Manutenções necessárias no seu ar condicionado

ar condicionado é um aparelho amplamente utilizado nos mais variados tipos de ambiente, principalmente para assegurar o conforto e atender necessidades relacionadas a regulação de temperatura.

Por meio deste item, também é possível promover um ar mais puro e a distribuição dele. Hoje em dia, existem diversas funções que podem ser encontradas nesses produtos, tais como:

  • Aquecimento;
  • Ventilação;
  • Desumidificação;
  • Purificação;
  • Arrefecimento.

No que diz respeito ao funcionamento deste aparelho, uma substância com base em flúor, cloro e carbono, chamada de R-22, é capaz de resfriar no interior do aparelho um conjunto de serpentina.

A substância é modificada do estado líquido para gás a uma temperatura baixa, que se refere a 7°C.

A partir deste ponto, um circuito de serpentinas, evaporadores e condensadores é percorrido pela substância, com absorção do calor do ar sugado do ambiente interno.

Basicamente, a serpentina gelada promove o ar resfriado que retorna para o local. Entre os principais tipos de ar condicionado, é possível citar:

  • Split: a evaporadora e a condensadora são separadas, promovendo maior potência e menos ruído;
  • Multisplit: possibilidade de mais de uma evaporadora com apenas uma condensadora;
  • Janela: modelo mais tradicional e compacto;
  • Portátil: pode ser levado facilmente de um cômodo para o outro;
  • Duto: possibilita a climatização de diversos ambientes ao mesmo tempo.

A importância do higienizador de ar condicionado

O ar condicionado deve passar por limpeza regularmente, em especial, para evitar a proliferação de fungos e bactérias no ambiente. É uma forma de realizar a manutenção de ar condicionado preventiva, afinal, o acúmulo de poeira pode comprometer seriamente o funcionamento do aparelho.

Hoje em dia, há diversos recursos que podem ser encontrados para quem deseja realizar esse procedimento, como o higienizador de ar condicionado split, que pode ser utilizado nas limpezas regulares.

No entanto, ainda assim é importante recorrer a um técnico para vistorias, principalmente comerciantes, que normalmente apresentam um uso superior deste item.

Como é feita a instalação de ar condicionado?

Naturalmente, em meio a tantos modelos do aparelho, a instalação ar condicionado pode variar. Por esse motivo, esse é um dos fatores que também devem ser levados em consideração ao buscar um desses aparelhos para adquirir para o local, pois em alguns casos, a instalação e manutenção de determinados modelos podem ser mais favoráveis.

Além do ar condicionado portátil, comumente os outros modelos precisam de alterações estruturais no local para que ocorra a instalação.

Afinal, como o próprio nome indica, não se trata de um modelo fixo e pode ter a locomoção de um cômodo para outro, desde que exista uma saída de ar próxima para que o tubo seja capaz de expelir o ar quente.

Já no ar condicionado de janela, é conectado ao exterior e ao interior simultaneamente, pois é constituído por apenas uma peça, diferentemente do split, que é constituído por dois elementos principais: evaporadora e a condensadora.

A parte interna é a primeira, responsável por liberar o ar frio no ambiente, já a condensadora, é a externa, que libera para o exterior o calor absorvido.

Devido a estrutura que apresenta, a instalação do split pode parecer complexa, porém, é considerada uma das mais práticas. Uma vez que é constituído por dois componentes principais, é indispensável que existe um canal de ligação.

O ideal é que a distância entre os componentes seja a mais curta o possível, para minimizar o caminho dos fios e dos tubos. Além disso, caminhos curtos também podem proporcionar um consumo energético menor.

Dessa forma, será necessário ter um canal de passagem, fiação apropriada, disjuntor, tubulação frigorífica (tubulação de alumínio e cobre). Assim como com qualquer tipo de ar condicionado, é indispensável que seja uma instalação organizada e cautelosa, efetuada por um profissional especializado.

Principais aspectos sobre o conserto de placa de ar condicionado

Além dos elementos apresentados, é preciso ter consciência de que assim como qualquer tipo de aparelho, o ar condicionado está propenso a apresentar problemas, por exemplo, nas placas.

Para o conserto de placa de ar condicionado, é indispensável recorrer a um serviço especializado, pois é uma forma de evitar maiores prejuízos e um comprometimento mais severo do aparelho.

No entanto, é recomendado que uma série de fatores sejam analisados ao recorrer a um profissional, em especial, para que não haja maiores problemas.

Como pode ser notado, seja para o conserto de placa de ar condicionado split ou qualquer outro tipo de serviço relacionado a aparelhos, o suporte profissional se torna indispensável, por mais prático que o item possa parecer.

Afinal, é a pessoa que terá informações a respeito dos equipamentos necessários para testes, reparos, de fornecedores confiáveis caso seja necessário substituir alguma peça, entre outras questões.