Como escolher a melhor janela para sua casa?

Para que os cômodos de casa se tornem mais agradáveis, arejados e claros, ter uma janela é algo imprescindível.

Mas muitas vezes as janelas deixam passar alguns ruídos desagradáveis como uma freada brusca de um carro no meio da noite, ou um cachorro que começa a latir às três horas da manhã. Por isso muitas pessoas optam por instalar uma janela acústica.

Tenho problemas com barulhos, e agora?

É possível encontrar, no mercado, uma ampla variedade de janelas com vedação acústica.

Os tipos de janela anti ruido variam em espessura e na quantidade de camadas de vidro, que podem ser simples ou laminadas, ou seja, podem ter somente vidro, ou também, entre cada camada de vidro, uma película que melhora ainda mais o isolamento.

Portanto podem apresentar:

  • Espessuras de vidro diferentes;
  • Diferentes quantidades de camadas de vidro;
  • Camadas de vidro simples;
  • Camadas de vidro laminado (quando há uma película entre as camadas para aumentar a eficiência).

Essas características, além de conferirem maior ou menor isolamento acústico, também alteram seu valor, sendo que as janelas com melhor isolamento tendem a ser mais caras.

Além da janela de vidro, uma opção mais barata para garantir uma boa noite de sono é instalar janelas de PVC.

Pois além de isolamento acústico esse material proporciona um bom isolamento térmico. Por isso, janelas de pvc para quarto são uma ótima pedida.

Tenho problemas com claridade, qual modelo escolher?

Falando em uma boa noite de sono, não podemos esquecer de não deixar a luz entrar, não é mesmo? Para isso, uma solução muito eficiente é a clássica janela de alumínio.

Sem dúvida, funciona perfeitamente, mas não há necessidade de adaptar todo o design e o estilo do seu quarto para atender a essa demanda – muito menos de acordar com a claridade do sol para ter um quarto mais bonito.

Existem muitas opções que desempenham esse papel muito bem e que podem combinar perfeitamente com seu estilo e do seu quarto, a exemplo das charmosas janelas de madeira.

Decorando sua janela

Para o seu quarto ficar ainda mais estiloso, é possível colocar também uma bela persiana, de preferência horizontal, já que as janelas dos quartos, geralmente, não vão muito abaixo da linha da cintura e tendem a ser mais horizontais também.

Existem vários modelos de persianas que podem ser utilizados tanto no quarto, quanto na sala.

Em geral, para uma janela mais larga e horizontal, persianas horizontais ficam mais harmoniosas. Já as persianas verticais combinam mais com janelas neste mesmo sentido, mais compridas, ou até mesmo com o vidro de uma sacada, ou aquelas janelas panorâmicas – inclusive por controlarem melhor a entrada de luz.

Assim como as persianas horizontais, as persianas verticais podem ser feitas de vários materiais, inclusive PVC. Isso mesmo, é possível fazer mais do que portas e janelas com PVC, quando se fala em coisas com as quais entramos em contato diariamente nos cômodos.

A limpeza de persianas verticais é mais trabalhosa, visto que é necessário remover lâmina por lâmina para limpá-las.

Apesar desse procedimento, que só precisar ser feito aproximadamente uma vez a cada seis meses, no caso de o material ser PVC a limpeza se torna ainda mais fácil, já que o PVC não retém tantas partículas e sua superfície lisa torna mais fácil desengordurá-la.

Muitos optam por contratar serviços especializados de limpeza, mesmo no caso do PVC, pois o manuseio inadequado pode danificar as lâminas.

A escolha do tipo de persiana é, visivelmente, tão importante quanto a escolha do tipo de janela, pois além de seus aspectos práticos, importantíssimos e relevantes, estão os aspectos estéticos, que fazem total diferença, seja na hora de receber um amigo, seja na hora de simplesmente relaxar e se sentir em paz no ambiente.

Além disso, essas coisas representam mais do que janelas bonitas e se tornam um aliado à criação de um ambiente harmonioso, sem barulho de carros, cachorros e gritos, que são fatores importantes quando o assunto é estar em paz, no espaço onde você está.

Também se trata de ter privacidade, poder ouvir a música que quiser, na altura que quiser e com a roupa que quiser, sem se preocupar se alguém verá pela janela ou se os vizinhos estarão te ouvindo.

Sem se preocupar em não incomodar ninguém ou ser incomodado por alguém.