Como melhorar uma fachada empresarial?

A fachada é um importante fator para os lugares e o cuidado com esta área deve ser redobrado quando se trata de uma empresa.

Afinal, é considerada uma forma de cartão de visitas e em alguns casos pode ser responsável pela primeira impressão de clientes.

Por esse motivo, é interessante que a fachada seja bem planejada e que esteja sempre com a manutenção em dia, evitando assim que a imagem da empresa seja comprometida de alguma maneira.

No caso da recuperação de fachadas, acaba sendo um serviço favorável em casos variados, principalmente quando a estrutura ou revestimento estão comprometidos.

Entre as questões que podem ser resolvidas na recuperação, é válido citar:

  • Problemas com a impermeabilização;
  • Troca de peças do revestimento;
  • Reparo de rachaduras e trincas;
  • Ferragens expostas.

Problemas relacionados a água podem ser severos, pois comumente se iniciam de maneira sutil e pouco comprometedora, porém, quando não são resolvidos rapidamente, possuem potencial para causar grandes estragos na estrutura, como a deterioração.

Já no que diz respeito ao revestimento, é importante que o profissional analise a necessidade de substituição total ou parcial.

No caso de trincas e rachaduras, também é fundamental que um profissional identifique o grau de comprometimento da estrutura, em especial, para adotar as medidas mais favoráveis para cada caso.

Naturalmente, os métodos utilizados podem variar muito de acordo com cada estrutura, mas uma das possibilidades de reparo é preencher os vãos da trinca e refazer o acabamento.

Por fim, no caso das ferragens expostas, os principais causadores podem ser intempéries. No entanto, é um problema que acomete com maior frequência edificações mais antigas.

É um tipo de condição que deve ser resolvida o quanto antes, principalmente para evitar que as ferragens iniciem um processo de oxidação.

Cuidados na pintura de fachada

Com a pintura de fachadas adequada, é possível alcançar bons resultados na otimização, principalmente em relação a harmonia.

Normalmente, a pintura é requisitada quando ocorrem problemas como bolhas, descascamento, alterações na textura, trincas e fissuras.

São problemas normalmente causados ao longo do tempo por causa da exposição da estrutura à intempéries, porém, podem estar relacionados com a qualidade da tinta e os procedimentos de pintura.

Um dos principais cuidados é recorrer a um profissional para analisar quais são os pontos que devem ser tratados para aprimorar a fachada por meio da pintura, principalmente caso seja necessário realizar qualquer tipo de reparo ou limpeza.

Além do cuidado com fissuras e trincas, o revestimento existente também deve ser avaliado, o que envolve o cuidado com o reboco e a identificação de algum ponto a ser corrigido. Afinal, é algo decisivo para o resultado final da pintura.

Um serviço bem executado, principalmente com cores e texturas adequadas, possui um grande potencial para valorizar o imóvel de maneira significativa.

A pintura deve ser realizada de maneira cautelosa, não apenas no que diz respeito a proteção da estrutura, como também dos profissionais responsáveis, que devem utilizar os equipamentos de proteção adequados, de acordo com os riscos presentes no trabalho.

O que é projeto SPDA?

projeto de SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), conforme o próprio nome indica, tem como principal função promover maior segurança do local contra descargas atmosféricas e as consequências fatais que podem ter caso a edificação não tenha a estrutura adequada.

Basicamente, o sistema é constituído por uma série de dispositivos que são instalados em pontos altos das estruturas e são capazes de proporcionar um caminho para que a corrente gerada pela descarga possa fluir em direção a terra, viabilizando assim sua dissipação.

Dessa maneira, as pessoas, a estrutura e equipamentos ganham proteção devido aos impactos anulados ou minimizados.

De acordo com a Norma Regulamentadora NR10, os estabelecimentos que apresentam potência superior a 75KW devem obter e manter um prontuário das instalações elétricas.

Nesta documentação, é indispensável que exista um relatório de inspeção do sistema SPDA e a respeito dos aterramentos elétricos.

A inspeção deve ser sempre efetuada por profissionais devidamente qualificados, principalmente para obter um laudo a respeito do processo e garantir que o sistema está em condições adequadas.

Se pode observar que a otimização de fachadas não está relacionada somente com os aspectos estéticos, como também com fatores de segurança.

Por esse motivo, para os empreendedores que desejam melhorar a área externa da edificação como um todo, é interessante que exista atenção aos diferentes processos que podem ser realizados.