Dados do Ministério da Saúde apontam que tais ocorrências geram mais de 100 mil internamentos hospitalares ao ano, e que ao menos 90% dos casos são evitáveis.

Entre os principais riscos citados pela entidade, estão as quedas. Elas, por sua vez, podem acontecer em locais que costumam estar presentes em praticamente qualquer residência, como janelas localizadas em andares altos, varandas e, até mesmo, vãos de escadas.

Dependendo da altura, a ocorrência pode ser fatal.

A boa notícia é que essas tragédias podem ser evitadas por meio da instalação de itens simples, como um corrimão.

Aprenda mais a respeito desse objeto e dos modelos disponíveis no mercado a seguir:

Qual é a importância do corrimão?

Escadas estão entre os pontos críticos para acidentes domésticos, principalmente aqueles que envolvem crianças e idosos. Isso acontece pois, ao subir ou descer, é fácil perder o equilíbrio, e, consequentemente, cair.

Para evitar que isso aconteça, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) recomenda o uso de itens de segurança nesses locais, como um guarda corpo de vidro ou de qualquer outro material resistente e, claro, corrimões.

No caso destes últimos, eles servem como pontos de apoio para quem transita pelas escadas, o que significa que uma eventual perda de equilíbrio não tem que necessariamente resultar em uma queda.

Vale ressaltar que, para que isso se concretize, é fundamental observar as normas pertinentes da ABNT, tais como:

  • Diâmetro do corrimão;

  • Distância da parede mais próxima;

  • Distância do chão;

  • Preenchimento de vãos com um guarda corpo.

Vale ressaltar que tais diretrizes devem ser observadas em todas as situações, tanto no caso de um corrimão para escada caracol quanto uma escadaria regular, que segue em linha reta.

Quais são os melhores para escadas internas?

Por mais que seguir as normas da ABNT seja importante, também é essencial escolher um modelo de corrimão que seja adequado para a sua escadaria.

Além de selecionar um material que não seja escorregadio e tenha boa aderência à pele humana, também é interessante garantir que o modelo escolhido seja compatível com a decoração do local, de modo que ele não pareça fora do lugar.

Não consegue escolher o melhor modelo para a sua casa? Então confira, a seguir, algumas opções de corrimão para escada interna:

  1. Corrimão de alumínio

Devido à sua resistência, os metais estão cada vez mais presentes em decorações de residências.

Outro motivo por trás de sua popularidade é o fato de que o estilo industrial está em alta, e essas matérias-primas casam perfeitamente com a sua estética.

Tudo isso faz do corrimão de aluminio uma das opções mais populares para residências. Além de resistente, ele tem um bom apelo estético e uma excelente relação custo-benefício, sendo apropriado para locais com decoração de inspiração contemporânea e industrial.

  1. Corrimão de madeira

Por mais que grande parte das pessoas atualmente prefira contar com uma residência decorada de forma moderna, ainda há quem aprecie estilos como o rústico ou mesmo o clássico.

Nesse casos, o uso de peças em metal não é o ideal: o apelo estético dessa matéria-prima não casará bem com os demais materiais usados nessas inspirações.

A boa notícia é que há um modelo de corrimão apropriado para ambas: aquele feito de madeira. Igualmente resistente, ele ainda tem a vantagem de ser versátil e estar disponível em diversas cores e texturas.

Desse modo, é praticamente impossível que você não encontre um modelo adequado para a sua casa.

  1. Corrimão de vidro

Nem só de janelas vive o vidro: esse material tem sido usado com cada vez mais finalidades no universo da decoração.

Isso se deve principalmente ao desenvolvimento de versões mais resistentes dessa matéria-prima, como o vidro temperado.

O corrimão não é exceção: caso você esteja em busca de um modelo ultramoderno e resistente, esse material é a opção que você procura.

  1. Corrimão de inox

Bonito, resistente e pouco propenso à proliferação de bactérias, o aço inoxidável (ou, simplesmente, inox) é uma das matérias-primas mais indicadas para a confecção de corrimões.

Apesar disso, é preciso ter em mente que essas vantagens têm seu preço, e que essa matéria-prima tende a ser cara.

Deste modo, caso o seu orçamento esteja apertado, é melhor optar por materiais alternativos, como a escada de aluminio.