Qual o benefício da modernização de elevadores?

Os elevadores são importantíssimos, principalmente em edifícios com muitos andares. No entanto, manter a manutenção de elevadores em dia é mais importante ainda, pois garante a segurança e conforto de quem precisa utilizar o serviço.


Por conta disso, já dá para imaginar alguns dos benefícios e vantagens da modernização de elevadores, uma vez que os condomínios e prédios são obrigados por lei a manter uma empresa de manutenção para o equipamento.

Entretanto, a modernização não envolve apenas a reforma de elevadores periódica, mas garante também a mudança estrutural, o que envolve a troca de componentes mais antigos por equipamentos avançados.

Um dos benefícios proporcionados pela modernização é a economia com energia elétrica, que pode ter uma baixa de 40%.

Abaixo, confira os demais benefícios proporcionados pela modernização de elevadores.

A primeira impressão é a que vale

 

O elevador é o cartão de visitas de um prédio ou condomínio, e as condições físicas apresentadas pelo equipamento chama bastante atenção, principalmente de um visitante.

Com a modernização, o edifício pode manter os elevadores atualizados de maneira tecnológica, proporcionando aos moradores e visitantes ainda mais segurança e conforto em cada viagem.

Isso garante a tranquilidade da administração do local.

Além disso, um elevador moderno e confortável contribui positivamente para que os demais equipamentos instalados acompanhem as atualizações, como a plataforma para cadeirante, garantindo viagens mais seguras.

Cabe destacar que o ambiente urbano é de livre acesso a qualquer pessoa, inclusive para as que possuem necessidades especiais. Além disso, de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), a partir de 2020 todos os empreendimentos residenciais deverão ser acessíveis.

Portanto, a modernização de edifícios e prédios inclui a criação de um elevador para cadeirante, proporcionando, assim, acessibilidade e comodidade aos deficientes físicos.

Acessibilidade para locais antigos

Apartamentos e edifícios mais antigos não costumam apresentar instalações acessíveis e que garantem a acessibilidade das pessoas. No entanto, para realizar as devidas adaptações é importante realizar uma análise técnica completa em todo o prédio.

Com isso, será possível conhecer a fundo quais serão os tipos de procedimentos mais viáveis para que a modernização seja feita com segurança e assertividade. Além disso, essa análise é importante para manter a estrutura do local intacta.

Existem empresas especializadas em revitalização de elevadores em prédios antigos e novos.

Elas garantem a segurança em cada procedimento realizado, para assegurar a acessibilidade das cabines, bem como as demais instalações do ambiente.

Diminuição do consumo de energia

A modernização dos elevadores também significa a instalação de maquinários de tração mais eficientes, bem como um quadro de comando mais inteligente e tecnológico, o que envolve a distribuição das cabines em decorrência de cada chamada feia pelos moradores.

Além disso, a troca das lâmpadas comuns pela iluminação de LED compõe para a diminuição significativa dos gastos com energia elétrica.

Em comparação aos equipamentos antigos, essa baixa no gasto de consumo elétrico pode ser de até 30%.

Algumas empresas de elevadores sp fornecem o trabalho de revitalização para os equipamentos, melhorando as funcionalidades das cabines em geral.

Quando realizar a modernização do elevador?

Muitos administradores de prédios e edifícios têm dificuldade em saber a hora certa para começar a modernização do equipamento. Geralmente, quando o elevador tem mais de dez, quinze, e vinte anos começa a aparecer sinais da necessidade de manutenção.

Com isso, as alterações de peças do maquinário ficam mais recorrentes, e também mais caras, pesando no orçamento da administração do condomínio em questão.

Outra característica que deve ser observada pela gestão do local é a funcionalidade do equipamento. No caso de elevador hidráulico, que é mais antigo, as manutenções tendem a acontecer com mais frequência.

Se ele não é tão antigo assim, mas já necessita de mais intervenções, o ideal é realizar a modernização do equipamento.

Veja alguns sinais que indicam se o elevador precisa de modernização:

  • Lentidão no funcionamento do equipamento;
  • Trocas de peças frequentes;
  • Apresenta desníveis entre a cabine e o andar;
  • Emite sons e barulhos constantes;
  • Falhas no painel de controle;
  • Consome muita energia elétrica.

Vale ressaltar que mesmo elevadores novos, com menos de um ano de instalados, também podem apresentar problemas frequentes e exigem manutenção regular, devido à fase inicial de instalação e uso do equipamento.

Elevador modernizado

Um elevador moderno consome menos energia, locomove-se com rapidez durante as viagens e proporciona comodidade aos moradores e visitantes de um edifício.

Além disso, o valor de manutenção gasto com um elevador que possui propriedades técnicas atuais é muito menor que o cobrado para arrumar elevadores antigos, e também é menos recorrente.