condomínios

Itens necessários em condomínios

Nos dias atuais, os grandes centros urbanos passaram a integrar em um mesmo espaço diferentes famílias e moradores, criando condomínios prediais com apartamentos de tamanhos variados.

Há prédios que contam com poucos andares, dispensando a necessidade de elevadores. Esses itens não são obrigatórios em todos os empreendimentos imobiliários, de acordo com a legislação municipal, estadual e federal.

Para garantir a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, adaptações podem ser realizadas ao longo do tempo.

Para atender a essa demanda crescente de moradores, construtoras e incorporadoras perceberam as possibilidades e oferecem verdadeiros paraísos imobiliários, com aspecto de clube social e apartamentos com tamanhos que atendem desde um morador até famílias formadas por casal, filhos e agregados.

Aproveitamento de espaços amplia área útil

A arquitetura modular empregada em obras modernas da construção civil permitem a adaptação do ambiente de acordo com o gosto do cliente.

Respeitando as instalações hidráulicas e elétricas, que devem seguir normas de segurança, todos os cômodos podem ser adaptados conforme modelos variados propostos por engenheiros e arquitetos.

O aproveitamento de varandas de vidros como espaço gourmet, sala de TV ou escritório residencial se tornou muito comum. Os moradores ganham uma área maior, de acordo com as propostas e regras do condomínio, aproveitando um visual amplo, que melhora conforme o nível em que o apartamento está instalado.

Esses ambientes são projetados de acordo com especificações técnicas que permitem esse tipo de instalação e aproveitamento de espaço. Algumas estruturas recebem um vidro para sacada com possibilidade de abertura no modelo de correr ou basculante, para melhor aproveitamento de área.

Esses vidros recebem um tratamento adequado, com reforço em sua estrutura para evitar acidentes, com laminação em toda a superfície.

A aplicação de películas protetoras também é comum, atuando de maneira eficiente na climatização interna e no bloqueio de raios solares e ultravioleta, que podem afetar a coloração de tecidos de estofados, como sofás e poltronas.

Proteção de veículos é garantia de valorização

As áreas externas também recebem um cuidado especial por parte das construtoras e incorporadoras. Na possibilidade de instalação de áreas de convívio social, são disponibilizados:

  • Playgrounds;
  • Salões de festa;
  • Churrasqueiras;
  • Piscinas.

Como a presença de veículos é constante na vida das pessoas, os estacionamentos também recebem um tratamento adequado.

Para isso, a instalação de toldos para carros é realizado nos ajustes finais, para utilizar materiais adequados e com melhor aproveitamento da área disponível.

As vagas são formadas de acordo com o número de apartamentos, com estruturas metálicas resistentes e material que protege os veículos contra a incidência dos raios solares, evitando queimadura das latarias, amenizando o calor nos dias quentes e evitando a água nos dias de chuva.

A cobertura de estacionamento de condominio também pode ser construída com madeira e telhas de cimento, que protegem da chuva e do sol com eficiência.

Para a administração de condomínio, é necessário verificar junto ao poder público se este espaço configura área de cobertura, influenciando no imposto predial e no territorial urbano.

Terceirização de serviços para melhorias dos condomínios

Após a entrega das chaves para os novos proprietários, algumas responsabilidades recaem sobre o síndico, a administradora dos condomínios e os próprios moradores.

A instalação de tela mosquiteiro para janela é uma escolha que compete apenas aos moradores, pois é uma propriedade particular. Esse tipo de equipamento é eficiente para manter insetos longe do ambiente familiar, evitando pernilongos que incomodam crianças adultos e idosos.

As pessoas alérgicas também ficam protegidas, pois marimbondos ou abelhas não conseguem ultrapassar essa barreira formada por uma tela resistente de poliuretano. A higienização também é garantida, pois baratas também não conseguem entrar pelas janelas.

Os condomínios e edifícios que possuem muitos andares precisam instalar, obrigatoriamente, elevadores de acesso social e de serviços, para transporte de material de construção, sacos de lixo e carrinhos de compras, por exemplo. Geralmente, eles se aplicam em estruturas que tenham mais de cinco andares.

A manutenção desse tipo de equipamento deve ficar sob a responsabilidade de empresas de elevadores que atuam na região. A substituição de peças de engrenagens e painéis podem ocorrer a qualquer momento.

Até mesmo a modernização desses equipamentos pode ser realizada em momentos específicos, com o consentimento de todos os moradores e a apresentação de orçamentos de empresas diferentes pelo síndico.

Todos os elementos de um condomínio devem garantir a segurança e conforto dos moradores. A disponibilidade de profissionais que atuam na área de segurança e limpeza se faz necessária e também pode ser terceirizada para empresas competentes e com mão de obra especializada.

Assim, os condomínios são uma forma de reunir pessoas com diferentes histórias que buscam um lugar seguro para se acomodar, aproveitar a vida e contribuir da melhor forma possível.